Enviar a um amigo

Balanço Verão 2007

Um terceiro ano de sucesso para o novo modelo pedagógico de Educação para as Ciências criado em 2005 Ver descrição detalhada

Balanço Verão 2007

Um terceiro ano de sucesso para o novo modelo pedagógico de Educação para as Ciências criado em 2005 Ver descrição detalhada

Página inicial do sítio > Antigos Campos de Férias > Balanço Verão 2007

Participação de mais de 600 crianças e jovens, dos quais 30% vêm para o terceiro ou quarto ano consecutivo, dando novamente evidência de que o modelo da Objectif Sciences «Formação para a Pesquisa para a Investigação» funciona! Três anos de experiência em didática, pesquisa científica em todos os domínios, mas também diversão, relaxamento, desporto e bom humor – as Férias Científicas atraem os jovens (dos 7 aos 25 anos) de todas as regiões de França e do Mundo ...








Desenvolvimento Sustentável

Enquanto a equipa da Objectif Sciences International comemora o final de 2007, e os seus 15 anos de atividades, nós assistimos também a três anos de progresso constante em relação ao novo modelo pedagógico implementado. Mas o que é que se tornou tão típico dos Centros da Objectif Sciences International? Desde 2005, a antiga Estação de Montanha Prabouré transformou-se em «Centro de Férias Científicas». Ao mesmo tempo que o edifício vai sendo melhorado – há grandes obras de renovação em todos os lados – e a equipa, o trabalho e os projetos da associação também estão a crescer.

Hoje, existem 22 funcionários permanentes que estão nos Centros de St-Anthème (França) e de Pointe-Racine (Quebec), acompanhados por cerca de 50 educadores científicos sazonais (estudantes, investigadores, engenheiros ...).

Também os pais, as escolas, e os profissionais da educação confiam em nós. São as crianças que têm um papel importante na associação, como quando, por exemplo, durante o verão de 2007, as crianças desenvolveram na companhia dos nossos arquitetos a nossa Carta de Arquitetura que todos os Centros devem respeitar para contribuir para um Futuro Melhor! Nesta Carta os participantes do Campo de Férias ECOLOGIS (sobre arquitetura bioclimática) e a equipa Objectif Sciences, apresentaram de acordo com as suas próprias experiências, que qualidades deve atingir um Centro típico e que necessidades têm as pessoas presentes nos edifícios que constituem os nossos Centros de Férias Científicas, em estadias curtas ou longas. Por exemplo, um museu proposto por Elisa, de 16 anos para expor modelos, cartazes e bricolage realizados por todos os Campos, ou uma ponte atingindo uma altura de 4 metros na floresta proposta por Remi, de 11 anos, que permitiria que pessoas com deficiência pudessem estar próximo da copa das árvores.

Para ter um lugar entre o exterior e o interior, Lisa, com 16 anos, imaginou uma estufa que íria cobrir o refeitório do edifício.

Um outro projeto debruçou-se também sobre iniciar a melhoria do site da Objectif Sciences. Os pequenos e os grandes «SPIPeurs» trabalharam em conjunto para criar plugins, incríveis pequenas peças de software que podem gerar tabelas, formulários de inscrição ou uma recolha eletrónica da flora e da fauna utilizando fotos tiradas durante os Campos de férias no Centro.

Também no Canadá

Em 2007, iniciou-se no outro lado do Atlântico, o ano piloto para a equipa Objectif Sciences do Quebec. Pela primeira vez as portas do Centro de Pointe-Racine próximo do Lago St. Jean e do fiorde Saguenay estavam abertos para receber seus primeiros hóspedes. Assim como o seu irmão Auvergne, o edifício foi «revitalizado» a partir de uma estância de férias anterior. Aqui as crianças realizam pesquisa em três famílias de Campos de Férias diferentes :

Sob um céu magnífico os CAÇADORES DE ESTRELAS trabalham na concepção do projeto de um telescópio revolucionário, com um espelho líquido para observar as estrelas mais distantes. Para os amantes da natureza, a família PEKUAKAMI convida os seus participantes a observar os animais na água ou em terra: assim as crianças foram capazes de rastrear ursos e alces graças aos seus indícios de presença, mas também graças às muitas armadilhas de pêlos que são objecto de um artigo e por isso poderá ver a sua utilização no Campo de Férias nesta página escrita por crianças. Para aqueles que acham que as estrelas estão muito longe e os animais estão muito perto, os Campos de Férias PROPULSION proporcionam a oportunidade para os jovens investigadores iimaginarem carros voadores sem rodas: os lifters.

PARADISAEA – um projeto que descola…

Não tão futurista como os nossos amigos no Quebec, mas mesmo assim, ainda à frente do seu tempo: O projecto PARADISAEA consiste na construção de um avião solar que é capaz de, eventualmente, ser independente em termos de energia. Há menores (com 7 a 9 anos) a trabalhar na construção de um motor, enquanto, que próximo as crianças com 10 a 12 anos realizam pesquisas sobre energia solar (forno solar, paineis solares, módulos termovoltaicos). Os grandes (13-15 e 16-18 anos) constroem os primeiros modelos de avião, testando-os em vôo e aperfeiçoando os resultados dos seus jovens colegas. Embora a investigação sobre o armazenamento de energia exiga mais tempo, os ensaios em modelos de asas e aviões progrediram bastante e eles realmente voaram !

Grandes redemoinhos em pequenos cristais ...

Sustentável, mas também notável, a Família UNIVERS: Aqui os astrónomos, geólogos e físicos trabalham lado a lado com grande sucesso! O maior vórtice de laboratório do mundo (um fluxo de vortex no qual as partículas de fluidos rodam em torno de um eixo com 2,5 m de altura) está agora em St. Anthème. Este ano os adolescentes (16-18 anos) foram capazes de começar a fazer a sua investigação sobre a questão de saber se podemos realmente clarear a água ou purificá-la com a técnica do vórtice.

Enquanto isso, os jovens com idade entre os 10 e os 12 anos, fizeram descobertas notáveis durante as suas prospecções geológicas na região de Puy de Dôme: cristais raros e pedras preciosas, inesperadas nestes lugares, não podemos dar o nome do local de momento, pois as crianças e os educadores estão actualmente a escrever um artigo para ser publicado numa revista científica. Mas irá saber mais brevemente ...

O Mistério das Grandes Colinas

Os pequenos investigadores da família de pesquisa PERCEPTION fizeram igualmente a sua parte de numerosas descobertas. Depois do primeiro e grande trabalho de prospeção encontraram uma uma porção de lâmina de faca de silex no sitio arqueológico do Neolítico em junho de 2007, os jovens continuaram o seu percurso glorioso: 13 objetos em silex, incluindo duas pontas de flechas, um fragmento de lâmina, um possível raspador, utensílios de pedra ... e 4 objetos de cerâmica ou de terracota foram encontrados durante as suas pesquisas na superfície do sítio arqueológico de Hallebasses.

Os objectos encontrados foram localizados por GPS, o que permite fazer uma cartografia detalhada. Graças ao Sr. Georges Dupré (Diretor de investigação da ORSTOM aposentado e vice-presidente do GRAHLF) que foi convidado pelos jovens arqueólogos, para ajudar a que todos os objetos e dados fossem anexados a um inventário geral de sítios arqueológicos. Os resultados serão publicados este ano, numa Revista científica em que os nomes dos jovens arqueólogos serão citados.

Grande popularidade também para a cozinha natural fornecida aos jovens e crianças. As plantas não são apenas interessantes para os botânicos, mas também para todos, tal como foi agradavelmente demonstrado neste verão, através da deliciosa geleia de violetas, sopa de urtigas, ou o «Clafouti com Mirtilos da Floresta». Numerosas poções, diversas e variadas, saíram do laboratório especializado em plantas medicinais, tais como milefólio (Achillea millefolium) (contra distúrbios digestivos, e que estimula o apetite), a Erva de São João (o seu óleo aplicado sobre a pele ajuda a cicatrização) ou o trevo dos prados (contra a tosse).

Seguindo o Rasto do Leopardo das Neves

Quem não sonha em participar numa expedição ao redor do mundo para descobrir um animal mítico? A Objectif Sciences tornou este sonho realidade pela segunda vez com a Expedição PANTHERA, que visa observar e participar na proteção do Leopardo das Neves no Quirguistão. Organizado em colaboração com vários especialistas que trabalham na WWF International, em Genebra ou na associação NABU (grupo alemão de especialistas na matéria) a equipa PANTHERA (com idades entre os 16 e os 45 anos) tem procurado indícios de presença deste animal raro com armadilhas de pêlos, GPS e, claro, com armadilhas fotográficas e câmaras fotográficas diversas. Poderá encontrar os resultados desta aventura nesta página.

A vida para além das ciências ...

Quem faz investigação deve relaxar também! Fazer uma saída de canoagem ou de bicicleta, observações astronómicas e acampamentos são apenas alguns exemplos do que os jovens podem fazer durante o seu tempo livre actividades extras cientificas. Este ano poderão também sobir às árvores com cordas, como na escalada. Boas lembranças surgirão também graças aos grandes jogos cooperativos ou vigílias particularmente originais «made in Objectif Sciences», tal como «O Professor Duglobulle», onde os jovens investigadores vão apresentar as suas pesquisas da forma o mais bem-humorada possível durante mini-peças de teatro .

As exposições como profissionais!

As retransmissões científicas propostas no final dos Campos de Férias pelos participantes têm obtido um grande eco uma vez que de sessões em sessões as crianças e jovens apresentam os resultados das suas pesquisas para mais visitantes, sob a forma de exposições e conferências.

As portas abertas do Centro, propõem a cada segundo e quarto sábado do mês estas apresentações, o que também tem atraído pessoas das redondezas, bem como turistas. Sempre que estas atividades acontecem os visitantes dão os seus melhores cumprimentos aos pequenos investigadores antes de partirem ... e demonstram-se «particularmente impressionados com o trabalho pedagógico realizado num curto espaço de tempo por parte dos educadores.» Isto só vem assegurar que a cada dia os nossos educadores estão preocupados em dar a palavra certa ou ter a ação correta com os jovens que lhes foram confiados. Poderá encontrar mais informações sobre o modelo pedagógico implementado pela associação.

Os Campos de Férias Científicas inventivos para todos

A Objectif Sciences quer tornar a ciência acessível a todos. Em consequência disto, encontramos nos nossos campos muitas crianças que vêm de famílias com dificuldades financeiras (a associação criou em 2006 um serviço de ajuda social).

As meninas também estão mais presentes. A participação de 40% de meninas (ou mais, dependendo das férias!) mostra que as ciências não são apenas reservadas para os meninos ... Muitas meninas têm participado nos nossos Centros, todos os anos!

Além disso, propomos aqui um grande agradecimento aos pais das crianças alérgicas ou com deficiência pela confiança que depositaram em nós. A cada semana recebemos vários jovens com alergias alimentares (frutos do mar, glúten, ovos ...) uma tarefa que pode parecer muito pesada para o pessoal da cozinha, mas é facilmente superável com as novas receitas que vêm ao mesmo tempo melhorar a qualidade dos alimentos em geral e, sem nenhum custo extra (ou seja, sem aumento do preço do Campo de Férias). Este é também o caso de um jovem miopático que quer corajosamente fazer ciência, mais tarde inscreveu-se pelo segundo ano consecutivo. Depois de fazer arqueologia quase inteiramente no terreno, em 2006, ele dirigiu a sua pesquisa em 2007 para a percepção sensorial das plantas. Este ano, um outro rapaz numa cadeira de rodas, muito novo, teve a oportunidade pela primeira vez na sua vida de observar estrelas com equipamento profissional de astronomia. Um resultado que motiva a todos, crianças, pais, educadores e parceiros sociais para continuar a desenvolver mais e mais formas para acolher todas as crianças e jovens em todos os Campos de Férias científicas!

Obrigado obrigado obrigado

Obrigado a todos os jovens e também aos seus pais que permitem a sua presença a cada ano, cada vez mais participantes, que permitem que o nosso trabalho possa ser feito, e, permitindo compartilhar a ciência com mais crianças e de lhes dar esta oportunidade maravilhosa de passar tempo de qualidade sobre temas de alto nível! Você encoraja-nos a cada ano, para que possamos continuar e que cada vez sejamos melhores. Sem vós o modelo da Objectif Sciences não existe. Então, se tiver alguma sugestão ou crítica a fazer-nos, pense em contatar-nos por correio eletrónicol.

Se quiser, poderá apoiar a associação distribuindo os nossos cartazes próximo de si!
Consulte o catálogo dos nossos Campos de Férias

Nossos parceiros

Ver também