Campos de Férias ECOLOGIS

Estes Campos de Férias são para apaixonados por arquitetura, abordando todas as técnicas que farão parte ou fazem já parte das casas do futuro, estes Campos abordam a domótica (automatização) e os materiais, a arquitetura bioclimática e a tradicional. Ver descrição detalhada

Campos de Férias ECOLOGIS

Estes Campos de Férias são para apaixonados por arquitetura, abordando todas as técnicas que farão parte ou fazem já parte das casas do futuro, estes Campos abordam a domótica (automatização) e os materiais, a arquitetura bioclimática e a tradicional. Ver descrição detalhada

O Campo de Férias Ecologis combina técnicas avançadas com práticas tradicionais, a ecologia torna-se economia. Economizar dinheiro, economizar energia ... Desenvolver um telhado com vegetação, automatizar uma estufa, ou estudar o benefício de qualquer material para captar a energia do sol, estas férias são acessíveis para todas as idades.

A abordagem sensorial e a abordagem de engenheiro, usados em conjunto, permitem grandes avanços no campo da arquitetura. É por isso que terás tempo de sobra para desfrutar de tudo o que é oferecido pelos habitats das montanhas, que enfrentam problemas devido às suas especificidades climáticas ambientes naturais. Localizado no coração do Maciço do Vercors, as nossas estruturas de estudo situam-se no cruzamento de diversos ecossistemas, tais como: os picos montanhosos, planaltos e escarpas, que são considerados pelos cientistas como um Património de grande interesse.

Quer seja nas nossas próprias estruturas ou nos terrenos envolventes, terás a oportunidade de projetar e construir as tuas próprias criações arquitectónicas, robóticas e energicas! Inscrito num projeto de arquitectura de ponta, Cada Campo de Férias é uma oportunidade de aprender muitas coisas realmente interessantes e principalmente muito práticas!

Um projeto profissional acessível aos jovens!

O projeto arquitetónico foi lançado em 2005 pela organização em torno do conceito de Centro de Campos Científicos com o objetivo de transformar construção existentes em modelos para a aplicação de técnicas sustentáveis reprodutíveis. Assim, quem tiver um edifício já construído terá vários exemplos que poderão ser reproduzidos para se tornarem perfeitamente ecológicos e sustentáveis! Essa é a razão pela qual o projeto é composto de um conjunto de muitos elementos diferentes, integrados como um puzzle. Cada um desses elementos pode ser uma oportunidade para a realização de um Campo de Férias, de estágio ou de um seminário.

Para todos esses projetos, existe um forte elemento unificador: a concepção e construção de uma abóbada bioclimática que cobrirá o Centro. Os participantes dos Campos de férias Ecologis podem, portanto, participar na sua pré-concepção, fazendo os seus esboços propondo «a peça central dos seus sonhos» ou a construção de modelos em diversos materiais (madeira, vidro ...), por vezes poderão mesmo fazer um modelo robotizado para prever o comportamento final desta abóboda.

Esta abóboda permite igualmente abordar outros projetos relacionados, como por exemplo, o telhado verde que permitirá acolher pequenas plantas e pequenos animais da região, a estufa exótica localizada ao redor da área de residência/alojamento, a concepção e o projeto de um circuito integrado de água no interior do Centro (turfeira vertical, cascatas, rios interiores ...), uma cúpula para observações astronómicas, a concepção e o projeto de uma casa bioclimática e autónoma em energia, criação de um cenário dentro de casa (vistas e paisagens de dia, noite, cobertas neve, com chuva, Sol ...), a concepção e o desenho da aldeia «Kanopé», aldeia de cabanas construídas nas árvores, a concepção e desenho dos comandos domóticos do Sistema energético do Centro (componentes, caldeira de biomassa, persianas, painéis solares ...), a concepção e o desenho de uma fonte de água quente e termas bioclimáticas para permitir banhos de Inverno na orla da floresta, etc.

A cada Campo de Férias os participantes contribuem para o projecto final e assinam os modelos designados. Os trabalhos de construção continuam a ser da responsabilidade da equipa profissional, exceto quando as atividades podem ser realmente agradáveis (por exemplo, plantar algumas plantas, em tal caso, as crianças podem, se o desejarem, aprender a fazê-lo com os seus educadores). Assim, as crianças apreendem e desenvolvem conceitos, ajustando os modelos, as maquetes, concebendo desenhos de sua autoria, contribuindo para o seu futuro CV de engenheiro-arquiteto!

Atenção, as vagas são limitadas, lembre-se de aproveitar a primeira oportunidade para fazer a sua inscrição.

Nossos parceiros

Ver também