Página inicial do sítio > Links > Campos de Férias ECOLOGIS > A Arquitetura Bioclimática
A arquitetura bioclimática tem como conceito, ser uma técnica para a construção de uma habitação inteligente e flexível, que respeita o ambiente. No entanto, muitas técnicas, às vezes antigas, são subutilizadas. Assim, terás a oportunidade de propor soluções que poderiam ser adotadas pelos arquitetos profissionais.
Se quiseres ir mais longe, este Campo de Férias é para ti: integrar um edifício num ecossistema não é apenas não poluir, mas é também ter em conta os animais, as plantas e todos os elementos que constituem o ambiente de uma casa!
Conceber uma habitação bioclimática é, por exemplo, adaptar o edifício ao clima e ao meio ambiente existente e para projetar uma cobertura que permita economia de energia, recuperando ao máximos os aportes naturais e limitar as perdas de energia. Um edifício respeitando esses princípios pode, portanto, reduzir as necessidades de aquecimento no Inverno e manter uma temperatura confortável no verão sem usar aparelhos de ar condicionado. Materiais vivos garantir um melhor intercâmbio com o ar exterior, regular a temperatura e proteger os habitantes da poluição eletromagnética externa ou interna. Associado a outros avanços, particularmente em formas e organização de edifícios, muitos destes conceitos irá permitir que você a desenvolver duas casas agradáveis para os seus habitantes e ambientalmente mais amigável do que as soluções utilizadas até agora.
A tua missão é encontrar novos conceitos para o futuro da arquitetura e propor novas ideias durante os Campos de Férias Científicas, pois os nossos Centros estão à tua disposição para experimentar as tuas pesquisas.
Com os outros participantes do Campo de Férias poderás concentrar-te sobre um projeto impressionante e original: que vai definir a imensa abóbada de madeira e vidro que irá cobrir um dos Centros dentro de alguns anos.
Na verdade, os Centros de Férias científicas benefíciam hoje de um formidável projeto de arquitetura, visando por exemplo, cobrir com uma abóbada quase na totalidade, e mesmo que isso possa parecer impressionante, queremos oferecer aos jovens a oportunidade de decidir sobre a sua forma e técnicas que, então serão implementadas pelos profissionais da construção. Ao mesmo tempo, que uma varanda coberta vai isolar o edifício do frio de fora, as janelas irão capturar a energia da luz do calor do sol retendo-o dentro do edíficio. Para além disso,num edifício assim, o terraço (que serve neste momento de telhado) poderá ser utilizado para fazer novas salas de lazer. Em torno do Centro, esta cobertura oferecerá novas passagens pedestres ao abrigo da chuva ou neve, mas já em contato com a natureza. E as vantagens não param por aí! Serão muitos os parâmetros que poderás estudar com os outros participantes ao lado de arquitetos profissionais!
A arquitetura bioclimática constituí uma via particularmente interessante para a procurar de soluções que permitam a eficiência energética e a integração de habitações no ambiente envolvente. Então, te tornarás um dos inovadores que desempenham um papel essencial no futuro do ambiente e da arquitetura!