Página inicial do sítio > O Conceito > Férias Científicas – Qual modelo?
Se a ciência é assunto sério, a pedagogia e o modelo escolhido para os nossos campos de férias são igualmente importantes. Dessa maneira, nós aplicamos os mesmos métodos educacionais ativos utilizados para a animação da ciência tal como em outras áreas socioculturais.
Quase 50 anos depois das férias cientificas modernas terem tido início na França, essas, gradualmente, começaram a ser realizadas em outros países, existindo atualmente vários modelos pedagógicos propostos.
As associações generalistas de educação sociocultural, que têm como primeiro interesse as questões educacionais fundamentais, desenvolveram sobretudo temas bastante acadêmicos em assuntos, por vezes, altamente teóricos, tais como a matemática ou raciocínio científico puro. No entanto, as atividades relacionadas com o ambiente, a astronomia, pequenos trabalhos de bricolagem foram autorizadas a ir mais longe em termos práticos.
A implementação da educação científica propriamente dita guarda no seio das suas estruturas um caráter pouco interessante, por outro lado, algumas dessas associações generalistas são, em grande medida, a fonte de abordagens pedagógicas que são usadas hoje pelas associações especializadas como a nossa.
Estas associações especializadas nas áreas da ciência, lazer e educação científica desenvolveram modelos mais concretos a partir da base pedagógica supracitada. Aqui se encontram alguns desses modelos:
O modelo de ateliê
Um desses modelos, o qual nós mantemos distância, propõe ateliês teóricos pela manhã e atividades esportivas pela tarde. Essas atividades científicas são organizadas sob a forma de cursos, emissões de vídeos na televisão, visitas a museus, pequenas demonstrações de artesanato, tudo com as explicações de um animador considerado aqui como um professor ... Na França, a única estrutura que promove campos de férias deste tipo é uma empresa com fins lucrativos.
O modelo de projeto da criança
Um outro estilo, do qual estamos muito mais próximos pedagogicamente, e que hoje é promovido pelo mundo associativo que tem mais de quarenta anos de experiência, faz a animação do campo de férias em torno de um projeto abrangente. Em relação às quatro atividades diárias, duas são reservados para projetos científicos e outras duas são reservadas para atividades esportivas e culturais (esporte, artesanato, canto, etc.) Durante suas férias, crianças, pré-adolescentes ou adolescentes realizarão um projeto de longo prazo no qual estarão fortemente envolvidos. Eles irão procurar novos conhecimentos em cada fase do projeto quando tiverem essa necessidade. Nós acreditamos que essa é a melhor maneira de trazer esses conhecimentos para os jovens.
Além disso, em vez de uma única sessão de atividade científica no período da manhã, os participantes podem ter duas sessões por dia, o que é perfeitamente realizável, baseando-se no fato do projeto poder se prolongar por um período entre 7 e 28 dias e desta maneira o cérebro dos jovens é estimulado de maneira mais regular.
Neste modelo o adulto tem um papel de coordenação científica.
O modelo do Projeto de Investigação
Hoje vamos ainda mais longe.
Assim que chegarem aos Campos de Férias propostos pela organização Objectif Sciences International, os participantes serão agrupados de acordo com o domínio de atividades que escolheram. Como no exemplo anterior, eles terão todo o tempo de duração do campo para completar o seu projeto com resultados práticos. A única diferença - e é aqui que o modelo da Objectif Sciences International começa a diferenciar-se de outros modelos - é que ,desta vez, o projeto consiste na realização de uma pesquisa científica real, com um protocolo, uma sólida abordagem experimental e resultados práticos. Os nossos supervisores, mais do que animadores, são também educadores científicos.
Esta investigação científica pode ser proposta sobre um tema de pesquisa básica, de pesquisa aplicada ou sobre um projeto técnico específico. O nível de pesquisa, proposto atualmente, é sempre adaptado às idades dos jovens e nós propomos projetos viáveis ao longo da duração do acampamento de férias científicas para todas as crianças, independentemente do seu nível à sua chegada. Os resultados são obtidos no final da estadia no campo e, deste modo , os participantes ficarão realizados por terem concluído todos os seus projetos e por terem feito parte do Programa de Investigação, que é parte do campo de férias científicas (avião solar, gestão da floresta, proteção dos animais ...).
O Projeto de Investigação concentra quase a totalidade do Campo de Férias e está, livremente, sujeito a todas as sessões de atividades do dia ou da noite, permitindo desta forma que os jovens realizem atividades esportivas, artesanais, artísticas, etc.
Sobre as quatro sessões de atividades do dia, (duas na parte da manhã e duas da parte da tarde), ao menos duas são reservadas para as ciências. O Projeto de Investigação dá a si mesmo a oportunidade de misturar atividades esportivas com atividades culturais. Pode-se realizar atividades tais como: amostragem do lago, equipagem de uma árvore para fazer escalada, preparação de uma expedição de dois dias nas montanhas, construção de um viveiro ou de um sistema de tratamento de água, etc. Vale mencionar ainda que a transmissão dos resultados aos participantes de outros campos é uma oportunidade para começar uma pequena peça de teatro, por exemplo. Nesse modelo de férias e Campos Científicos propostos, a criança é o fio condutor da investigação que elas escolheram em meio a toda a oferta temática que nós propomos nos nossos acampamentos.
Assim, os nossos participantes não ficam tão exaustos, dada a ambição do projeto. Nós lhes proporcionamos a oportunidade de pensar sobre o seu projeto a qualquer hora do dia e é aí que reside a especificidade dessas férias inteligentes. Por exemplo, se um grupo leva meio dia de caminhada para chegar ao seu local de observação astronômica, essa caminhada permite que os jovens possam se divertir durante o percurso, bem como tornar-se fisicamente ativos ao mesmo tempo que continuam as discussões em pequenos grupos sobre o andamento do projeto científico.
Aqui encontramos modelos de ensino tais como foram propostos por um longo período por filósofos como Sócrates e Rabelais!!
Nesse enquadramento, é importante salientar a importância de se levar a cabo um projeto que é, ao mesmo tempo, ambicioso e muito flexível para os participantes: esse projeto deverá ser particularmente atrativo e satisfatório para eles. As opções de entretenimento são várias: escalada, jogos cooperativos, vigílias, etc. Tudo é planejado para que o Projeto Científico seja realizado de forma agradável e seja considerado férias incríveis! [1].
Ás vezes, o projeto torna-se numa grande aventura científica quando, por exemplo, são encontrados tesouros arqueológicos subaquáticos ou quando é realizado o acompanhamento da evolução da Pantera das Neves no seu habitat natural.
Qual é o trabalho realizado pelos nossos educadores?
De fato, é evidente que a oferta de tal modelo de projeto de pesquisa requer mais comprometimento dos nossos educadores.
Mas, na realidade, eles são, muitas vezes, os primeiros a mostrar-se os mais entusiasmados. Convém ainda salientar que os participantes integrados a cada ano na equipe citam que a oferta diversificada e o modelo pedagógico escolhido são alguns dos pontos mais atraentes na nossa organização e, que é precisamente por essa razão que eles se candidatam especificamente à Objectif Sciences International.
Destaca-se ainda que a organização irá conceder-lhes os meios para tornar os nossos educadores mais eficientes por meio de:
inúmeras reuniões educativas durante o ano;
múltiplas formações técnicas, pedagógicas e, em especial, a gestão do projeto de pesquisa para crianças.
As pesquisas científicas são realizadas de forma a apresentar o mundo da ciência às crianças e aos jovens. A associação Objectif Sciences International tornou-se a única estrutura do ensino de ciências a ir mais longe, tanto que a associação financia muitos trabalhos de reflexão sobre a Didática das Ciências, com objetivo de avaliar o nível de relevância dos seus modelos de ensino, de modo a cumprir a missão da aquisição de conhecimentos e métodos científicos nos Campos de Férias ou nas Aulas de Descobertas para as escolas.
Não é só a quantidade de conhecimento teórico dos nossos educadores que conta, mas também a sua capacidade técnica e «saber» pedagógico. Você pode encontrar uma apresentação mais completa dos nossos educadores neste link.
Se quiser apoiar a associação, você poderá distribuir os nossos folhetos próximo de si !
Consulte o catálogo dos campos de férias
Notes:
[1] Embora possa parecer paradoxal, ainda existem pouquíssimas associações que oficialmente se encaixam no objetivo de oferecer boas férias para crianças em seus campos de projetos pedagógicos. A presença desse objetivo em nossos Projetos Educacionais é uma garantia adicional para o projeto de pesquisa conduzido pelo seu filho na organização Objectif Sciences International, desse modo, será um prazer para ele ou ela realizar o seu projeto.