Página inicial do sítio > Temas e Destinos > Missão FBI-Outono : Especial Insetos e Cogumelos
Quero me inscrever
Acrescentar à lista de desejos
Introdução
Uma missão FBI é uma enquete de grande escala sobre a biodiversidade : inventariar em uma área precisa o máximo de espécimes vivos, e obviamente nesta primeira « busca », champignons e insetos. E tornar-se um verdadeiro especialista júnior em biodiversidade !
A Estada
Nós vamos precisar de ti !
O programa Biodiversita procura agentes especiais para integrar sua equipe FBI (Fast Biodiversity Inventory) :
Sua missão, se aceitá-la : examinar minuciosamente e acumular o máximo de informações sobre a biodiversidade da nossa área de estudo. Atenção particular será dada aos champignons e aos insetos.
Onde : Você vai operar em uma reserva natural situada no coração da Província.
Quando : A missão ocorre esse outono, apresse-se para se juntar à missão, entre em contato conosco.
Meios técnicos para a sua missão : você utilizará todo o material especializado do LINABIO (Laboratoire d’Identification Naturaliste Biodiversita) : lupas de mão, microscópios, redes e armadilhas para insetos, chaves de identificação...
Ferramentas humans : além dos seus colegas do FBI, os conselheiros especiais « insetos » e « champignons » da Biodiversita estarão lá para te guiar e te ajudar nessa missão.
Seus objetivos : inventariar o maior número possível de espécimes dentro da zona de estudo. Os melhores investigadores serão premiados com medalhas de mérito do FBI.
Sua missão complementar : além dos dados coletados, sua equipe deverá providenciar ferramentas de identificação a fim de facilitar o trabalho dos futuros colegas investigadores.
Seu relatório da missão : todos os elementos dos seus trabalhos deverão ser apresentados no sábado 26 de outubro de 2014, em Musiflore, Crupies, Drôme, França. Uma apresentação (fotos, espécimes...) das descobertas mais importantes é aguardada.
O cotidiano de uma missão FBI
Dentro de uma equipe FBI, nós somos (somos?) agentes de campo ! O máximo de tempo será, portanto, gasto na natureza a observar, identificar, contar, localizar champignons, insetos e tudo o mais que for vivo e que chame nossa atenção ! Então uma mochila nas costas, um caderno de campo, uma lupa, binóculos, um GPS e todo o material do LINABIO e vamos lá para uma prospecção ao ar livre !
Mas o que é uma prospecção ? É um tempo de observação onde nós vamos aguçar nossos cinco (5) sentidos e nossa curiosidade para contar e descobrir champignons bizarros, grilos bem escondido e outros insetos tentando escapar da nossa investigação ! E tudo isso ocorrerá com « diversão » graças às corridas naturalistas & lúdicos, e também com seriedade, (eu colocarei «:») nós somos agentes do FBI afinal !
Apesar de tudo isso, nós frequentemente encontraremos « suspeitos » que nós iremos interrogar muito bem sob todos os ângulos, eles não nos dirão (malditos) seus nomes facilmente. Então vamos lá ! Nós recolhemos amostras e vamos para o laboratório ! Lá, com (enfim) um interrogatório fechado sob as lentes de um microscópio, e graças à ajuda da grande biblioteca do LINABIO, nós o faremos enfim confessar seu nome (científico, é claro!).
Mas mesmo os agentes especiais do FBI precisam de um descanso: tudo será então alternado com uma miríade de atividades extra-científicas tais como grandes jogos, festas, oficinas de descobertas e outras atividades esportivas !
A Pesquisa sobre a Biodiversidade durante a missão
Os participantes dessas estadias estarão engajados em vários objetivos de pesquisa.
A curto prazo e localmente, trata-se de acumular o máximo de conhecimento sobre a fauna e flora de uma área em questão a fim de destacar as eventuais medidas de gestão e de proteção a colocar em prática ali com o objetivo de preservar a biodiversidade local. Os resultados e os dados coletados serão em seguida transmitidos ao proprietário ou ao gestor do local de estudo.
Em uma escala maior, os dados serão transmitidos aos organismos encarregados de acompanhar a biodiversidade em um nível regional (associações, coletivos), nacional (Inventário Nacional do Patrimônio Natural de Paris (INPN) gerido pelo Museu Nacional de História Natural de Paris) e internacional (GBIF - Global Biodiversity Information Facility – Sistema Mundial de Informação sobre a Biodiversidade). Em grande escala, esses dados poderão servir ao estudo da evolução da biodiversidade em relação – por exemplo – à evolução do clima.
Enfim, do ponto de vista metodológico, trata-se de pôr em prática métodos de inventário e acompanhamento da biodiversidade, eficazes e adaptados a grupos de pessoas iniciantes mas motivadas. Em realidade, nosso conhecimento muito parcial da biodiversidade em conexão com a qual nós vivemos, vem em grande parte do pouco de especialistas à realmente estudá-la : desenvolver iniciativas cidadãs de estudo da biodiversidade é, portanto, uma questão importante !
O Local
O centro de férias de Musiflore se situa dentro da Droma provençal, entre a pequena vila de Dieulefit e o vilarejo de Bourdeaux. Essa parte da Droma é renomada porque ela faz parte das comunas da biovallé, as quais têm como objetivo crescer e desenvolver um território rural europeu de referência em matéria de desenvolvimentos sustentável (http://www.biovallee.fr). Portanto, é um local dinâmico e preservado, onde os riscos de contaminação por pesticidas são inferiores e os cursos d’água, possivelmente, mais saudáveis. Falando de curso d’água, a Droma é também conhecida pelos seus banhos intempestivos ao mesmo tempo que festivos ! Próximo do nosso centro, nós temos acesso a um belo local onde é possível banhar-se em um dos afluentes da Droma : o Roubion.
O contexto agrícola, cultural e artístico dessa parte da França, fazem dele um local privilegiado. Em realidade, nós podemos, a pé, visitar fazendas e plantações agrícolas, particularmente fazendas de criação de cabras produtoras do famoso Picodon, queijo renomado, em um ambiente familiar. A uns vinte minutos do centro de Musiflore, a pequena vila de Dieulefit, com seu centro antigo, nos proporciona semanalmente um grande mercado onde artistas e artesãos estão lado a lado dos produtores locais. Do outro lado, Bourdeaux é uma pequena cidade que possui um velho castelo em ruína e um centro medieval que acolhe, uma vez durante o verão, uma grande festa medieval que se encerra com uma magnífica queima de fogos de artifício. Todas essas atividades, que acontecem durante o verão e as vontades dos participantes, trazem um algo a mais cultural às nossas atividades científicas e permitem ter uma abordagem integrada do território.
- Vue aérienne de la forêt de Saou, et de cette formation géologique particulière : le synclinal perché.
No que diz respeito à fauna e à flora, essa região não descansa. Abutres-fouveiro sobrevoam o centro. Nós podemos igualmente encontrar numerosas espécies de orquídeas, não é raro cruzar com uma corça, ou insetos protegidos.
As caminhadas na região oferecem paisagens incríveis, por exemplo, logo atrás do centro, 500 m de altitude (cerca de 3h em uma caminhada leve), as vistas são de tirar o fôlego !
Um pouco mais longe, a algumas léguas de bicicleta, dessa vez, logo atrás do pequeno vilarejo de Saou, encontra-se a floresta homônima, intrincada dentro de uma sinclinal invertida (formação geológica muito singular). Enfim, o cenário é mais que simpático.
Nossas atividades na Droma se integram, portanto em uma abordagem ecológica, isso quer dizer, um todo, onde ciências e atividades manuais, culturais e natureza se associam à vida cotidiana para engrandecer os participantes... e nossa equipe !
A equipe
Sylvain Allombert é o responsável científico e técnico do Programa de Pesquisa BIODIVERSITA e das permanências FBI. Uma tese de doutorado em ecologia entre a França e o Canadá o fizeram descobrir sua vocação : a popularização dos conhecimentos científicos sobre a Biodiversidade. É em uma associação que ele pôde desenvolver suas competências nessa área, trabalhando com todos os tipos de público, de jovens crianças aos profissionais. A nível naturalista, é um grande generalista tendo trabalhado como ornitólogo, entomologista ou ecólogo, abordando igualmente outros domínios como a botânica, os mamíferos, os répteis e os anfíbios.
Nessa estadia, Sylvain estará encarregado da organização das atividades científicas, mas exercerá também a função de conselheiro especial « insetos » para os nossos aspirantes à investigadores ! Seus conhecimentos extremamente diversificados sobre o mundo natural não deixarão de satisfazer a curiosidade dos participantes !
O Alojamento
O centro de férias de Musiflore se situa em plena natureza, com cerca de 48 hectares de terreno, divididos entre florestas e pradarias. Os proprietários circundantes nos acolhem igualmente, sob a condição de respeitar seu trabalho (não ir ao campo logo antes da ceifada, por exemplo) e de avisá-los. Nós nos encontraremos, portanto, em um imenso terreno de descobertas e de aventuras, onde somente o tamanho dos nossos passo é um limite.
No que diz respeito ao centro propriamente dito, ele foi renovado recentemente e oferece quartos luminosos e confortáveis com 3 a 6 camas, e ainda inúmeras salas de atividades, pequenas ou vastas. Para as refeições, nós podemos frequentemente levá-las para fora, à sombra, o que é muito agradável. O Centro de Férias possui também um auditório equipado com todo o material para fazer espetáculos de todos os gêneros. Outros prédios, um pouco mais distantes, constituem-se de uma antiga fazenda, também renovada, na qual um forno de pão ainda está em atividade. É possível então frequentemente fazer pão, e quem sabe... pizzas !
Isso se integra aos nossos objectivos relacionados com o impacto ambiental. Neste Centro, focamos a nossa abordagem em torno da comida. O local é ideal porque a produção local é importante e vários agricultores respeitam o meio ambiente (o Centro situa-se dentro de um grupamento de comunas, chamado biovallée, engajado em agricultura que respeita o meio ambiente). Também, os participantes consomem o pão que eles produzem (duas a três vezes por semana por enquanto) e eles preparam completamente os seus lanches. Os menus são. Os menus são atenuados por produtos de carne e são pensados para trazer tudo o que é necessário a partir de um ponto de vista energético, com produtos frescos. Isso foi possível através de uma estreita colaboração com toda a equipe de centro Musiflore.
Em realidade, o centro Musiflore se integra também em uma abordagem ecológica (caldeira de madeira, muitas placas de conscientização, consciente do equilíbrio energético, alimentação saudável, etc ...).
Nós tentamos igualmente reduzir nosso deslocamento, nosso consumo de impressões, a compra de consumíveis de matéria reciclada, etc...
Dentro e em volta do centro, nós temos tudo o que precisamos para as nossas atividades : áreas abertas para grandes jogos ou para a decolagem de drones, florestas extensas para explorar e estudar, prados com orquídeas, grandes árvores impressionantes, rios para estudar ou para banhar-se...
O centro Musiflore é, portanto, perfeito para divertir-se fora ou dentro !
Perguntas Frequentes (FAQ)
1) É necessário já conhecer um pouco os insetos ou os cogumelos para participar dessa missão FBI ?
Não, tudo é feito para que todos os iniciantes possam participar e progredir a fim de trazer sua contribuição para o edifício !
2) Por que estudar os insetos e os cogumelos ?
Porque é a temporada ideal para os cogumelos e ainda uma ótima temporada para certos grupos de insetos (gafanhotos e grilos, sobretudo). Enfim, insetos e cogumelos são grupos ainda pouco conhecidos na França ...
3) Mas então, nós só olharemos insetos e cogumelos ?
Não mesmo, como em todas as estadias Biodiversita, nós nos interessamos por toda a biodiversidade ! Se um abutre nos sobrevoa, de forma alguma vamos manter os olhos no chão ! É só que nosso assunto principal de estudo serão esses dois grupos para essa operação.
4) Nós podemos descobrir espécies desconhecidas para a ciência durante a estadia ?
Durante uma estadia curta, na França, é bem pouco provável ... mas não impossível ! Ao contrário, é bastante possível descobrir espécies que não eram ainda conhecidas na região, talvez até na França, ou então de redescobrir espécies que não tinham sido vistas depois de vários anos ! Enfim, nós realmente faremos o conhecimento sobre a biodiversidade avançar !
5) Eu gosto bastante dos insetos, mas não muito dos cogumelos, eu não vou me entediar ?
Não, cada criança será livre para se interessar principalmente pelo grupo que mais a motive.
Acesso e Descobertas
Província, Lavanda e Floresta de Carvalhos :
Clique nesse link se você quiser visualizar todas as estadias que são oferecidas pelo Centro de Férias Científicas OSI Provence.
Localização do Centro de Férias
No coração de um terreno preservado de 49 hectares de pradarias e floresta :
Os jovens serão acomodados em quartos alegremente equipados com 2 a 6 lugares, no interior do Centro Musiflor localizado em Crupies, no coração dos Pré-Alpes Provençais desde 1966.
Completamente reformado, esse prédio de iniciação às atividades musicais, de expressão artística e de descoberta da natureza, é particularmente bem adaptado às atividades científicas e culturais da ONG.
É via Lyon e Valencia que nós organizamos os transferts acompanhados de todas as cidades. Se você vier por seus próprios meios, diferentes outras vias de acesso são oferecidas conforme seu ponto de origem ou o lugar da sua destinação final, se você nos traz suas crianças por ocasião de um deslocamento maior.
Paris - Crupies se faz em 3h30 de porta à porta em TGV mediterrâneo.
Acesso ao Centro Musiflore :
Chegando de Lyon ou Grenoble pela l’auto-estrada A7 : saída 15 Valence sud. Pegue a D111 em direção à Die /Gap. Contorne Crest e pegue a direção Nyons / Bourdeaux (D538) até Bourdeaux. Continue pela D70 em direção à Nyons até Crupies, Passe Crupies e pegue direção Vesc / Nyons. O Centre Musiflore se encontra a 2 km de Crupies do lado esquerdo.
Chegando d’Avignon - Marseille pela l’auto-estrada A7 : saída 18 Montélimar sud. Siga a D540 em direção de Dieulefit. Em Dieulefit, pegue a direção Nyons depois La Paillette. Continue em direção a Vesc e Crupies. O Centro Musiflore se encontra a 3 km de Vesc do lado direito, antes do vilarejo de Crupies.
Para chegar ao local você pode :
- Chegar ao local pelos seus próprios meios (você receberá a hora exata de chegada por email)
- Organizar uma saída de todas as cidades do mundo : Entre em contato conosco para saber mais
- Seja em viagem acompanhada de trem ou micro-ônibus a partir da sua cidade
- Seja de avião : Entre em contato conosco para saber mais
Endereço do Centro :
Centro Musiflore
Combe de Garaux
26460 Crupies
Tel. à tarifa local a partir da França : 09 72 21 57 59
Tel. tarifa normal a partir do Canadá e dos EUA : 011 33 9 72 21 57 59
Tel. tarifa normal a partir de todos os outros países : 00 33 9 72 21 57 59
Esse Centro nos permitirá viver nossas férias imersos na natureza e nos beneficiará de várias salas de atividades em toda a infraestrutura de propriedade. Uma grande sala, a qual permitirá a organização de booms (boums?) e de retransmissões dos seus filhos aos sábados à tarde, será igualmente utilizada.
Nós devemos preveni-los que a região está repleta de atividades de todos os tipos, riachos para descobrir, pradarias para explorar, florestas para examinar...
E tudo isso, ao sol !
- Vue aérienne de la forêt de Saou, et de cette formation géologique particulière : le synclinal perché.
O País de BOURDEAUX, é a Floresta de Saoû, que é a área natural mais excepcional do departamento ! Mas é também uma terra cheia de contrastes e de luzes, de pedras sedentas, margas, de vegetação rasteira e de moitas com tomilho e lavanda. Um pequeno pedaço do paraíso em Pré-Alpes Drômoises entre Vercors e Provence.
O vilarejo de Crupies é uma pequena comuna caracterizada pela ausência do centro de um vilarejo, mas o renome é assegurado por Musiflore e pela Capela St Jean (XI Século). Do alto da sua colina, ela domina e vigia o rio Roubion que brilha ao sol.
Crupies é um vilarejo onde é bom viver. Perpetua-se uma boa tradição de convivialidade.
Quanta a eles, os pais poderão também decidir aproveitar em um hotel na região, quer seja na véspera de sua chegada ao local, ou mesmo para vir ajudar à Retransmissão de seus filhos no sábado à tarde (véspera da partida, o domingo). Os pais poderão também aproveitar a região por toda a duração da estadia.
Além dos numerosos hotéis e albergues disponíveis na região, o Centro de Férias Musiflore onde ocorrerão as estadias está igualmente à sua disposição para a noite do sábado para o domingo.