Página inicial do sítio > Temas e Destinos > Destinos > França > Campos de Férias em França (Alpes do Sul) > O Solo tem os seus Segredos - Nível 3
Quero me inscrever
Acrescentar à lista de desejos
Introdução
A arqueologia e as ciências do solo atraem-te? Queres escavar em todos os lados, e aperfeiçoar-te nas ciências do passado, ao mesmo tempo que recolhes amostras de pólen no solo. Poderás também querer aproveitar a oportunidade para propôr as tuas próprias soluções para enriquecer o solo e protegê-lo, então - o campo de férias «O Solo tem os seus segredos - Nível 3» é para ti. É praticando a palinologia (arqueologia dos pólens) no âmbito de um projecto de pesquisa de agricultura ecológica e natural, aplicada à produção de uma alimentação saudável para todos que poderás levar mais longe essa tua paixão pelas ciências do solo.
A Estada
Todos os dias pisamo-lo, sem ter tempo para o escutar. Quem? O solo é claro!
Ele está lá, silenciosamente debaixo de nossos pés e espera apenas uma coisa: que o escutamos.
A terra representa cerca de 148 milhões de km² ou seja 29% da superfície do planeta. Ela permite o desenvolvimento de ecossistemas, a produção de culturas e até mesmo o armazenamento de carbono e do azoto da atmosfera. O solo tem também um papel muito importante na fixação, dispersão e (bio) degradação dos poluentes.
As Ciências da Terra (micro morfologia dos solos, Malacologia, palinologia, Carpologia ...) são estudadas e utilizadas por arqueólogos para compreenderem o solo. Este conserva efetivamente os rastos da atividade humana e reflete ainda as mudanças na paisagem bem como do ambiente em que as antigas sociedades viveram.
Graças ao nosso laboratório móvel, chegou a hora de conhecer o solo e finalmente conhecermos todos os seus segredos! Através de nossas experiências, vamos perceber o seu pH, a sua taxa de azoto, mas vamos descobrir igualmente tudo o que pode conter!
Vamos desenvolver protocolos científicos nas escavações de modo a retroceder no tempo, e perceber através dos pólens que plantas existiram em determinada época, bem como perceber o clima ... e deste modo poderemos ou não encontrar vestígios da civilização como por exemplo: ruínas , vaso, caixa de medicamentos e outras coisas?
E porque não compartilhar as nossas descobertas com os turistas e os habitantes da região, realizando a nossa própria exposição?
Mas a arqueologia não é só isso. É também o estudo das sementes (carpologia). Quando calcinadas, estas últimas conservam-se indeterminadamente. Numa amostra de 1 litro de sedimentos, podemos identificar várias centenas de espécies. E é claro que tu irás compreender que a arqueologia é igualmente o estudo de esporos e pólen (palinologia).
Todas estas disciplinas ajudam a explicar e a compreender as sociedades e ambientes de vida do passado.
Iremos portanto ao terreno de modo a efectuarmos as recolhas de amostras e o respectivo tratamento. Extracção, determinação microscópica, elaboração do diagrama polínico e interpretação dos dados ... Este será o nosso quotidiano de «aprendizes-investigadores». E para os mais velhos, poderemos mesmo redigir os nossos resultados na forma de artigos científicos e quem sabe talvez mesmo os publicar!
Este campo de férias faz parte do Programa de Investigação PERCEPÇÃO que visa documentar as técnicas vencedoras na agricultura natural integrada e contínua, graças à biodiversidade! No longo prazo, a ONG Objectif Sciences International deseja realizar um banco de sementes na região. Por isso, é com a tua ajuda que nós as recolheremos e as identificaremos. O objectivo desta abordagem é a da preservação da biodiversidade face às catástrofes naturais, conflitos e mudanças climáticas.
Mas este campo é ainda mais abrangente. Estudaremos também os relevos que nos rodeiam assim como os processos que os moldam graças à geomorfologia.
Finalmente, munidos com os nossos melhores sapatos de marcha, partiremos `procura de sítios históricos. Para os mais aventureiros, acamparemos no local durante uma noite, vivendo deste modo como os nossos antepassados.
Conceitos aprendidos no programa
Composição Química - Conhecimentos Ancestrais - Neolítico - Pré-história - Homens Primitivos - Tradições - Diagrama Polínico - Extração de Pólens - Escavações - Identificação de Pólens
O Material Utilizado
Caixas de Petri - Cartas Topográficas - Cartas Geológicas - Binóculos de Observação - Microscópio - Fotografia Digital - Medidor de PH - Béquer - Balança de Precisão - Luximetro - Centrifugadora - Reagentes - Alicate - Pincéis - Fita Métrica