Enviar a um amigo

Viagens escolares: aulas de descoberta científica

Tudo que você deve saber sobre as viagens escolares propostas pela Objectif Sciences Internacional (OSI): Classes de Descobertas Científicas, Classes Naturais, Classes Transplantadas... Ver descrição detalhada

Viagens escolares: aulas de descoberta científica

Tudo que você deve saber sobre as viagens escolares propostas pela Objectif Sciences Internacional (OSI): Classes de Descobertas Científicas, Classes Naturais, Classes Transplantadas... Ver descrição detalhada

Página inicial do sítio > O Conceito > Viagens escolares: aulas de descoberta científica

Um local único de experimentação e exploração, uma Aula de Ciências organizada num Centro de Estadias Científicas que permite aprendizagens fabulosas, experimentações e explorações únicas, tudo para consolidar a aprendizagem oferecida durante o ano escolar…

A OSI propõe, entre outras coisas, aulas de descobertas científicas em colaboração com estabelecimentos escolares.
As múltiplas atividades lúdicas e educativas propostas no âmbito destas aulas de descobertas científicas são especialmente organizadas para imergir os alunos no coração de uma dinâmica experimental e:

  • contribuem para o desenvolvimento de jovens alunos entre 2 e 7 anos encorajando a sua curiosidade,
  • permitem aos alunos entre 7 e 12 anos desenvolver os seus conhecimentos e de exercitar a sua concentração,
  • permitem aos participantes mais velhos de 13 a 15 anos e aos de 16 a 18 anos desenvolver simultaneamente os seus conhecimentos, o seu rigor e os seus métodos.

Aprender num ambiente diferente e muito rico em informações, amplo apoio e com material científico variado e de alta qualidade permite desenvolver a autonomia dos alunos e de estimular a sua responsabilidade frente a aquisição de conhecimentos e conceitos.
Ademais, além dos conhecimentos em si, trata-se, na realidade, de toda uma Cultura Científica que os jovens adquirem com estes estágios, estadias, e aulas de descobertas o que, por fim, contribui para o conjunto das suas futuras aprendizagens.

Consulte o catálogo das Aulas de Descobertas Científicas AQUI->rub2]

Quais são os nossos critérios para organizar uma Aula de descoberta Científica?

OS INTERESSES DOS JOVENS DE HOJE

  • As crianças com menos de 12 anos estão literalmente interessadas por tudo o que acontece debaixo dos seus próprios narizes! Mas claro, desde que não seja nada entediante, longo e chato. São crianças ainda bastante agitadas que necessitam de ajuda para conseguir focar a sua atenção.
  • Os pré-adolescentes de 13 a 15 anos, gostam da ciência dos desafios, que lhes permite entregarem-se a uma paixão e satisfazerem o prazer da técnica ao máximo possível. Todos nós conhecemos jovens apaixonados por informática que demoram para virem se sentar à mesa com a família para jantar quando são chamados! Todos os países vivenciaram a epopeia da eletrônica (construção artesanal do seu próprio receptor de radio), da epopeia química, ou ainda da epopeia astronáutica. Foi precisamente por isso, para evitar que os jovens sofram acidentes graves sozinhos na garagem de casa, que muitos países criaram nos anos 50 associações para reunir esses amantes da eletrônica, da informática, das conquistas espaciais… e que graças a este agrupamento se tornaram os melhores engenheiros do planeta.
  • Os adolescentes entre os 16 e os 18 anos apreciam a ciência… Mas, sendo os adultos de amanhã, interessam-se principalmente por quando ela permite resolver grandes problemas do ser humano e do mundo; a fome, a saúde, a água, a energia, o desenvolvimento, a ecologia. Referimos-nos aqui a uma pequena fração dos jovens, pois, com o tempo, a ausência de educação científica deixou muitos alunos à margem. Estes acabaram por se desviar da sua incrível curiosidade de outros tempos.

Consulte o catálogo das Aulas de Descobertas Científicas AQUI->rub2]

UM ESFORÇO DE SENSIBILIZAÇÃO E DE EDUCAÇÃO A LONGO PRAZO

Os pais, as associações culturais, os museus, as editoras, e claro, os professores, todos têm a responsabilidade de permitir às crianças, futuros cidadãos do mundo de amanhã, conservarem a sua curiosidade, e evitar a todo o custo que a percam, seja devido a um ensino demasiado teórico e desagradável, seja devido à ausência do ensino dos domínios e temáticas que poderiam seduzi-los!
É corrente abordar as ciências passo-a-passo, limitando-se a ocasiões específicas. Apesar disso, existem professores que investem numa descoberta das ciências mais aprofundada a longo prazo, ao fazerem, por exemplo, projetos repartidos ao longo do ano e muitas vezes concluídos para Feiras de Ciências. Existem ainda Aulas de Ciências de Longa Duração que atribuem um ritmo favorável ao ano escolar. É neste último exemplo que incluímos as aulas de descobertas científicas do OSI.

Consulte o catálogo das Aulas de Descobertas Científicas AQUI->rub2]

A CIÊNCIA

Desde sempre, a Ciência permitiu o progresso da humanidade. Até hoje, as ciências fundamentais e as aplicadas estão intimamente ligadas ao sistema técnico e industrial que a economia mundial desenvolveu. Apesar disso, o respeito, a educação e os recursos econômicos alocados às ciências estão atualmente em regressão, o que abranda o progresso de fileiras inteiras da indústria, e travam em particular as ciências que poderiam tornar essa indústria sustentável e benéfica para o planeta e para a humanidade no que diz respeito à saúde, a não-poluição, a proteção de tesouros da biodiversidade, etc. É por isso que estas diferentes temáticas científicas fundamentais e vitais foram acrescentadas aos programas escolares. E são precisamente esses temas que as Aulas Científicas propostas pelo OSI permitem abordar em profundidade.

Consulte o catálogo das Aulas de Descobertas Científicas AQUI->rub2]

UMA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ESSENCIAL PARA UM FUTURO MELHOR

São numerosos os aspectos da vida quotidiana que dependem do progresso científico e tecnológico. A formação e a educação nos diversos domínios científicos e tecnológicos são por isso absolutamente indispensáveis para todas as nações do mundo, não apenas para atingir um desenvolvimento sustentável, mas também para criar uma cultura de cidadania científica e tecnológica.
O crescente desinteresse das crianças e dos jovens pelas ciências e tecnologias pelo mundo afora é, por isso, uma fonte de preocupação maior para os Ministérios de Pesquisa em numerosos países. As crianças de hoje serão os cidadãos e os mandatários de amanhã!
Nas páginas sobre educação científica e tecnológica do site da UNESCO, a própria organização declara «No início de um novo século, verifica-se uma constatação: o futuro da humanidade dependerá cada vez mais das ciências e da tecnologia assim como das suas aplicações. O ensino científico e tecnológico encontra-se, por isso, no cerne do progresso – quem sabe e da própria sobrevivência – da sociedade humana.»

Consulte o catálogo das Aulas de Descobertas Científicas AQUI->rub2]

UM CONCEITO ORIGINAL DEFENDIDO PELA ONG OBJECTIF SCIENCES INTERNATIONAL

A Objectif Sciences International (OSI) é uma associação sem fins lucrativos nascida na Suíça em 1992, e que atualmente está presente por todo o mundo e cuja missão para a Educação e Cultura Científica se encontra enriquecida por uma vertente de valorização das investigações científicas e de soluções úteis ao desenvolvimento sustentável. Desde 2005, e com objetivo de atingir esta missão, a OSI tem posto em prática um novo programa de formação em pesquisa através da prática da pesquisa a partir dos 7 anos, cujas atividades giram em torno de temas de investigação reais. Para fazer frente a estas ambições, a associação conta com uma equipa de cientistas provenientes de diferentes áreas de investigação (geólogos, arqueólogos, ecologistas, químicos, bioquímicos, biólogos, matemáticos, físicos, arquitetos, engenheiros,…) que trabalham nos Centros de Estadias Científicas geridos pela associação, durante todo o ano e em contextos variados: estadias de férias, palestras e seminários e aulas de descobertas.

Consulte o catálogo das Aulas de Descobertas Científicas AQUI->rub2]

OS IMPACTOS POSITIVOS, ÚTEIS E ENRIQUECEDORES PARA OS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES

Algo que se revela particularmente interessante, nesta dinâmica, é que as palestras técnicas organizadas regularmente durante todo o ano, assim como as investigações científicas conduzidas pelos nossos educadores, acabam por duplicar a eficácia, a pertinência e a simpatia das estadias organizadas para seus alunos.

Durante essas aulas de descobertas científicas, os jovens se divertem muito, aliás provavelmente ainda mais do que em saídas para atividades desportivas, eles aprendem concomitantemente, conceitos interessantes, pertinentes, muitas vezes completamente desconhecidos ou muito impressionantes, mas sempre apaixonantes. E isso, nada mais é do que o cotidiano, uma vez que estas descobertas se deram através de atividades práticas e com alegria!
A cada ano, são dezenas de cientistas que se dedicam aos conteúdos e a forma dos programas e dos projetos que aqui propomos.

Consulte o catálogo das Aulas de Descobertas Científicas AQUI->rub2]

OS DIVERSOS E VARIADOS FORMATOS DE AULAS DE CIÊNCIA

De acordo com o seu ponto de partida, seus objetivos, as temáticas científicas que desejam abordar: competição escolar, expedição escolar, ou aula de descobertas científicas, têm várias possibilidades ao seu dispor:

  • Aula Natureza Científica: fortemente orientada para a descoberta do meio ambiente, permite descobrir numerosos conceitos ligados à natureza e que estão incluídos nos seus programas escolares, com uma abordagem pedagógica que gira em torno da descoberta sensorial da mãe natureza e de uma educação intuitiva para o desenvolvimento sustentável. Uma Aula Natureza Científica pode, por exemplo, ser organizada acerca do tema dos vulcões, do ciclo da água, dos mamíferos marinhos, dos habitantes das florestas… E é principalmente realizada para acolher alunos dos 2 aos 15 anos. Este tipo de Aula Natureza Científica pode igualmente ser organizada para jovens entre os 16 e 18 anos provenientes de zonas de residência fortemente urbanizadas, o que se poderá revelar particularmente benéfico neste caso de ruptura social.
  • Aula de Descobertas Científicas: a estrela da companhia, este tipo de Aula Ciências é a favorita até ao momento. Encontra-se aberta a todos os domínios técnicos e científicos (Natureza, Astronomia, Robótica, Aeronáutica, Química, Arqueologia, Culturas ancestrais, …), permite aliar as componentes de prática, desafio e rigor para introduzir o ensino de parte do seu programa escolar, para o ilustrar durante o curso, ou ainda para concluir o período letivo com chave de ouro. Estas aulas de descobertas podem durar de 5 a 10 dias, e decorrem na sua totalidade acerca do mesmo tema científico, naturalista ou técnico, organizado com base na pedagogia de projeto. É claro que, também neste âmbito, os alunos são sensibilizados para o respeito do meio ambiente, assim como para numerosas atividades desportivas que propomos, independentemente da temática da estadia, uma vez que os nossos Centros de Estadias Científicas se encontram propositalmente no “meio do nada” em plena comunhão com a natureza. Estas Aulas de Descobertas podem ser organizadas em qualquer momento durante o ano e para todas as faixas etárias.
  • Aula Transplantada: você deseja fazer um retiro no coração em paisagens naturais de perder o fôlego e fornecendo aos seus alunos um ensino de qualidade e duradouro?? Eis o Rolls Royce da série; a Aula Transplantada permite-lhes ministrarem os seus cursos de línguas, matemática, de história, geografia, e de educação física, ao mesmo tempo que o ensino das ciências ganha outro sabor. Ineficaz numa duração de apenas uma semana, onde se privilegiará a aula de descoberta científica, a aula transplantada, faz milagres quando se estende por duas ou três semanas de duração. Os seus alunos vão não somente levar a cabo um projeto científico de alto nível e adequado às suas capacidades, como também vão poder abordar todas as outras disciplinas do seu ensino graças a esse mesmo projeto. Por exemplo, a redação de um comunicado de imprensa pelos alunos a propósito do seu próprio projeto científico em curso permitirá ensinar-lhes gramática e ortografia com uma atenção particularmente reforçada. A necessidade de recolher amostras de campo permitirá de deslocarem-se de bicicleta ou de canoa, e se as amostras se encontrarem no topo de uma árvore, então será a ocasião para os seus alunos se iniciarem na escalada de árvores em total segurança. Sendo assim, a necessidade de compreender os desafios do projeto científico permitirá o ensino de conceitos diversificados de geografia, história… e, pelo contrário, a situação de desafio com a qual os alunos vão se deparar os deixará especialmente atentos durante as aulas de matemática; de química ou de física pois vocês poderão abordar precisamente os conceitos que serão úteis aos alunos para serem bem sucedidos nos seus projetos.
  • Saída de Campo: as universidades e os estabelecimentos de ensino secundário estarão particularmente interessados na possibilidade de saídas para o terreno, em contextos concretos (para o mar para observar mamíferos marinhos, para a localização de vulcões, para observatórios astronômicos, para florestas…) tendo à disposição infra-estruturas valiosas e úteis como as oferecidas pelos Centros de Estadias Científicas. Com uma duração que pode variar de 1 a 5 dias, estas saídas de campo são na maior parte dos casos particularmente intensivas e requerem como pré-requisito um ensino que capacite os alunos para o máximo que consigam explorar em pouco tempo nas diferente parcelas dos locais destas saídas.
    A totalidade destes diferentes modelos de Aulas de Ciências propostas pelo OSI permite formar os seus alunos para a comunicação dos seus trabalhos graças as apresentações finais organizadas no local e/ou uma vez que regressem à escola.

Consulte o catálogo das Aulas de Descobertas Científicas AQUI->rub2]

DESTINOS POR TODO O MUNDO

Graças à rede fornecida pelos Centros de Estadias Científicas da associação, você poderá escolher entre organizar a sua Aula de Ciências tanto no seu país como no exterior. Sendo um pouco mais que a preparação de uma Aula Científica “em casa”, uma Aula Científica no exterior te permitirá dar aos seus alunos a possibilidade de viver uma experiência fora do comum e a propósito de temas cada um mais apaixonante do que os outros, e em qualquer idade: até agora, já saíram para o Quirguistão turmas de alunos entre os 13 e os 18 anos que partiram no rastro da Pantera das Neves, turmas de jovens entre os 6 e os 12 anos saíram para o Japão onde ficaram albergados com famílias de alunos japoneses das mesmas idades para compreenderem a geotérmica, uma outra turma saiu para uma aldeia Inuit do norte do Québec para se reencontrarem e iniciarem nas técnicas ancestrais de rastreio de pistas de animais...A lista de possibilidades é infinita.

Consulte o catálogo das Aulas de Descobertas Científicas AQUI->rub2]

AJUDA FINANCEIRA PARA ESTADIAS DE LONGA DURAÇÃO

Atualmente, os professores e os pais de alunos que desejam organizar iniciativas verdadeiramente construtivas sabem que é necessário atuar com tempo.
Com o auxílio da nossa equipe, poderão encontrar soluções de financiamento que te permitirão ir para além de uma simples saída de um dia apenas. Podendo durar entre 5 dias, no mínimo, e 10 ou 15 dias, a sua Aula Científica será um completo sucesso, tanto pedagógico como científico, além do plano humano.

PARCEIROS E APOIOS DO PROJETO

A associação conta com diversos e numerosos apoios. No momento, nem todos se encontram aqui listados, mas com o passar do tempo, esta página será atualizada e enriquecida com todos as organizações que nos apoiam e já nos apoiaram.

Consulte o catálogo das Aulas de Descobertas Científicas AQUI->rub2]

Aqui abaixo, veja alguns exemplos de agradecimentos de professores que participaram em Aulas de Descobertas.

Alguns professores de vocês nos escrevem após as Aulas Científicas para nos agradecer. Essas mensagens são muito agradáveis para a nossa equipe, são igualmente úteis para os futuros professores que venham nos visitar em nossos Centros de Estadias Científicas.

Publicamos e publicaremos aqui todas as mensagens que recebemos e receberemos.


”Levei da experiência tudo o que procurava – a originalidade desta forma de aprendizagem é mais do que atraente, ainda que me tenha dúvidas sobre a aplicação concreta desses 3 projetos (Paradisaea, Arquitetura Bioclimática e Cristais de Neve). Em conclusão, não encontrei qualquer disparidade entre o que me foi apresentado durante os preparativos e os projetos efetivamente realizados no terreno.
Nada mais, nada menos, do que a disponibilidade e a convivialidade transbordante de cada um dos membros da equipe.
Muito obrigado!”
Professor de ensino secundário – França

”Tenho que admitir que, no primeiro dia, estava um pouco desorientada, pois não estava totalmente habituada a tal abordagem do saber. Mas, após as primeiras atividades, os meus alunos estavam transformados e queriam aprender mais e mais! Um inspector já tinha se gabado dos seus alunos e da maneira que os estágios os envolvem, mas eu ainda não tinha percebido a diferença que existe dos procedimentos habituais.
O resultado obtido no fim da estadia, em uma exposição que as crianças fizeram, ficou muito claro no que diz respeito à qualidade das aprendizagens, um grande obrigado a toda sua equipe por tal feito, a nossa escola voltará a este centro de certeza!« Professora de ensino primário – Suíça »A toda a equipe, um grande obrigado pelo acolhimento, disponibilidade e por tudo que vocês passaram às nossas alunas durante toda a semana. Elas aprenderam muito do ponto de vista científico, mas também em relação ao idioma, e humano. Além disso, estou certa de que elas guardarão uma boa lembrança da nossa estadia.
Voltei a visitar o local, está muito interessante.
Se me permitem, peço-lhes que agradeçam novamente todos os animadores.
Todos os professores que participaram da estadia são unânimes: ficamos encantados com o enquadramento e com o que as alunas aprenderam… e olhem que somos bastante exigentes :)"
Professora de ensino secundário privado para meninas – Luxembourg

Nossos parceiros

Ver também