Página inicial do sítio > O Conceito > Venha para os nossos Campos Científicos nas próximas férias !
A cultura técnica e científica se tornou cada vez mais o centro das atenções nos últimos anos, como é evidenciado pelo sucesso nacional do «Festival da Ciência». Entre a infinidade de meios de comunicação disponíveis, os «colóquios científicos» oferecem, simultaneamente, uma formação prática complementar à escola, bem como férias inesquecíveis. No entanto, o seu formato e modo de operação também podem fornecer muito mais: paixão, motivação, criação, inovação e ultrapassagem de ideias pré-concebidas, sendo parte integrante do papel das Colônias de Férias Científicas ou Campos de Férias Científicos.
Na realidade, com campos de férias de uma semana, duas semanas ou um mês, os participantes terão tempo suficiente para descobrir, aprender, aprofundar e inovar conhecimentos. Para alguns, pode-se revelar uma paixão ou uma profissão, enquanto para outros será feita a descoberta de que a ciência «não é tão difícil» e que os cientistas são seres humanos como todos os outros. Alguns podem escolher se tornar cientistas, engenheiros(as), pesquisadores(as), enquanto outros seguirão em ramos diferentes, entretanto, além do conhecimento adquirido, eles e elas terão adquirido um espírito crítico, aberto, um «espírito científico» essencial para o mundo moderno, que proporcionará aos futuros(as) advogados(as), banqueiros(as), notários(as), comerciantes, decisores(as) políticos um verdadeiro poder de reflexão e decisão.
Combinando o lazer com uma experiência de excelência, os Campos de Ciências ou Colônias de Férias Científicas permitem a realização de vários projetos científicos durante a prática de atividades esportivas, artísticas ou manuais.
Os cursos de férias científicas são também uma etapa de desenvolvimento social privilegiado para crianças e adolescentes e, na maioria das vezes, são a primeira experiência de vida fora do ambiente familiar e a oportunidade de explorar a diversidade do mundo e de reforçar novos laços sociais.
Essas são, portanto, colônias de férias completas que permanecem em sintonia com o tempo disponível do(a) seu(a) filho(a). Além disso, com 1 animador para 5 jovens - em vez de 1 animador para 12 jovens, como recomendado pela Jeunesse & Sport - , oferecemos não só uma qualidade difícil de igualar, mas também segurança em todas as áreas.
Onde ?
Os campos de férias ou colônias de férias são localizados em regiões atraentes para os jovens. Nós selecionamos os nossos Centros de Alojamento pela riqueza e pela variedade natural, científica e cultural do seu ambiente. O Campo de Base é organizado em um edifício acolhedor, enquanto cada equipe pode partir para uma expedição científica por vários dias no mar, no sopé de um vulcão, no coração de uma floresta: tudo de acordo com o destino escolhido.
Os nossos centros são ocupados pela nossa associação ao longo do ano. As crianças não se encontram, portanto, numa escola alugada para o verão, mas em um verdadeiro Centro de Férias Científicas com todos os materiais, equipamentos e supervisores de que necessitam.
Quando ?
Os campos de férias são realizados todos os anos, durante as férias escolares intermediárias e durante o mês de julho e agosto. As crianças são divididas em grupos de acordo com a sua idade: as crianças de 7 a 9 anos e de 10 a 12 anos participarão das Colônias de Férias que variam de uma semana a um mês, enquanto os mais velhos, de 13 a 15 anos e de 16 a 18 anos realizam os seus projetos em pelo menos duas semanas - os mais interessados ficam pelo menos um mês completo, às vezes dois - .
Com Quem ?
As organizações de referência (Ministério da Juventude e do Esporte, Educação, Pesquisa, UNESCO, etc.) nos pedem para organizar atividades pertinentes às necessidades atuais da sociedade.
Os educadores científicos. Muito versáteis, estes asseguram, na rotina diária de seus(as) filhos(as), todo o processo educacional e atividades científicas, as quais giram em torno de informações fornecidas por especialistas - ou peritos independentes dos centros de pesquisa franceses - .
Os Participantes. A cada ano, nós damos mais autonomia e responsabilidade às crianças e jovens de acordo com o modelo de Cooperativas de Campo (colocoop), onde, por exemplo, as regras da rotina no Campo são determinadas pelos próprios participantes (com a ajuda de educadores). O «Conselho da Criança» - atividade bissemanal - é uma reunião geral dos participantes em uma mesma sala, com crianças da mesma idade, o que garante a todas expressar suas ideias.
Os pais têm acesso ao campo de férias científicas antes e depois, quando eles trazem os seus filhos e quando vêm buscá-los e/ou participar da exposição ou conferência ao final do curso. Os períodos posteriores às férias são, para os jovens, uma oportunidade para compartilhar o que foi alcançado e comunicar os resultados das suas experiências.
Cada uma das duas equipes de ensino pedagógico (,mais velhos e mais novos,) é supervisionada por um Responsável da Vida Diária e da equipe do programa da mesma atividade, cada uma sendo supervisionada por um Responsável de Programa. Ambos são da responsabilidade do(a) Diretor(a) do Centro no qual inscreveu o(a) seu(a) filho(a). Cada programa científico (SPIP, PARADISAEA, BOREALIS, RAHUI...) é constantemente assistido por membros do Centro de Recursos da associação comum, que asseguram a coerência e o progresso dos projetos em cada campo através de uma visão global de todas as atividades científicas propostas. Essas pessoas vão assegurar a qualidade dos projetos nos quais você deseja inscrever os(as) seus(as) filhos(as), assim como o bom funcionamento de suas férias.
Por razões de segurança e por hábito, notificamos, a cada temporada, a polícia, os bombeiros, o Ministério da Juventude e Esportes, bem como os serviços veterinários de cada região. Todas essas instituições são informadas da nossa presença no seu campo de ação, com a finalidade de as precaver, no caso de alguma necessidade.
Os decisores locais, os jornalistas, os fornecedores e outros parceiros ocasionais são os mais importantes divulgadores dos nossos campos no exterior. Eles também entram em contato conosco quando querem escrever artigos e para trazer ao seu público às exposições organizadas pelos participantes, etc. Os acampamentos da Objectif Sciences International fazem parte da lógica de desenvolvimento local, na área turística científica, cultural e econômica. Por exemplo, grande parte dos ingredientes frescos servidos durante as refeições nas Colônias de Férias Científicas provêm da mesma região em que elas se localizam.
Se você quiser apoiar a associação, distribua nossos folhetos próximo de si!
Consulte o catálogo dos Campos de Férias Científicas