Enviar a um amigo

Quem somos nós

Nós trabalhamos com um supervisor para cada 5 participantes. As pessoas que fazem a Objectif Sciences International (OSI) realmente têm perfis que valem a pena ser conhecidos... ...Valérian fez o Tour du Monde de bicicleta antes de se tornar Educador Científico na Objectif Sciences International, e depois se tornou Repórter Fotográfico no Canadá... …Anne é conhecida como o Lobo Branco no Quirguistão, na Ásia Central, porque ela é a pessoa que todos os anos leva você Na Trilha do Leopardo das Neves... …Thomas, que criou o Férias-Científicas.com, manteve toda a sua paixão de infância e estará sempre aqui para lhe oferecer o melhor... …Solène ama as árvores… e fará você subir, dormir e sonhar em seus galhos... A lista é longa! Ver descrição detalhada

Quem somos nós

Nós trabalhamos com um supervisor para cada 5 participantes. As pessoas que fazem a Objectif Sciences International (OSI) realmente têm perfis que valem a pena ser conhecidos... ...Valérian fez o Tour du Monde de bicicleta antes de se tornar Educador Científico na Objectif Sciences International, e depois se tornou Repórter Fotográfico no Canadá... …Anne é conhecida como o Lobo Branco no Quirguistão, na Ásia Central, porque ela é a pessoa que todos os anos leva você Na Trilha do Leopardo das Neves... …Thomas, que criou o Férias-Científicas.com, manteve toda a sua paixão de infância e estará sempre aqui para lhe oferecer o melhor... …Solène ama as árvores… e fará você subir, dormir e sonhar em seus galhos... A lista é longa! Ver descrição detalhada

Página inicial do sítio > O Conceito > Quem somos nós

Você encontrará nesta página uma rápida apresentação dos Responsáveis pelas Férias Científicas na ONG Objectifs Sciences International.

Todos os anos, dezenas de Ações de Ciências Solidárias e Formadoras são realizadas graças à sua participação diária.

Esta página apresenta-lhe apenas uma parte dos 50 educadores científicos que estão ativos em qualquer época do ano, entre um recurso total de 300 educadores científicos, que formam os componentes científicos e educacionais da ONG em companhia dos nossos parceiros.

Sobre este assunto, aqui estão alguns deles, em uma reunião de Preparação Pedagógica, em que o objeto voador totalmente identificado acabou de surpreendê-los!

Primeiro, uma apresentação de todas as Educadoras Científicas e de todos os Educadores Científicos que não foram apresentados aqui, já que são muitos, mas que fazem um excelente trabalho no campo, e dos quais você encontrará muitas apresentações complementares nestes 2 links:

Em seguida, abaixo, a apresentação dos criadores ou dirigentes da OSI, que trabalham diariamente para lhe oferecer as mais belas Férias Científicas!

Thomas EGLI
Presidente da Objectif Sciences International, Formador na ONG

Nasceu em Genebra (Suíça), onde cresceu, praticante assíduo de caiaque extremo, apaixonado pela Ciência e pela Natureza desde criança, Thomas EGLI começou sua carreira quando tinha apenas 17 anos, criando a associação que se tornaria a ONG Objectif Sciences International (ver o histórico e o Relatório Especial de 20 anos da ONG aqui).

Seu sonho quando ele criou a Objectif Sciences International era: permitir a todos experimentar aventuras científicas sensacionais e aprender enquanto se divertem. Mais de 20 anos depois, é uma aposta vencedora!

Ele é pai desde de 2008, e ainda tem, muitas vezes, a oportunidade de supervisionar novas estadias em que ele participa também na concepção, enquanto cumpre suas funções institucionais internas e externas à associação, como por exemplo, todos os anos na ONU, onde ele é o animador e o organizador do FÓRUM DE GENEBRA.

Leia mais...

Em paralelo ao início da associação, ele conduziu alguns estudos na área da Física Matemática e da Comunicação e Mediação Cultural na França, mas quando estava em seu primeiro ano, já dava aulas no mestrado (antigo DESS - Diploma de Estudos Superiores Especializados) do mesmo programa, sobre o tema da criação de empresas e da gestão de projetos. Isso somado ao fato de que ele queria ser capaz de tomar conta de seus empregados, fez-lhe rapidamente tomar uma decisão em favor da associação à custa do programa universitário.
Associação que ele desenvolveu através de uma importante missão para a embaixada da França no Japão, de 1998 a 2000, da qual ele foi, na época, o mais novo missionário com 24 anos de idade, enquanto era o único estrangeiro (Suíço) a ter sido chamado neste caso pelos Serviços para a Ciência e a Tecnologia da Embaixada.

É também autor das obras "As ideias da Vida” (Técnicas de biomimetismo aplicadas a otimização das organizações no campo das realidades”) e “O pensamento do mundo” (Filosofia das Ciências).

Tudo isso lhe dá hoje a oportunidade de liderar pesquisas realizadas em todas as áreas abordadas pelos Centros de Estadias Científicas, de liderar muitos relatórios de estudos por ano e de co-liderar um Plano de Pesquisa, a fim de validar a relevância do modelo educacional de Educação às Ciências, que foi implementado em 2005 pela ONG.

Hoje, apesar de ser o Presidente da Sede Internacional e o criador de vários Centros em todo o mundo, que ele ajuda a coordenar, ele gosta mesmo é de ficar ao máximo no campo, e se você quer ter a melhor oportunidade de observar este animal estranho, será necessário então construir seu refúgio no limiar de uma estadia de Ciência Solidária Educativa ou com uma vista da janela do escritório que lhe serve como um laboratório e no qual produz mil ideias por dia em companhia de seus colegas e amigos. E se você não encontrá-lo em nenhum desses lugares, é provável que ele esteja animando o FÓRUM DE GENEBRA ou que ele esteja escondido em sua Fazenda Albergue Científico, onde ele recebe entusiastas da natureza, das ciências e de... sauternes (http://www.domaine-de-la-chapelle.org/) ou, é claro, que ele esteja em Genebra ou em New-York para representar a ONG junto da ONU, que deu o Estatuto Consultivo Especial para a Objectif Sciences International.

Dominique ANDREANI
Directrice Générale d’Objectif Sciences International, Formatrice au sein de l’ONG

Seus primeiros contatos com a Objectif Sciences International datam de 2005, quando ela se tornou Educadora Científica por dois verões consecutivos. Em 2007, ela ocupou um cargo de Diretora de Estadias, e, na sequencia dessa experiência apaixonante, ela continuou em tempo integral a aventura com um cargo de Coordenadora, depois de Diretora Geral. Entretanto, ela possui uma bagagem de 10 anos de geografia especializada nos desastres naturais, 4 anos de ensino secundário e universitário e criou uma Sociedade Civil Imobiliária de Auto-Eco-Construtora. Agora, ela também é mãe desde 2012 e apoia, com sua longa experiência, os Grupos Locais da OSI na implementação de suas Estadias de Férias Científicas.

Jerome MATHEY
Conselheiro de Ciência e Educação, Formador na ONG

Depois de uma formação de alto nível em química, Jerome se especializou paralelamente em astronomia e educação científica. Particularmente ativo neste meio associativo, ele se tornou Conselheiro de Ciência e Educação na ONG desde 2006, para coordenar e atender a todos os Centros de Estadias Científicas OSI em todo o mundo sobre o conteúdo e a forma de todas as suas atividades.

Hoje, ele é professor no Estabelecimento Escolar do Primário em Mayotte, no Oceano Índico, onde ele desenvolve também uma dupla competência em navegação à vela e em pilotagem de drone e prospecção aérea.

Ele é Conselheiro de Ciência e Educação na O.S.I. contínuo ao longo do ano, no qual ele informa e aconselha, à distância, nos Responsáveis Científicos e Educacionais em todo o mundo, enquanto ele vai ao campo de nossas atividades todo verão, na época da temporada mais forte.

Christa MUTH
Membro do Comitê Executivo, encarregada das Relações com a Comunidade Científica

Profa. Dra, Especialista na técnica de sistemas, Professora na Alta Escola Especializada da Suíça Ocidental, Christa trabalha em francês, alemão, inglês e italiano.

Durante cerca de 20 anos de serviço de consultoria, ela colaborou com organizações públicas e empresas de todos os tamanhos, muitas vezes em mandatos de alto risco, até mesmo críticos para a sobrevivência das organizações beneficiárias. Na maioria dos seus mandatos, ela privilegiou como alavanca os fatores não-tangíveis, os seres humanos e a cultura organizacional, em vez dos fatores mais visíveis e tangíveis. Os resultados muitas vezes lhe deram razão. Ela desenvolveu sua abordagem original graças a seu caminho de estudos, ao longo do qual ela teve a oportunidade de encontrar professores e intelectuais excepcionais, que marcaram seu tempo e sua mente, como Edgar Morin, Paulo Freire, Paul Watzlawick, Henri Laborit e Jean Ziegler.

Essa abordagem, mergulhada em sua experiência de campo em estratégia e em desenvolvimento organizacional, convergiu em seu programa de pós-graduação, o Master of Advanced Studies in Human Systems Engineering, bem como nos projetos de pesquisa e de desenvolvimento que ela liderou ou inspirou. Atualmente, seus temas favoritos são a diversidade, a estratégia, a complexidade, a inovação e o empreendedorismo social, que convergem na seguinte fórmula:

Innovation = Sourcing from Diversity + Surfing on Complexity

Ela trata desta área em seus cursos, em suas publicações, nos mandatos de consultoria, nas conferências a nível internacional, na participação em comitês da sociedade civil. Ela também é membro do Conselho de Fundação da Fundação Annemarie Kemenesi e membro do Comitê de Projeto 2020, uma iniciativa de inovação societal da Alliance F, a organização de cúpula das associações femininas suíças.

Moussa MUSAVULI MBUTHO
Presidente do Centro de Estadias Científicas África Central da Objectif Sciences International

Além de ser Presidente do Centro de Estadias Científicas África Central da OSI, Moussa é também Conselheiro do Primeiro Ministro na RDC (República Democrática do Congo) junto do qual ele é encarregado das Tecnologias de Informação e de Comunicação e Conselheiro/Consultor responsável pelas Tecnologias da Informação no Gabinete do Ministro das Finanças da RDC.

No passado, ele foi desenvolvedor no Centro Nacional de Tratamentos da Comissão Eleitoral Independente na RDC, assistente do Secretário Geral Administrativo da Universidade de Kinshasa, consultor do Gabinete do Ministro do Planejamento da RDC, encarregado da implementação da Plataforma de Gestão de Auxílios e Investimentos (PGAI), consultor junto do Developement Gateway Foundation (DGF) pela manutenção da PGAI, Consultor junto das estruturas especializadas do Estado congolês (UCOP, UNDDR, COPIREP), Consultor responsável pela informatização do BCECO, Consultor junto do programa STAREC (Plano de Estabilização e Reconstrução do Leste da RDC) e Presidente do FÓRUM DE KINSHASA) (quadro de implementação de sinergia entre descobridores, empresários e financiadores, implementado em 2001, por ocasião do seu encontro com Thomas EGLI).

Anne OUVRARD
Responsável pelo Programa de Pesquisa PANTHERA, Formadora na ONG

Apaixonada desde sempre pela fauna selvagem, Anne realizou estudos de biologia animal depois do baccalauréat (vestibular francês). Durante o seu mestrado de investigação em Etologia e Ecofisiologia, ela foi capaz de realizar um estudo comportamental de grupos de cavalos em semi-liberdade na Polônia, o que a levou a se voluntariar em diferentes associações de proteção da natureza: radio tracking de morcegos na Córsega, acompanhamento das desovas de tartarugas marinhas em Guadalupe.

Ela se voltou então para a popularização científica, a fim de promover a proteção da fauna e dos ambientes, e de conscientizar a todos para essa grande causa. Foi assim que ela descobriu a ONG Objectif Sciences International.

"A riqueza da descoberta, da partilha, da solidariedade e da biodiversidade parece-me ser o mais belo dos tesouros” , disse-nos Anne, é por isso que eu estou investindo hoje no projeto PANTHERA!”

O Programa PANTHERA é um Programa de Pesquisa e Educação da Objectif Sciences International, que foi criado em 2006 por Thomas EGLI ao retornar do Quirguistão, em 2004. Depois de ter sido Educadora Responsável pelo Campo Científico da Expedição, durante a missão de 2009, Anne se tornou a única responsável pelo Programa. O verão de 2014 será seu sexto no Quirguistão, com sua pequena tropa de “panteristas”. Em 2013, ela criou vários novos Programas de Pesquisa e de Educação na OSI, nos Alpes e nos Pirineus, nas pegadas do lobo e do urso, que são agora coordenados por outros colegas da associação.

Você entenderá… o que ela gosta: a natureza, a aventura, os encontros, as viagens… a vida ao ar livre! E evitar a tela do seu computador!

Solène TOUZEAU
Responsável pelo Programa de Pesquisa PERCEPÇÃO

Maxime ROUMAZEILLES
Diretor de Estadias

Florian PINCHON
Diretor de Estadias

Não tenha medo, este grande ursinho é muito dócil quando não está disfarçado por causa de um Grande Jogo!

Lionel CAUYETTE
_ Educador Científico e Piloto da Drones Conexão

Photos / Vidéos

Nossos parceiros

Ver também