Página inicial do sítio > Temas e Destinos > Eclipse total do Sol no Chile em 2020
Quero me inscrever
Acrescentar à lista de desejos
Introdução
Venha viver de perto este evento raro - o eclipse solar total na região de Araucanía, no Sul do Chile, em dezembro de 2020. Aproveite para visitar o Chile, selvagem e natural e fazer uma excursão sob as estrelas no deserto do Atacama. Ou o vulcão de Villarica no altiplano, passando pelo Lago Budi e terminando em Santiago.
A Estada
Pegue a estrada para um evento único, excepcional e inesquecível: o eclipse total do Sol no Chile em 14 de dezembro 2020!
As visitas ocorrerão do dia 13 de dezembro de 2020 a 2 de janeiro de 2021. É possível hospedar-se por uma, duas ou três semanas. Cada semana terá um programa diferente e complementar.
Dois temas diferentes serão desenvolvidos junto com o cotidiano comum dos dois grupos. Esses temas são:
- Astronomia e astrofísica: para todos os fãs de astronomia. Introdução: de 7 a 15 anos. Prática e pesquisa: a partir dos 16 anos.
- Oficina da mudança: oportunidade de acompanhar os fãs do astro e sua família, enquanto aproveita essas oficinas de alto nível organizados regularmente pela ONG OSI e, principalmente, a oportunidade de observar dos Eclipses Totais do Sol.
Introdução à astronomia: de 7 a 15 anos
O céu sempre fez e continuará fazendo adultos e crianças sonharem. Será sua imensidão? O mistério que parece viver nele? Ou, quem sabe, as questões que ele nos faz levantar sobre nós mesmos e nosso lugar no cosmos?
Por meio de atividades práticas e observações astronômicas, venha aprender conosco mais sobre nosso universo, sua história, sua estrutura (estrelas, planetas, galáxias, etc.) e seus mistérios em um ambiente mágico de um eclipse total do sol e das terras altas chilenas que oferecem um céu de beleza rara.
Nesta introdução, planejamos abordar vários conceitos (veja a lista abaixo). A escolha dos temas e seu aprofundamento será adaptado ao seu nível e a seus desejos. O programa será moldado em função do que você deseja descobrir ou se aprofundar.
Segue, abaixo, uma lista não exaustiva dos temas:
O Sol e o Sistema Solar
O ciclo da vida das estrelas
O lado obscuro do universo
A história do universo segundo as teorias cosmológicas atuais
A composição elementar do universo
A mecânica celeste
Reconhecimento das constelações
Uso do material astronômico
Astronomia e astrofísica a partir de 16 anos
Durante esta estadia no país dos observatórios astronômicos, você aprenderá ou aprofundará seu conhecimento em astronomia, em equipamentos astronômicos e a aprenderá a criar imagens do céu para levar com você o testemunho desse momento mágico: o eclipse total do Sol.
O programa: as observações, o dia e a noite, visita ao observatório, fotografia, astrologia, paisagens de tirar o fôlego...
Nós abordaremos diversas noções (veja a lista abaixo). A escolha dos temas, e seu aprofundamento, será adaptada ao seu nível e a seus desejos. O programa é moldado em função do que você deseja descobrir ou no que você deseja aprofundar-se.
Segue, abaixo, uma lista não exaustiva dos temas:
A física solar
O ciclo de vida das estrelas
O lado escuro do universo
A história do universo segundo as teorias cosmológicas atuais
Composição elementar do universo
Relatividade e gravidade
Reconhecimento das constelações
Uso do material astronômico
Em paralelo, após ter coletado os dados no dia do Eclipse, iremos concentrar-nos em sua compreensão e análise. Também participaremos de outros pequenos projetos participativos de estudos do céu.
Os próximos eclipses TOTAIS do Sol
4 de dezembro de 2021
na Antártica
8 de abril de 2024
na América do Norte
O Projeto de Pesquisa
Astronomia e astrofísica
Além do evidente interesse estético, a observação de eclipses a partir da Terra permite estudar a coroa solar (ver artigo abaixo). No início do século passado, essas observações também possibilitaram apresentar uma prova experimental da curvatura do espaço-tempo devido às massas previstas por Einstein em sua teoria da relatividade geral. Depois da coleta dos dados no dia do Eclipse, iremos nos dedicar à sua compreensão e análise e também participaremos de outros pequenos projetos participativos de estudos do céu.
Paralelamente aos eixos e tendo em vista o nosso ambiente único, também faremos muitas observações do céu, além de tirar muitas fotografias dos astros durante toda a estadia.
Oficina da mudança
O Local
Primeiramente, vamos à região chilena de Araucanía para observar o eclipse durante a primeira semana antes de nos encaminharmos ao Deserto de Atacama na segunda e terceira semanas. Muitos observatórios encontram-se neste deserto, conhecido como mais alto do mundo!
—
!! Para reservar suas passagens aéreas, leia o informativo com atenção! (Os horários são indicados nas em fuso horário local):
-Chegadas na 1ª semana: 13/12/20, no Aeroporto internacional de Araucanía em Temuco. Chegada mais tarde às 18h.
Translado da 1ª semana para 2ª semana: Partida em 20/12/20 do Aeroporto Internacional de Araucanía para o Aeroporto El Loa em Calama. Sugerimos o voo das 15h47, operado pela Latam Airlines tanto para a chegada quanto para a partida.
Chegadas na 2ª semana: 20/12/20, do início da tarde até às 18h no Aeroporto El Loa em Calama.
Chegadas na 2ª semana: 27/12/20, do início da tarde até às 18h, no Aeroporto El Loa em Calama. Idem para as partidas.
Voo do Aeroporto El Loa de Calama para Santiago: 2m 02/02/21. Voo sugerido: ainda não está disponível, mas informaremos o mais rápido possível
Partida do Chile para a França: 03/01/21, na parte da manhã.
Para obter mais informações, não deixe de entrar em contato conosco por e-mail.
—
O dia a dia no Local
A primeira semana, de 13 a 20 de dezembro, será em Araucanía, região na qual ocorrerá o eclipse solar total. Além da observação do eclipse total em 14 de dezembro e das atividades científicas, conheceremos, em contato com a cultura local, algumas das mais belas paisagens dessa região.
A segunda semana, – de 20 a 27 de dezembro, e a terceira semana, de 27 de dezembro a 3 de janeiro, serão no deserto de Atacama ao redor de São Pedro de Atacama. O período de atividades não científicas na segunda semana será dedicado à descoberta de paisagens extraordinárias e poderemos observar, como, por exemplo, as Lagoas Altiplânicas ou até mesmo os gêiseres que surgem no começo da manhã. Nós passaremos o Natal juntos degustando as especialidades locais.
O programa da terceira e última semana estenderá as atividades científicas em curso naquele momento. O grupo que trabalha com astronomia partirá em duas turmas para um acampamento nos vales que não ficam muito longe de São Pedro a fim de evitar qualquer poluição luminosa para as observações astronômicas. Os participantes do outro grupo também poderão participar, desde que tenham condição física e o material de acampamento adequado. Todos nós iremos nos reunir para celebrar o Ano Novo juntos.
A área para a qual iremos viajar no deserto de Atacama encontra-se em uma região de grande altitude. A cidade de São Pedro encontra-se a 2.500 metros de altitude e chegaremos a zonas de altitude superior a 4.000 metros, se as condições climáticas permitirem. É necessária uma boa condição física é necessária para suportar a altitude.
Os acampamentos, as noites sob as belas estrelas no deserto e os longos períodos de caminhada da cidade exigem uma ótima condição física.
Além disso, é necessária a realização de um teste de esforço para pessoas acima dos 50 anos, devido à exposição à grandes altitudes.
Testemunhos
O dia a dia do Programa
Segue aqui o programa geral da estadia (o programa detalhado ainda está em desenvolvimento) :
- Domingo, 13/12: Recepção do grupo no Aeroporto Internacional de Araucanía, Temuco, até às 18h. Viagem em micro-ônibus (2 horas) até Villarrica.
Acomodação para a semana na região da Villarrica.
- Segunda-feira, 14/12: Jornada do Eclipse.
- Terça-feira, 15/12 à Sábado 19/12: Semana na região de Villarrica, analisando os dados do eclipse, conhecendo o céu e participando do programa CHANGE.
- Domingo, 20/12: Viagem para Calama. Sugerimos que você reserve o voo das 15h47 no Aeroporto Internacional de Araucanía, em Temuco, para o Aeroporto El Loa em Calama.
- Segunda-feira, 21/12: Viagem em micro-ônibus para São Pedro de Atacama (1h30) e acomodação para as duas semanas subsequentes na região.
- Terça-feira, 22/12, a Sábado, 26/12: Semana com muitas descobertas e aprendizados no coração do Deserto de Atacama. Visita ao Large Millimeter Array (ALMA), aos acampamentos e observações, banhos quentes, Lagoas Altiplânicas, Piedras Rojas e, se as condições permitirem, subida ao Cerro Toco.
- Sábado, 26/12: Retorno a Calama em um micro-ônibus na parte da tarde para aqueles que terminam a estadia. Visita e pernoite em Calama.
- Domingo, 27/12: Partida no Aeroporto El Loa em Calama para Santiago e seu destino final. O horário de partida é de livre escolha.
Para os que chegarem, haverá uma viagem de micro-ônibus ao final do dia para São Pedro de Atacama (1h30).
- Segunda-feira, 28/12, a Sexta-feira, 01/01: Segunda semana no deserto de Atacama. Aprofundamento em astronomia. Visita a diversos locais: Vale da Lua, Vale da Morte, etc. Além disso, diversos acampamentos de observação e um ano novo com a cabeça nas estrelas!
- Sexta-feira, 01/12: Viagem em micro-ônibus para Calama e visita à cidade. Reunião de acompanhamento do da estadia.
- Sábado, 02/12: Voo de volta para Santiago de manhã (ainda não disponíveis). Visita a Santiago ao fim do dia e reunião de acompanhamento da estadia.
- Domingo, 03/12: Voo de volta para seu destino final. O horário de partida é de livre escolha.