Enviar a um amigo

Eclipse total do Sol no Chile em 2020

Venha observar o eclipse total do Sol no Chile em dezembro de 2020! Ver descrição detalhada

Eclipse total do Sol no Chile em 2020

Venha observar o eclipse total do Sol no Chile em dezembro de 2020! Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Página inicial do sítio > Temas e Destinos > Eclipse total do Sol no Chile em 2020

Quero me inscrever

Acrescentar à lista de desejos

Niveau de confort

Niveau physique

Niveau technique

Accessibilité

Introdução

Venha viver de perto este evento raro - o eclipse solar total na região de Araucanía, no Sul do Chile, em dezembro de 2020. Aproveite para visitar o Chile, selvagem e natural e fazer uma excursão sob as estrelas no deserto do Atacama. Ou o vulcão de Villarica no altiplano, passando pelo Lago Budi e terminando em Santiago.

A Estada

Pegue a estrada para um evento único, excepcional e inesquecível: o eclipse total do Sol no Chile em 14 de dezembro 2020!

As visitas ocorrerão do dia 13 de dezembro de 2020 a 2 de janeiro de 2021. É possível hospedar-se por uma, duas ou três semanas. Cada semana terá um programa diferente e complementar.

Dois temas diferentes serão desenvolvidos junto com o cotidiano comum dos dois grupos. Esses temas são:

  • Astronomia e astrofísica: para todos os fãs de astronomia. Introdução: de 7 a 15 anos. Prática e pesquisa: a partir dos 16 anos.
  • Oficina da mudança: oportunidade de acompanhar os fãs do astro e sua família, enquanto aproveita essas oficinas de alto nível organizados regularmente pela ONG OSI e, principalmente, a oportunidade de observar dos Eclipses Totais do Sol.

Introdução à astronomia: de 7 a 15 anos

O céu sempre fez e continuará fazendo adultos e crianças sonharem. Será sua imensidão? O mistério que parece viver nele? Ou, quem sabe, as questões que ele nos faz levantar sobre nós mesmos e nosso lugar no cosmos?
Por meio de atividades práticas e observações astronômicas, venha aprender conosco mais sobre nosso universo, sua história, sua estrutura (estrelas, planetas, galáxias, etc.) e seus mistérios em um ambiente mágico de um eclipse total do sol e das terras altas chilenas que oferecem um céu de beleza rara.

Nesta introdução, planejamos abordar vários conceitos (veja a lista abaixo). A escolha dos temas e seu aprofundamento será adaptado ao seu nível e a seus desejos. O programa será moldado em função do que você deseja descobrir ou se aprofundar.

Segue, abaixo, uma lista não exaustiva dos temas:
- O Sol e o Sistema Solar
- O ciclo da vida das estrelas
- O lado obscuro do universo
- A história do universo segundo as teorias cosmológicas atuais
- A composição elementar do universo
- A mecânica celeste
- Reconhecimento das constelações
- Uso do material astronômico

Astronomia e astrofísica a partir de 16 anos

Durante esta estadia no país dos observatórios astronômicos, você aprenderá ou aprofundará seu conhecimento em astronomia, em equipamentos astronômicos e a aprenderá a criar imagens do céu para levar com você o testemunho desse momento mágico: o eclipse total do Sol.
O programa: as observações, o dia e a noite, visita ao observatório, fotografia, astrologia, paisagens de tirar o fôlego...

Nós abordaremos diversas noções (veja a lista abaixo). A escolha dos temas, e seu aprofundamento, será adaptada ao seu nível e a seus desejos. O programa é moldado em função do que você deseja descobrir ou no que você deseja aprofundar-se.

Segue, abaixo, uma lista não exaustiva dos temas:
- A física solar
- O ciclo de vida das estrelas
- O lado escuro do universo
- A história do universo segundo as teorias cosmológicas atuais
- Composição elementar do universo
- Relatividade e gravidade
- Reconhecimento das constelações
- Uso do material astronômico

Em paralelo, após ter coletado os dados no dia do Eclipse, iremos concentrar-nos em sua compreensão e análise. Também participaremos de outros pequenos projetos participativos de estudos do céu.

Os próximos eclipses TOTAIS do Sol

4 de dezembro de 2021
na Antártica

8 de abril de 2024
na América do Norte

O Projeto de Pesquisa

Astronomia e astrofísica

Além do evidente interesse estético, a observação de eclipses a partir da Terra permite estudar a coroa solar (ver artigo abaixo). No início do século passado, essas observações também possibilitaram apresentar uma prova experimental da curvatura do espaço-tempo devido às massas previstas por Einstein em sua teoria da relatividade geral. Depois da coleta dos dados no dia do Eclipse, iremos nos dedicar à sua compreensão e análise e também participaremos de outros pequenos projetos participativos de estudos do céu.

Paralelamente aos eixos e tendo em vista o nosso ambiente único, também faremos muitas observações do céu, além de tirar muitas fotografias dos astros durante toda a estadia.

Oficina da mudança

Lire plus

O Local

Primeiramente, vamos à região chilena de Araucanía para observar o eclipse durante a primeira semana antes de nos encaminharmos ao Deserto de Atacama na segunda e terceira semanas. Muitos observatórios encontram-se neste deserto, conhecido como mais alto do mundo!

!! Para reservar suas passagens aéreas, leia o informativo com atenção! (Os horários são indicados nas em fuso horário local):

-Chegadas na 1ª semana: 13/12/20, no Aeroporto internacional de Araucanía em Temuco. Chegada mais tarde às 18h.
- Translado da 1ª semana para 2ª semana: Partida em 20/12/20 do Aeroporto Internacional de Araucanía para o Aeroporto El Loa em Calama. Sugerimos o voo das 15h47, operado pela Latam Airlines tanto para a chegada quanto para a partida.
- Chegadas na 2ª semana: 20/12/20, do início da tarde até às 18h no Aeroporto El Loa em Calama.
- Chegadas na 2ª semana: 27/12/20, do início da tarde até às 18h, no Aeroporto El Loa em Calama. Idem para as partidas.
- Voo do Aeroporto El Loa de Calama para Santiago: 2m 02/02/21. Voo sugerido: ainda não está disponível, mas informaremos o mais rápido possível
- Partida do Chile para a França: 03/01/21, na parte da manhã.

Para obter mais informações, não deixe de entrar em contato conosco por e-mail.
— 

Lire plus

O dia a dia no Local

A primeira semana, de 13 a 20 de dezembro, será em Araucanía, região na qual ocorrerá o eclipse solar total. Além da observação do eclipse total em 14 de dezembro e das atividades científicas, conheceremos, em contato com a cultura local, algumas das mais belas paisagens dessa região.

A segunda semana, – de 20 a 27 de dezembro, e a terceira semana, de 27 de dezembro a 3 de janeiro, serão no deserto de Atacama ao redor de São Pedro de Atacama. O período de atividades não científicas na segunda semana será dedicado à descoberta de paisagens extraordinárias e poderemos observar, como, por exemplo, as Lagoas Altiplânicas ou até mesmo os gêiseres que surgem no começo da manhã. Nós passaremos o Natal juntos degustando as especialidades locais.

O programa da terceira e última semana estenderá as atividades científicas em curso naquele momento. O grupo que trabalha com astronomia partirá em duas turmas para um acampamento nos vales que não ficam muito longe de São Pedro a fim de evitar qualquer poluição luminosa para as observações astronômicas. Os participantes do outro grupo também poderão participar, desde que tenham condição física e o material de acampamento adequado. Todos nós iremos nos reunir para celebrar o Ano Novo juntos.

A área para a qual iremos viajar no deserto de Atacama encontra-se em uma região de grande altitude. A cidade de São Pedro encontra-se a 2.500 metros de altitude e chegaremos a zonas de altitude superior a 4.000 metros, se as condições climáticas permitirem. É necessária uma boa condição física é necessária para suportar a altitude.
Os acampamentos, as noites sob as belas estrelas no deserto e os longos períodos de caminhada da cidade exigem uma ótima condição física.
Além disso, é necessária a realização de um teste de esforço para pessoas acima dos 50 anos, devido à exposição à grandes altitudes.

Lire plus

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

O dia a dia do Programa

Segue aqui o programa geral da estadia (o programa detalhado ainda está em desenvolvimento) :

  • Domingo, 13/12: Recepção do grupo no Aeroporto Internacional de Araucanía, Temuco, até às 18h. Viagem em micro-ônibus (2 horas) até Villarrica.
    Acomodação para a semana na região da Villarrica.
  • Segunda-feira, 14/12: Jornada do Eclipse.
  • Terça-feira, 15/12 à Sábado 19/12: Semana na região de Villarrica, analisando os dados do eclipse, conhecendo o céu e participando do programa CHANGE.
  • Domingo, 20/12: Viagem para Calama. Sugerimos que você reserve o voo das 15h47 no Aeroporto Internacional de Araucanía, em Temuco, para o Aeroporto El Loa em Calama.
  • Segunda-feira, 21/12: Viagem em micro-ônibus para São Pedro de Atacama (1h30) e acomodação para as duas semanas subsequentes na região.
  • Terça-feira, 22/12, a Sábado, 26/12: Semana com muitas descobertas e aprendizados no coração do Deserto de Atacama. Visita ao Large Millimeter Array (ALMA), aos acampamentos e observações, banhos quentes, Lagoas Altiplânicas, Piedras Rojas e, se as condições permitirem, subida ao Cerro Toco.
  • Sábado, 26/12: Retorno a Calama em um micro-ônibus na parte da tarde para aqueles que terminam a estadia. Visita e pernoite em Calama.
  • Domingo, 27/12: Partida no Aeroporto El Loa em Calama para Santiago e seu destino final. O horário de partida é de livre escolha.
    Para os que chegarem, haverá uma viagem de micro-ônibus ao final do dia para São Pedro de Atacama (1h30).
  • Segunda-feira, 28/12, a Sexta-feira, 01/01: Segunda semana no deserto de Atacama. Aprofundamento em astronomia. Visita a diversos locais: Vale da Lua, Vale da Morte, etc. Além disso, diversos acampamentos de observação e um ano novo com a cabeça nas estrelas!
  • Sexta-feira, 01/12: Viagem em micro-ônibus para Calama e visita à cidade. Reunião de acompanhamento do da estadia.
  • Sábado, 02/12: Voo de volta para Santiago de manhã (ainda não disponíveis). Visita a Santiago ao fim do dia e reunião de acompanhamento da estadia.
  • Domingo, 03/12: Voo de volta para seu destino final. O horário de partida é de livre escolha.
Lire plus

Documentos produzidos

Descrição da estadia - EUA 2017 (para referência)

Uma estadia única e planejada para 2017. Esse pacote promete muitas maravilhas! Ao voltar para casa, garantimos que você irá se sentir com a sua cabeça nas estrelas!

21 de agosto de 2017: Eclipse Total do Sol
Um lindo eclipse total exclusivamente nos Estados Unidos! É a réplica exata do eclipse total de 11 de agosto de 1999, que varreu a Europa a 18 anos atrás. Há muito o que saber sobre esse belo espetáculo!


Esta estadia única acontecerá em 2017 durante o eclipse total nos EUA. Você perdeu essa oportunidade? Não tem problema, pois planejamos voltar e observar esse fenômeno no próximo eclipse total, que ocorrerá, desta vez, na Argentina, em 2020!

Pegue a estrada para um evento único, excepcional e inesquecível : o eclipse total do Sol em 21 de agosto de 2017 nos Estados Unidos !
Ao longo dessa estrada que cruza os Estados Unidos, você aprenderá a utilizar o material de astronomia, a fazer imagens do céu e especialmente do Sol e trazer com você o testemunho do momento mágico que é o eclipse total do Sol. No programa : observações, dia e noite, visitas aos observatórios e às instalações da NASA, entrevista com cientistas, fotografias, astrofotografia...

Os Eclipses Totais do Sol

Os próximos eclipses TOTAIS do Sol acontecerão:
2 de julho de 2019
na América Latina
14 de dezembro de 2020
na América Latina
4 de dezembro de 2021
na Antártica
8 de abril de 2024
na América do Norte


No local, a estadia será articulada em torno dos diferentes projetos de jornalismo científico sobre os temas de astronomia, aeroespacial e da participação das mulheres na ciência nos EUA. Nos 11 dias no local, você irá investigar, visitar os lugares históricos da NASA, documentar e encontrar as pessoas que fizeram e fazem a história da astronomia nos Estados Unidos. Nossa equipe, composta de um astrofísico-astrônomo, uma especialista em questões de gênero e uma especialista em logística dedicada a expedições estarão lá para orientá-lo na escolha de seu projeto, bem como na maneira de adquirir e retransmitir as informações coletadas.

(Exemplo de temas do jornalismo científico com OSI- Iceland’Lab 2016: https://youtu.be/4Bsf2Q8jLyE - https://youtu.be/PIOCnYutyX4 - https://youtu.be/zoQCJ2pYiFo )

Todas as atividades científicas e jornalísticas serão realizadas em inglês. As visitas, as noites de observações públicas, as entrevistas e discussões com as diferentes pessoas que conheceremos serão realizadas em inglês. O diário de bordo, que será a ligação com sua família e seus amigos, será redigido em inglês e francês. As atividades particulares, como as observações astronômicas preparatórias para eclipse poderão ser realizadas em francês.

Nossa viagem na estrada irá nos levar de Washington DC a Nashville, Tennessee.
No nosso trajeto, veremos os lugares mais emblemáticos relacionados à história da astronomia e da conquista espacial dos Estados Unidos. No programa estão incluídos o Museu do Ar e do Espaço, o Goddard Space Flight Center (centro de teste do futuro telescópio espacial), o Observatório Green Bank, com seu famoso radiotelescópio, e até mesmo o Marshall Space Flight Center, onde foram testados os motores dos foguetes da Missão Apollo.

Uma vez que a estadia é itinerante, teremos de nos deslocar regularmente com o nosso micro-ônibus, no qual você encontrará todo o conforto necessário. Cruzaremos as áreas remotas das cidades para desfrutar de um céu preservado à noite e dormiremos na barraca em quase todos os dias (exceto em Washington e Nashville), sempre atentos para não descuidar do repouso e conforto de todos.

Dia 1: Você chegará ao Aeroporto de Washington DC para o início da sua aventura astronômica.

Dia 2: Visita ao Goddard Space Flight Center da NASA em Washington! Visita ao Museu Smithsonian Air and Space e traslado para a cidade de Franklin.

Dia 3: Visita ao Observatório Green Bank, um lugar que hospeda um radiotelescópio de 100 m de diâmetro! Em seguida, traslado para Wytheville.

Dia 4: A caminho de Pisgah, para visitar o Pisgah Astronomical Research, um antigo local da radioastronomia da NASA, onde você poderá começar a utilizar o material astronômico da expedição em um local protegido da poluição luminosa e de edificações construídas. Este local permite, também, àqueles que desejam, fazer belas caminhadas.

Dia 5: Dedicado ao início dos testes e à preparação para o melhor dia do eclipse. Traslado de Pisgah a Knoxville.

Dia 6 e 7: Faremos um pequeno desvio para o Alabama, em Hunstville, para visitar o “Marshall Space Flight Center” da NASA, onde são projetados, construídos e testados os motores do foguete, sondas e satélites utilizados pela agência espacial americana (é aqui que foram construídos os motores dos foguetes enviados à Lua nas Missões Apollo).
Dia de relaxar após esta primeira semana de viagem na estrada.

Dia 8 e 9: De Huntsville a Nashville, Tennessee, para aproximar-se do local do Eclipse. A Identificação precisa do local do eclipse, que será em Princeton, Kentucky, e repetição das sessões de fotografia do programa.
Pequena noite de observação.
Dia do eclipse, conforme as condições meteorológicas. Partida pela manhã para o local do eclipse para não perder o início do evento às 11h52, especialmente, a parte principal das 13h20 às 13h23 e para aproveitar o espetáculo até 14h47.

Dia 10: Dia livre, primeira seleção de fotografias e retorno a Washington.

Dia 11: Partida de Washington e retorno a casa repleto de lembranças inesquecíveis!

Diário de bordo 2017

Lire plus

Na imprensa

Lire plus

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também