Página inicial do sítio > Temas e Destinos > Chips no campo
Quero me inscrever
Acrescentar à lista de desejos
Introdução
Tu gostas de codificação? De programação? De eletrônica? De métodos empíricos? Tu tens vontade de utilizar tuas habilidades informáticas ou eletrônicas a serviço da pesquisa? Então esse campo científico é feito para ti! Vem participar em um campo de desenvolvimento de informática e de eletrônica em apoio aos programas de pesquisa da ObjetiOSI, No meio da Provence, de campos de lavanda e de carneiros.
A Estada
Informática nos campos científicos! Colônia de férias em processo de elaboração para 2018. Modificações são previstas.
No ambiente caloroso do Centro de Férias de Crupies, venha participar no desenvolvimento de sensores e de aplicações de tempo real para os programas de pesquisa da OSI.
Vários programas de pesquisa da OSI precisam de material de apoio à base de eletrônica e de informática. Esses materiais (por exemplo, sensores ou componentes de drones) necessitam de software para recuperar de forma eficaz os dados digitais de terreno. Esses materiais necessários para a pesquisa são múltiplos e de complexidades diferentes. Eles podem eventualmente ser decompostos em vários módulos de tal forma que cada módulo possa ser codificado e testado de forma independente. Tu trabalharás então em cima de um material ou um módulo, parte autônoma de um desses materiais, para o qual tu realizarás, seguindo as necessidades e as tuas habilidades, a concepção, a montagem e a programação de pilotagem. Tu testarás em seguida o módulo contendo teu código em situação real.
Entre informática e eletrônica, tecnologia e ecologia, software e natural, vem contribuir aos programas de pesquisa a favor do desenvolvimento sustentável na França e no exterior!
O Projeto de Pesquisa
A informática está no centro de vários estudos científicos e do desenvolvimento de software aplicativos é indispensável para um uso eficaz do material científico informatizado presente nos programa da OSI.
De fato, pelo seu uso de tecnologias sofisticadas como sensores ou drones, certos programas de pesquisa participativa da OSI desenvolveram necessidades de natureza tipo software a fim de interagir com as máquinas. É especialmente o caso do programa Astynax(ção).
Nas expedições, no campo, existe de fato uma necessidade real de aplicativos de telefone funcionando em tempo real a fim de recuperar os dados de naturezas diversas: fotos, vídeos, dados de sensores, observações visuais,... Esses programas serão em seguida úteis não só para os programas da OSI, mas também para outros organismos de pesquisa tais como o CNRS.
A lista de temas virá a se ampliar em função das necessidades do programa Astyanax(ção) e igualmente de outros programas da OSI. Contudo, veja os primeiros eixos que serão desenvolvidos:
Criação de sensores (temperatura, pressão, higrometria,...)
Criação de interfaces para controlar os sensores a partir de um mini calculador (por exemplo, Raspberry PI)
Criação de interfaces para os sensores ou outros módulos sobre os drones (sonda de temperatura,...)
Aplicativos de telefone para recuperar informações estocadas nos calculadores
Análise automática dos dados dos drones
Cada um dos temas será subdividido de forma modular em pequenos programas independentes sobre os quais poderão trabalhar os jovens em pares. Esses programas serão testados em situação real a fim de serem operacionais para o terreno.
Conceitos aprendidos no programa
Algoritmos - Programação - Desenvolvimento - Controle de versões - Eletrônica - Mecânica - Segurança informática - Boas práticas de codificação
O Material Utilizado
Computadores - Raspberry PI - Orange PI - Sensores - Sondas - Arduíno
O Local
O centro de férias de Musiflore se situa na Droma provençal, entre a pequena cidade de Dieulefit e o vilarejo de Bordeaux. Essa parte da Droma é renomada por fazer parte das comunas do biovale, que tem por objetivo desenvolver e organizar um território rural europeu de referência em desenvolvimento sustentável (http://www.biovallee.fr). Assim, é um lugar dinâmico e preservado, onde os riscos de contaminação por pesticidas são menores e os cursos de água, talvez, mais limpos. Falando em curso de água, a Droma é também conhecida pelos mergulhos intempestivos tanto quanto festivos! Perto de nosso centro, nós temos acesso a um belíssimo lugar onde é possível se banhar em um dos afluentes da Droma: o Roubion.
Os contextos agrícola, cultural e artístico dessa parte da França fazem dela um lugar privilegiado. De fato, nós podemos, a pé, ir visitar fazendas e explorações agrícolas, particularmente os estábulos caprinos produtores do famoso Picodon, queijo renomado, em um ambiente familiar. A aproximadamente vinte minutos do centro de Musiflore, a pequena cidade de Dieulefit, com seu centro antigo, nos propõe todas as semanas um grande mercado onde artistas e artesãos convivem com os produtores locais. Por outro lado, Bordeaux é uma pequena localidade que possui um castelo antigo em ruínas e um centro medieval que acolhe, uma vez no verão, uma grande festa medieval que se encerra com magníficos fogos de artifício. Todas essas atividades, que acontecem de acordo com o período do verão e a vontade dos participantes, trazem um acrescento cultural a nossas atividades científicas e permitem ter uma abordagem integrada do território.
No que tange à fauna e à flora, essa região não fica para trás. Abutres-fouveiros passam por cima do centro. Podem-se igualmente encontrar variadas espécies de orquídeas,
As caminhadas na região oferecem paisagens maravilhosas, logo atrás do centro, 500m de altitude mais alto (cerca de 3h de caminhada levando o tempo), os pontos de vista são impressionantes!
Um pouco mais longe, a algumas centenas de metros de bicicleta dessa vez, logo atrás do pequeno vilarejo de Saou, encontra-se a floresta de mesmo nome, aninhada em um sinclinal invertido (formação geológica bastante singular). Enfim, o quadro é mais que simpático.
Nossas atividades na Droma se integram então a uma iniciativa ecológica, ou seja, um todo, em que ciências e atividades manuais, cultura e natureza se associam à vida cotidiana para causar amadurecimento nos participantes... E na nossa equipe!
O dia a dia no Local
Depois da apresentação dos projetos de pesquisa para os quais tu irás contribuir, o grupo será repartido em binômios ou monômios de acordo com as suas preferências e necessidades sobre temáticas adaptadas ao seu nível e áreas de interesse. Essas últimas se dividirão em três grandes famílias:
montagem de sensores com auxílio da tecnologia arduíno
implementação de codificação para fazê-los funcionar
concepção e aplicação de novas ideias para o aperfeiçoamento dos sensores
Assim, tu progredirás de acordo com o teu nível, graças a um projeto e enquadramento individualizado em função das tuas habilidades, preferências e necessidades.
Os sensores desenvolvidos sendo destinados a serem utilizados no campo durante as expedições científicas, numerosas fases de testes ao ar livre acontecerão em paralelo ao desenvolvimento. Essas fases irão se desenrolar no centro Musiflore ou nos entornos podendo envolver passeio e acampamento. A realização desses testes te permitirá então que se evidenciem a presença de bugs, de disfunções e também que se imaginem novas melhorias que tu poderás implementar de volta ao centro.
Partindo ao fim de uma ou duas semanas, tu terás realizado um módulo que tu poderás ver funcionar no campo e que será, uma vez finalizado, enviado em expedição aos quatro cantos do mundo!
A equipe
Julie Rode é corresponsável do Programa de Pesquisa Astyanax(ção). Panterista convicta, ele tem uma formação em física fundamental e, por esse meio, em programação a análise de dados. Ela é atualmente dedicata à ecologia e ao estudo e desenvolvimento de modelos de ecossistemas.
Stéphane Rode é corresponsável do Programa de Pesquisa Astyanax(ção). Também panterista convicto, ele adora aventuras, o ar livre e a pesquisa. Ele tem um histórico de várias expedições pelo mundo e as organiza para que suas paixões sejam compartilhadas. Engenheiro de informática, ele é associado em uma pequena sociedade de desenvolvimentos de sistemas informáticos.
O alojamento
O centro de férias Musiflore – implantado em Crupies no coração dos pré-Alpes Provençais desde 1966 – se situa em plena natureza, com em torno de 48 há de terreno, compartilhados entre florestas e pradarias. Os proprietários das regiões vizinhas nos acolhem igualmente, com a condição de que se respeite seu trabalho (não ir aos campos logo antes da colheita, por exemplo) e de avisá-los. Nós nos encontramos então em um imenso terreno de descobertas e de aventuras, onde só o tamanho de nossos passos é um limite.
Sobre o centro propriamente, ele foi renovado recentemente e oferece quartos iluminados e confortáveis de três a seis camas, assim como numerosas salas de atividades, pequenas ou grandes. O centro de férias possui também um auditório provido de todos os materiais para organizar espetáculos de todos os gêneros. Mais além, outras construções constituem uma antiga fazenda, também renovada, na qual um forno de pão está ainda em atividade. Acontece frequentemente de irmos fazer pão, ou mesmo... pizzas!!!
Nos nossos objetivos ligados ao nosso impacto ecológico sobre esse centro, nós dirigimos nossa atividade em torno da alimentação. O lugar é ideal, pois a produção local é importante e vários agricultores são respeitosos com o meio-ambiente (biovale). Também, os participantes consumem o pão que produzem (dois a três vez por semana por enquanto) e eles confeccionam totalmente seus lanches. Os menus são leves em carnes e são refletidos por trazer tudo que é necessário, de um ponto de vista energético, à base de produtos frescos. Isso é possibilitado graças a uma colaboração estreita com toda a equipe de Musiflore.
De fato, o centro Musiflore se integra também a uma atividade ecológica (caldeira de madeira, numerosos cartazes de sensibilização, preocupados com o balanço energético, alimentação saudável, etc.). Nós tentamos igualmente reduzir nossos deslocamentos, nosso consumo de impressão, e preferir a compra de consumíveis de material reciclado, etc. No centro e em volta dele, nós temos tudo que precisamos para nossas atividades: terrenos abertos para grandes jogos ou realizar decolagem dos drones, florestas extensas para explorar e estudar, pradarias com orquídeas, grandes e notáveis árvores, rios para estudar antes de se banhar neles... O centro Musiflore é, portanto, o lugar ideal para se divertir tanto ao ar livre como no espaço interno!
Esse centro te permitirá viver sua estadia imerso na natureza e tu te beneficiarás de várias salas de atividades no conjunto da infraestrutura. Uma grande sala, que permitirá por vezes a organização de festas e de retransmissões dos participantes aos sábados à tarde, é igualmente disponível.
Quanto aos pais, eles poderão também decidir aproveitar um hotel na região, seja na véspera da sua chegada nos lugares, seja para vir assistir à retransmissão de seus filhos ao sábado à tarde (véspera da partida, ao domingo). Os pais poderão assim visitar a região durante toda a duração da estadia. Além dos vários hotéis e albergues disponíveis na região, o centro de férias Musiflore é igualmente à sua disposição para a noite do sábado ao domingo.
É via Lyon e Valence que nós organizamos os translados acompanhados a partir de todas as cidades. Se tu vens pelos teus próprios meios, outras vias diferentes de acesso estão à tua disposição de acordo com teu ponto de origem ou o lugar do teu destino final se tu nos trouxer teus filhos na ocasião de um deslocamento maior.
Para chegar no local tu podes:
Chegar ao local pelos teus próprios meios (tu receberás a hora exata do encontro por email)
Organizar uma partida de todas as cidades do mundo:
Contata-nos para saber mais
Seja em viagem acompanhada por trem ou minibus da tua cidade
Seja por avião: contate-nos para saber mais