Página inicial do sítio > Temas e Destinos > Retorno à fonte: Pesquisa sobre as Águas de Vosges, a química nas férias!
Quero me inscrever
Acrescentar à lista de desejos
Introdução
Aperte os cintos! Nós vamos entrar no coração de um rio para detectar os diferentes poluentes que o ameaçam. Para analisá-los, você fará todas as experiências em um laboratório de pesquisa com tecnologia de ponta! Graças a seu centro de preparação olímpica e seu gigantesco parque termal, Vittel é também a cidade perfeita para descobrir diversos esportes. No programa: escalada, esgrima, mergulho e equitação!
A Estada
Um projeto científico
Apenas 43.4% de nossos rios são considerados em bom estado para permitir a vida aquática. Ou a água destes rios ou os lençóis freáticos que os acompanham fornecem uma grande parte de nossa água potável!
Como proteger melhor nossos rios? Podemos fazer coisas simples para isso? Nós vamos avaliar a importância do ambiente ao redor do rio pra sua proteção. Com botas e redes no terreno, mas também com espectrômetros, placas de Petri e microscópios no laboratório, nós analisaremos os elementos químicos presentes na água afim de detectar eventuais poluentes e sua origem. Nós estudaremos também os organismos que vivem no leito do rio e que nos darão indícios da sobre o nível de poluição e detectaremos a presença de bactéria por meio de culturas.
Em paralelo à este roteiro, participantes dos roteiros “pulgas no terrno de Vittel e “desenvolvimento informático de Vittel” colocarão pela primeira vez sondas de medidas que nós testaremos.
...e os esportes de auto-superação!
Em paralelo do projeto de pesquisa, nós iremos organizar um programa esportivo para desenvolver a autoconfiança e superar seus medos. É aberto a todos, o principal é tentar e superar-se!
- O medo de altura com a escalda
- O medo de profundezas com o mergulho
- O medo de animal com a equitação
- O autocontrole com a esgrima
O Projeto de Pesquisa
Este roteiro está ligado ao programa Water Watch que visa estudar o meio-ambiente aquático. Você pode nos acompanhar no nosso site e no Facebook para conhecer nossas novidades e nossos outros roteiros
No coração da planície de Vosges corre um pequeno rio “O pequeno Vair” que se inicia próximo de Vittel e desagua num rio mais importante: O Vair, que por sua vez desagua no Meuse. Desses pequenos riachos aos grandes rios, a França é percorrida por uma rede hidrográfica bastante densa. E todos esses riachos contribuem para a boa ou má qualidade dos rios nos quais eles desaguam. Mas também para a qualidade dos lençóis subterrâneos dos quais coletamos nossa água potável.
Quais são os fatores que contribuem para a qualidade da água dos rios e sua biodiversidade? Quais sãos os principais poluentes encontrados nesses cursos de água? Podemos imaginar medidas simples para preservar sua qualidade?
Nós acompanharemos o cursos de um rio: da cidade onde ele é canalizado até fora da cidade, onde atravessa pradarias, bosques... A cada lugar por onde ele passa por um ambiente diferente, nós faremos uma coleta, medindo alguns parâmetros específicos (pH, temperatura, porcentagem de oxigênio – indispensável para a vida aquática...) e pesquisaremos os macro-invertebrados presentes na água (larvas de libélulas, libelinhas, pérolas, sanguessugas...). Algumas espécies são muito sensíveis a poluição e às más condições de vida, como falta de oxigênio. Então, a falta dessas espécies indica o nível de poluição.
De volta ao laboratório, nós analisaremos:
- Os elementos químicos que indicam poluição agrícola (nitrato, amônia, fosfato) por espectroscopia
- A presença de bactérias E. coli por meio de cultura
- Sob a lupa binocular, nós determináramos a presença e quantidade de espécies de macro invertebrados, para avaliar o índice biótico, por microscopia
Se nós tivermos tempo, nós também faremos uma coleta com uma rede DIY de micro-plásticos com uma estrutura que nós mesmos construiremos! Isso nos permitirá avaliar a poluição por plástico nos rios.
Outros roteiros do programa Water Watch estão listados abaixo:
Em Vercors
Em Lausanne
Partindo de Chicago
Partindo de Vancouver
Conceitos aprendidos no programa
Científico
Proteção de ambientes aquáticos - Biodiversidade - Espécies sensíveis à poluição - Agronomia - Química da água - Bacteriologia - Hidromorfologia - Qualidade da água - Transição agro-ecológica
Esportes
Escalada - Mergulho - Equitação – Esgrima.
O Material Utilizado
Espectrofotômetro - Micropipetas – Vidraria de laboratório - Produtos de laboratório - Trabalho em condições estéreis - Placa de Petri - Meio de cultura - Máscaras - Luvas - Óculos - Medidor de pH - Oxímetro - Medidor de condutividade - Rede de coleta – Fichas de transcrição IBGN e Topográfica - Lupa binocular – Amostra de água.
O Local
Vittel
A cidade é conhecida mundialmente por suas águas minerais, mas também por suas estações termais. Uma cidade de relaxamento e bem-estar, também é conhecida pela sua gestão ambiental. Na verdade, todo o território é zero-phyto e orgânico, em particular para proteger os lençóis freáticos localizados logo abaixo do solo! Entre outras coisas, a cidade possui o único campo de golfe zero-phyto da França. É, portanto, um ambiente de vida bastante excepcional!
A cidade compreende também um parque termal de mais de 650 hectares e seu centro de preparação poliesportiva, que atrai grandes atletas
La Vigie de l’Eau e o laboratório
Você será bem-vindo à Vigie de l’Eau, que é uma reconhecida associação de mediação científica de interesse geral. O laboratório no qual faremos todos os experimentos está localizado na Vigie de l’Eau, no coração do parque termal. Do ponto de vista arquitetônico, teremos a oportunidade de florescer em um edifício que data do final do século 19 e construído por Charles Garnier (o arquiteto da Opéra Garnier em Paris). La Vigie de l’Eau também possui um magnífico espaço de exposição e um espaço de realidade virtual. Neste espaço e graças aos auscultadores HTC Vive, irá mergulhar no fundo dos oceanos e no meio do recife de coral para uma experiência de RV excepcional. Na verdade, além de estar em imersão 3D, você poderá atuar e interagir com os elementos do jogo!
O dia a dia no Local
Os esportes
Cada semana, vamos praticar quatro esportes: uma sessão de descoberta na primeira semana, uma sessão de aprofundamento na segunda semana. Todos os esportes são evidentimente supervisionados por profissionais qualificados.
Vamos praticar:
- Escalada em uma parede de 10 m de altura incluindo rotas de 3A a 8B
- Mergulho na piscina Vittel (baptismo)
- Passeios a cavalo com aprendizagem em carrossel
- Esgrima com uso de sabre e espada em trilhas específicas de esgrima.
A maioria dos nossos deslocamentos serão a pé ou de ônibus.
Todas as noites, vigílias serão organizadas: jogos, improvisação, teste cego, uma sessão de imersão 3D com HTC Vive ... E tudo o que você imaginar!
A equipe
Blandine CAQUET
Doutora em biologia floretal
Responsável científica e anfitrião na Vigie de l’Eau
Responsável do programa WATER WATCH que reuni as estadias «International Vittel Watter Science Camp», «International Lausanne Water Science Camp», «USA : Au cœur des Grands Lacs» e "Canada Sauvage et Aventure ’
Certificado de supervisor de natação
O alojamento
Você irá se hospedar no coração da vila esportiva de Vittel: no centro Vita, localizado ao lado do centro poliesportivo. O centro Vita é composto de 2 chalés, cada um composto de 6 quartos para 4 pessoas em beliches e quartos individuais para os supervisores. O centro também inclui um self-service, uma sala de jantar, uma sala de convívio para refeições e dinâmica de grupo. As refeições em self-service serão pela manhã, ao meio-dia e à noite. Na segunda semana da estadia, dormiremos uma noite no acampamento de They-sous-Montfort.
À noite, organizaremos dinâmicas de grupo (jogos, encenação teatral, sessão de imersão 3D com fone de ouvido HTC Vive ...) e, sobre todo tipo de dinâmica de grupo que você desejar.
Testemunhos
Diário de Bordo
Diário de bordo 2019 : http://www.osi-water-watch.org/Inte...
Diário de bordo 2018 : http://www.osi-perception.org/Vitte...