Página inicial do sítio > Antigos Campos de Férias > Campos de Férias no Quebec (Canadá) > Campos PEKUAKAMI > O Longo Fiorde
Posiciona-te à beira da água e observa o mar… então, regula bem os teus binóculos. “Ah, lá estão!”… Um ponto branco, depois outro, e outro ... São dezenas. E, no entanto, não vemos sequer um terço à superfície.
A cada ano, na primavera, as belugas (Beluga significa «branco» em Russo) do Rio São Lourenço voltam ao Fiord Saguenay para se reproduzir nas muitas enseadas e baías envolvidas por falésias. Depois do inverno partem para o mar de gelo.
A sua presença neste local à mais de 7.000 anos é excepcional, porque o seu ambiente habitual situa-se a milhares de quilometros mais ao norte. Hoje em dia, após um século de massacres e poluição, a beluga, espécie protegida e ameaçada de extinção, tornou-se um verdadeiro emblema para o Rio São Lourenço.
Durante este Campo de Férias vais ter formação de noções básicas de biologia marinha no nosso Centro de Férias Científicas, antes de seguires o curso do fiorde, de Tadoussac. Com o resto da tua equipa, deverás apontar os teus binóculos e ver o GPS para rastrear toda a rota destes nadadores incansáveis. Então irás anotar os resultados num mapa com parâmetros oceanográficos que terás o cuidado de medir.
No tempo certo, vais partilhar os teus comentários com os outros participantes do Campo PEKUAKAMI. Os teus resultados, serão publicados no nosso site de internet, e estes resultados irão complementar a nossa base de dados sobre movimentos populacionais de mamíferos marinhos, bem como as redes de observação científica já existentes.
Um filme para ver algumas imagens deste Campo de Férias:
Os Campos de Férias Pekuakami interessam-se geralmente pelas relações entre as espécies dentro dos ecossistemas aquáticos (lagos, fiordes e estuário do Rio São Lourenço). Um dos estudos notáveis é o que se tem debruçado sobre o tema das baleias e as gravações das suas canções subaquáticas: