Página inicial do sítio > Links > Campos de Férias UNIVERS > No Coração do Vortex
Este Campo de Férias extremamente rico e muito completo permitirá satisfazer a tua paixão pelas ciências, tendo o máximo de prazer na companhia de outros jovens presentes no Centro.
Os movimentos em vórtice, os tornados, os ciclones ou os enigmáticos buracos negros têm fascinado gerações de cientistas desde Leonardo da Vinci e falta ainda muito para descobrir os seus segredos, e é exatamente esses temas excitantes e apaixonantes que nós propomos-lhe descobrir com a equipa Objectif Sciences International.
Tu e os teus amigos vão realizar um projeto realmente original e ambicioso, com os seus animadores: Este projeto visa clarear a água, através da criação de um vórtice. O que é um vórtice? Trata-se de um escoamento giratório onde as linhas de corrente apresentam um padrão circular ou espiral, no qual as partículas de fluido rodam em torno de um eixo.
O primeiro passo é entender melhor os vórtices naturais e inspirar-se para conceber um sistema usando toda uma série de tubos, válvulas, ... Uma primeira etapa foi realizada pelos campos de férias do verão de 2006, com a criação de um vórtice transparente de mais de 2,5 metros! Os Campos de Férias de 2007 e 2008, utilizaram esta máquina formidável através da realização de várias medidas de água obtidos na saída ... em 2009, 2010 e 2011, foram feitas maiores alterações à nossa máquina, de modo a torna-la mais estável, mais seletiva ... e continuarão a ser feitas verdadeiras pequenas façanhas nesta «máquina Vortex», e para isso, precisamos ao máximo da tua capacidade científica e de bricolage!
Também continuamos a considerar o projeto de novos sistemas. E o desenvolvimento de novas ferramentas de medição («Ver» para entender). Por que não utilizar mais tubos Vortex? Aqui é a criatividade dos artistas que é bem-vinda! Por fim, serão também desenvolvidas uma série de ferramentas e instrumentos de medição para comparar a entrada de água e a saída de água. Pode-se, por exemplo, usar o «I-Buttons» verdadeiras pequenas maravilhas sensíveis a décimos de um grau Celsius, ou até mesmo desenvolver um protocolo para fotografar os cristais de água.