Enviar a um amigo

IceLand Lab' - Nível 4Nível 4

Ciências, descoberta da Islândia e trilhas, contribuindo para uma Pesquisa sobre o tema da geologia, do vulcanismo, dos glaciares e da mudança climática, tudo em inglês! Ver descrição detalhada Nível 4

IceLand Lab' - Nível 4Nível 4

Ciências, descoberta da Islândia e trilhas, contribuindo para uma Pesquisa sobre o tema da geologia, do vulcanismo, dos glaciares e da mudança climática, tudo em inglês! Ver descrição detalhada Nível 4

Glaciares e Vulcões - Nível 4 - Inglês - 15 dias - Islândia
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Página inicial do sítio > Temas e Destinos > IceLand Lab' - Nível 4

Quero me inscrever

Acrescentar à lista de desejos

Niveau de confort

Niveau physique

Niveau technique

Accessibilité

Introdução

Esta estada científica oferece a possibilidade de relacionar as ciências, a descoberta da Islândia e as trilhas, contribuindo para uma Pesquisa sobre o tema da geologia, do vulcanismo, dos glaciares e da mudança climática.

Duas semanas no coração de uma das ilhas mais fabulosas do planeta, um verdadeiro livro de geologia a céu aberto tornou-se hoje um laboratório ao ar livre da mudança climática!

A Estada

Tua missão caso a aceites

Realizar um trabalho de pesquisa científica no campo, sobre o tema dos glaciares, da água, das rochas e da mudança climática, dessa forma, contribuirás para o avanço do Programa de Pesquisa e Educação às Ciências GEOCLIM.

Terás por objetivo tirar fotografias, tomar medidas GPS, colocar sensores de temperaturas, recuperar os dados do ano passado, pesquisar e estudar arquivos meteorológicos, fazer algumas investigações junto das populações sobre o aquecimento climático nessa parte da ilha: existe uma redução dos glaciares, tu observas uma instabilidade das encostas, uma modificação dos fenômenos hidrológicos, bem como uma migração das espécies animais e/ou vegetais?...

© OSI : Celine Giroir

A abordagem de suas equipas solicitará que faças perguntas com base nas observações sobre os fenômenos naturais encontrados durante as excursões, para poder levar mais adiante o conceito.

Os educadores e educadoras científicos estarão presentes para explicar os mecanismos naturais mais marcantes ou para acompanhar as equipas de forma justa na realização de suas investigações. A forma de escrever e de retransmitir as descobertas e as observações será desenvolvida no dia a dia sob a forma de reagrupamentos e tempos de conversação.

A Islândia

A Islândia é uma terra de fogo e de gelo, uma ilha promontório da dorsal meso-atlântica que se movimenta com uma velocidade média de 2 cm/ano, localizada sobre duas placas tectónicas diferentes: a placa europeia ao leste e a placa americana ao oeste.

A Islândia representa um quinto da superfície da França, ela possui o maior glaciar da Europa, o Vatnajökull, do tamanho da Córsega. Essa calota glaciar cobre uma parte do sudeste da Islândia cuja superfície se aproxima dos 8400 km². Assim, ela cobre cerca de 8% da superfície do país. A espessura da calota glaciar pode atingir até 1000 metros. E sob essa calota, existem muitos vulcões, alguns ainda ativos, como o Grimsvotn, que entrou em erupção em 1996. A existência de cinco tipos de vulcanismo, bem como do vulcanismo subglacial oferece um ambiente e paisagens únicas, que fazem da Islândia uma exceção geológica.

© OSI : Celine Giroir/Julien Beaugheon
© OSI : Celine Giroir/Julien Beaugheon

Os parques naturais são bem preservados e são o objeto de ordenamentos para que o turismo estival não destrua os solos frágeis dessa Terra. A exploração da geotermia como energia de aquecimento e a fabricação da eletricidade confere à Islândia uma autonomia energética quase completa. Protótipos de veículos movidos a hidrogénio já estão rodando nas estradas islandesas.

Uma fauna ornitológica fora do comum coexiste com as ovelhas, as renas, os cavalos islandeses, as raposas polares e as focas. Ninhadas de papagaios-do-mar poderão ser vistas sobre as falésias da pequena cidade de Vík.

Organização da viagem

É possível viajar acompanhado a partir das principais cidades do mundo (Roma, Genebra, Tóquio, Montreal...). Para poder desfrutar desse sistema, por favor, siga as instruções seguintes: para participar dessa estada é preciso se dirigir ao aeroporto de Reykjavík. Se moras na Europa, recomendamos uma saída de Paris, Genebra ou, melhor ainda, de Londres. Para todas as outras regiões do mundo, o melhor é escolher os voos administrados por uma companhia americana. Em todo caso, agradecemos o contato com a equipa do Centro Europa, que organiza essa estada, para escolher o melhor horário de voo.

© OSI : Celine Giroir

Vídeo

O Projeto de Pesquisa

Sereis levados a descobrir, depois a praticar, métodos e técnicas de pesquisa científica, no campo, utilizando ferramentas de medidas, comparando os dados das expedições anteriores no que se refere à observação e a evolução de um glaciar. Estudando também arquivos meteorológicos e fazendo investigações junto das populações locais.

Todo esse trabalho de campo será retransmitido sob a forma de artigos, com o objetivo de fazer avançar o Programa de Pesquisa e Educação às Ciências GEOCLIM. Dessa forma, participarás do avanço de soluções em favor do desenvolvimento sustentável no que diz respeito à gestão das mudanças climáticas sobre o Planeta!

Lire plus

Conceitos aprendidos no programa

Energias renováveis - Sensores - Composição química - Conservação da energia - Cristais - Ciclo da água - Dinâmica dos fluidos - Fractais - Industrialização - Luz - Estudo dos magmas - Magnetismo - Rios - Termodinámica - Vulcanologia

O Material Utilizado

Mapas geológicos - Software de computação científica - Magnetómetro - Martelo de geólogo - Material de laboratório - Computadores - Ferramentas de medida - Fotografia digital - Espectrofotómetro - Telescópios ópticos - Vídeo digital - Projetor de vídeo

O dia a dia no Local

A expedição ocorrerá na região sul da Islândia. Começaremos por uma visita à capital, Reykjavík, em seguida, faremos o famoso circuito do Círculo de Ouro, onde descobriremos o Parque Nacional de Pingvellir, a impressionante queda d’água de Gulfoss e o local de energia geotérmica de Geysir, que conta com muitas fontes de água quente e de gêiseres, um deles ativo, o Strokkur.

© OSI : Julien Beaugheon/Celine Giroir

Muitas excursões a pé serão organizadas, incluindo dois dias sucessivos de acampamentos organizados na reserva de Fjallabak, em Landmannalaugar, e que serão dedicados às trilhas durante todo o dia ou metade do dia (todos os níveis). Essa reserva oferece um espetáculo grandioso: montanha de obsidiana, encostas constituídas de fluxos de lavas, como a riólito, que é colorida de amarelo, de ocre, passando pelo verde e pelo cinza.

Podes descobrir e desfrutar das zonas geotérmicas, particularidades da Islândia, algumas das quais oferecem a possibilidade de banhar-se em plena natureza, nas fontes de água quente, como acontece perto do acampamento de Landmannalaugar!

Depois, partiremos para um trekking de 4 dias na reserva de Fjallabak, na saída de Landmannalaugar e com destino à Thorsmork, ao sul. Esse trekking será realizado com total autonomia e o alojamento será no acampamento. Trata-se do trek Laugavegur, cujo itinerário faz 55 km de extensão. Ele é dividido em 4 etapas, com uma distância de 12-15 km cada uma. Esse trekking não apresenta grandes dificuldades técnicas, há um pouco de desnível, mas algumas passagens são escarpadas e a sucessão de descidas e subidas pode ser cansativa. Observa-se que o mal tempo na Islândia é bastante comum: chuva, vento, frescor e, às vezes, nevoeiro, portanto, convém equipar-se adequadamente, e ... manter o ânimo apesar dos caprichos meteorológicos!

Depois desses dias de caminhada, nosso itinerário nos levará ao Parque Nacional de Skaftafell, onde ficaremos por 3 dias para continuar o estudo da língua glaciar do Skaftafelljöhull. Esse glaciar pertence à imensa calota glaciar, a Vatnajökull. Mais ao leste de Skaftafell, faremos uma excursão de um dia para observar um espetáculo magnífico: a laguna de Jökursarlon. Trata-se de um lago glaciar repleto de icebergs que ali nasceram. Com a fonte do glaciar, o lago aumenta sua capacidade.

Por fim, no caminho de volta, pararemos durante um dia na pequena cidade de Vík, para descobrir as belezas geológicas, como os Órgãos Basálticos, falésias e, talvez, os papagaios-do-mar, que fazem seus ninhos numa parte do ano sobre essas falésias.

A viagem ocorrerá por etapas com os autocarros islandeses e por etapas quotidianas de caminhadas no campo, com um educador (a) para 5 participantes. Utilizaremos também um veículo 4x4 para ter acesso às pistas do centro da ilha, principalmente para ir à Landmannalaugar. Enquanto o autocarro de transporte coletivo permitirá deslocar-se sem dificuldades de um ponto a outro do circuito; o equipamento previsto para a expedição (mochila, barracas e equipamento científico, como termómetro - computadores, binóculos - câmeras fotográficas - câmera...), o equipamento pessoal de cada participante (roupas, câmeras fotográficas...) e o alimento (conservas e produtos frescos).

Os autocarros islandeses são um meio de deslocamento confiável, devido às limitações de velocidade e flexibilidade durante as paradas nos terrenos de acampamentos, ele será nosso meio de deslocamento privilegiado. O alojamento será feito em acampamentos. Forneceremos as barracas para dormir e o material necessário para cozinhar: panelas e fogareiro.

Observa-se que o mal tempo na Islândia é bastante comum: chuva, vento, frescor e, às vezes, nevoeiro. Portanto, convém equipar-se adequadamente, respeitando a lista de roupas que lhe foi fornecida.

Lire plus

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

O dia a dia do Programa

- Dia 1: Saída de Paris e chegada à Reykjavík
- Dia 2: Dia em Reykjavík
- Dia 3: Circuito do Círculo de Ouro
- Dia 4 e dia 5: Landmannalaugar e reseva de Fjallabak
- Dia 6 à dia 9: Trekking Laugavegur
- Dia 10 e dia 11: Parque de Skaftafell
- Dia 12: Jökursarlon
- Dia 13: Vík
- Dia 14: Retorno à Reykjavík
- Dia 15: Saída de Reykjavík e chegada à Paris

Lire plus

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também