Enviar a um amigo

IceLand Lab' - Nível 3Nível 3

Duas semanas no coração de uma das ilhas mais fabulosas do planeta, um verdadeiro livro de geologia a céu aberto tornou-se hoje um laboratório ao ar livre da mudança climática! Ver descrição detalhada Nível 3

IceLand Lab' - Nível 3Nível 3

Duas semanas no coração de uma das ilhas mais fabulosas do planeta, um verdadeiro livro de geologia a céu aberto tornou-se hoje um laboratório ao ar livre da mudança climática! Ver descrição detalhada Nível 3

Glaciar e Vulcões - Nível 3 - em Inglês - 15 dias - Islândia
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Página inicial do sítio > Temas e Destinos > IceLand Lab' - Nível 3

Quero me inscrever

Acrescentar à lista de desejos

Niveau de confort

Niveau physique

Niveau technique

Accessibilité

Introdução

Se queres partir em uma estada linguística, mas gostarias também de fazer uma maravilhosa viagem científica, aqui está a “Science Camp” que tu precisas! 15 dias no coração de uma das ilhas mais fabulosas do planeta, um verdadeiro livro de geologia a céu aberto!

Esta estada vai te oferecer um projeto de jornalismo científico a ser realizado em inglês sobre o tema dos glaciares, das rochas, do vulcanismo, da água e da mudança climática, e tudo isso, em um campo fabuloso!

A Estada

A respeito desta estada, tu serás levado a descobrir, depois a praticar em inglês, técnicas de jornalismo científico, no terreno, por meio de investigações junto das populações locais, de reportagens fotográficas, de pequenos vídeos e da elaboração de artigos, com o objetivo de fazer avançar as pesquisas científicas no domínio do clima e dos glaciares islandeses. Assim, participarás do progresso de soluções em favor do desenvolvimento sustentável relativo à gestão das mudanças climáticas sobre o Planeta!

A Islândia merece a visita, não apenas por tudo o que já sabemos quando sonhamos em ir até lá, mas também por outras particularidades. Sabias que lá a tecnologia do hidrogénio é encontrada nas estações de serviço? O que é raro e único se compararmos com o Canadá ou a França, a Suíça ou os Estados Unidos, que estão muito atrasados em relação à essa tecnologia!

A totalidade das actividades científicas e jornalísticas da estada será desenvolvida em inglês. Estada que será composta também de muitas outras actividades lúdicas e de relaxamento, que poderão ser feitas em inglês ou em francês. As reuniões e entrevistas, as discussões com os moradores e profissionais da ilha, as investigações, as conferências dadas pelos jovens no final da sua estada aos outros visitantes serão todas realizadas em inglês. O Diário de Bordo escrito pelos participantes, acessível na internet, é escrito em francês para as partes destinadas aos pais e aos amigos da família e em inglês para a totalidade dos relatórios científicos ou jornalísticos.

Organização da sua viagem

É possível viajar acompanhado, para os mais jovens, a partir das principais cidades do mundo (Roma, Genebra, Tóquio, Montreal...). Para poder desfrutar desse sistema, por favor, siga as instruções seguintes: para participar dessa estada é preciso se dirigir ao aeroporto de Reykjavík. Se vieres do Quebec, recomendamos uma partida do aeroporto de Montreal. Se moras na Europa, recomendamos uma saída de Paris, Genebra ou, melhor ainda, de Londres. Para todas as outras regiões do Mundo, o melhor é escolher os vôos operados por uma companhia americana. Em todo caso, agradecemos o seu contato com a equipa do Centro Europa, que organiza essa estada, para escolher o melhor horário de voo.

© OSI : Celine Giroir/Julien Beaugheon

Organização no local

A viagem será realizada ora por etapas com os autocarros islandeses, ora por etapas diárias de caminhadas no terreno, com um educador (a) para 5 participantes. Enquanto o transporte de autocarro coletivo permitirá deslocar-se sem esforço de um ponto a outro do circuito; o equipamento previsto para a expedição (mochila, barracas e material científico, como termómetro - computadores - binóculos - câmeras fotográficas - câmera...), o equipamento pessoal de cada participante (roupas, câmeras fotográficas...) e o alimento (conservas e produtos frescos). O alojamento será feito em acampamentos no parque.

Os autocarros da Islândia são um modo de deslocamento confiável, devido às limitações de velocidade e flexibilidade durante as paradas nos acampamentos, ele será nosso modo de deslocamento privilegiado. Mas, podemos também utilizar um veículo 4x4 para ter acesso às pistas do centro da ilha, principalmente na reserva de Fjallabak.

Observa-se que o mal tempo na Islândia é bastante comum: chuva, vento, frescor, e, às vezes, nevoeiro. Convém equipar-se adequadamente, respeitando a lista de roupas que lhe tenha sido fornecida e... manter o ânimo apesar dos caprichos meteorológicos!

A expedição

A expedição ocorrerá na região sul da Islândia. Muitos passeios a pé serão organizados para levar a cabo nossa expedição sobre o jornalismo científico.

Quer se trate de descobrir os arredores lunares de Reykjavík ou de utilizar as piscinas municipais geotermais (Reykjavík e Vík), cada actividade extra desportiva ou cultural será colocada a serviço do projeto de jornalismo científico dos participantes.

Podes descobrir e desfrutar das zonas geotérmicas, particularidades da Islândia, algumas das quais oferecem a possibilidade de banhar-se em plena natureza, nas fontes de água quente!

© OSI : Celine Giroir/Julien Beaugheon

Três dias sucessivos de acampamento também serão organizados na reserva de Fjallabak, em Landamannalaugar, e serão dedicados aos passeios durante todo o dia ou metade do dia (todos os níveis).

Nosso itinerário nos levará ao Parque Nacional de Skaftafell, bem como na pequena cidade de Vík para descobrirmos as belezas geológicas, como Órgãos Basálticos, falésias, assim como maravilhosos e impressionantes glaciares.

No seu retorno da expedição ao terreno (acampamento), tu e teus amigos poderão retransmitir, graças a projecção de vídeo do albergue da juventude de Reykajavík, o fruto de sua investigação jornalística em inglês; albergue da juventude no qual muitas nacionalidades se cruzam!

Tua missão caso a aceites: realizar no terreno uma investigação de jornalismo científico sobre o tema dos glaciares, das rochas, do vulcanismo, da água e da mudança climática, e contribuirás, dessa forma, para o avanço do programa de pesquisa e educação às ciências GEOCLIM.

Quando chegarem ao local, serão distribuídos em várias equipas de investigadores e cada uma vai escolher um tema para investigação mais quente possível, a geotermia obriga! Cada equipa terá então 10 dias completos, dentro dos 15 dias da estada, para concluir sua investigação e comunicá-la em inglês.

© OSI : Celine Giroir

Essa estada faz parte de um dispositivo criado pela associação Objectif Sciences International, para desenvolver as competências dos futuros profissionais no domínio do jornalismo científico.

A abordagem de suas equipas vai solicitar que faças perguntas com base nas observações de fenômenos naturais observados durante as excursões para poder levar mais adiante o conceito.

Reduzirás tuas descobertas de forma pessoal, sob a forma de um diário de bordo, que poderás em seguida guardar como lembrança, e encontrarás pouco a pouco uma lógica de retransmissão de todas essas informações sob a forma mais relevante, que pode resultar em um artigo, uma revista, uma reportagem em vídeo, radio, ou qualquer outro documento que permita entender o tema da tua reportagem.

Os educadores e educadoras, geólogos, hidrólogos ou jornalistas científicos, estarão lá para explicar os mecanismos naturais mais marcantes ou para acompanhar as equipas de forma justa na realização de suas investigações. A forma de escrever e de retransmitir as descobertas e as observações será desenvolvida no dia a dia sob a forma de reagrupamentos e de tempo de conversação, que também serão realizados em inglês.

A Islândia

A Islândia é uma terra do fogo e do gelo, uma ilha promontório da dorsal meso-atlântica que se desvia com uma velocidade média de 2 cm/ano, localizada sobre duas placas tectônicas diferentes: a placa europeia ao leste e a placa americana ao oeste.

A Islândia representa um quinto da superfície da França, ela possui o maior glaciar da Europa, o Vatnajökull, do tamanho da Córsega. A existência de cinco tipos de vulcanismo, bem como do vulcanismo sub glaciar, oferece um ambiente e paisagens únicas que fazem dela uma exceção geológica.

© OSI : Celine Giroir/Julien Beaugheon
© OSI : Celine Giroir/Julien Beaugheon

Os parques naturais são bem preservados e são objeto de ordenamentos para que o turismo estival não destrua os solos frágeis dessa terra. A exploração da geotermia como energia de aquecimento e a fabricação de eletricidade confere à Islândia uma autonomia energética quase completa. Protótipos de veículos movidos a hidrogénio já estão rodando nas estradas Islandesas.

Uma fauna ornitológica fora do comum coexiste com as ovelhas, as renas, os cavalos islandeses, as raposas polares e as focas. Ninhadas de papagaios-do-mar poderão ser vistas sobre as falésias da pequena cidade de Vík.

Conceitos aprendidos no programa

Energias renováveis - Sensores - Composição química - Conservação da energia - Cristais - Ciclo da água - Dinâmica dos fluidos - Fractais - Industrialização - Luz - Estudo do magma - Magnetismo - Rios - Termodinâmica - Vulcanologia

O Material Utilizado

Mapas geológicos - Software de cálculo científico - Magnetómetro - Martelo de geólogo - Material de laboratório - Computadores - Ferramentas de medição - Fotografia digital - Espectrofotómetro - Telescópios óticos - Vídeo digital - Videoprojector

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também