Página inicial do sítio > Antigos Campos de Férias > Campos de Férias no Quebec (Canadá) > Campos PEKUAKAMI > Gigantes dos Mares
As baleias beluga ou baleias brancas (Delphinapterus leucas), as focas cinzentas (Halichoerus grypus), os golfinhos-de-bico-branco (Lagenorhynchus albirostris), as baleias-de-minke também chamadas baleias anãs (Balaenoptera acutorostrata), mas também, baleias jubarte (Megaptera novaeangliae), e até mesmo uma majestosa e incrível baleia azul (Balaenoptera musculus), com os seus 30 metros e cerca de 200 toneladas ... Estes são alguns dos moradores mais famosos do estuário do Rio São Lourenço (o maior estuário do Mundo).
Aqui, as águas frescas e «relativamente quentes» do Fiord de Saguenay fluem para as águas geladas do Rio São Lourenço. O relevo submarino único permite aos nutrientes das profundezas subir à superfície borbulhando de krill, pequenos crustáceos que constítuem grande parte da dieta dos gigantes dos mares.
Em duas semanas, terás tempo para descobrir grande parte da complexidade da vida dos mamíferos marinhos. É por isso que irás trabalhar numa equipa com outros participantes e com a ajuda dos teus educadores da Objectif Sciences International, porque terás de saber o suficiente sobre eles para seguir os seus movimentos ao longo da costa, com binóculos, GPS e a indispensável câmera fotográfica digital.
Com a tua equipa, continuarás o projeto iniciado em 2008, envolvido no projeto de concepção uma base de dados de foto-identificação de golfinhos-de-bico-branco do Rio São Lourenço. A partir da costa ou na água, vais precisar de ter “olhos atrás da cabeça” (estar sempre atento) e nunca perder o espetáculo.
Os dados recolhidos serão partilhados on-line através do site da Objectif Sciences International e servirão de base para a concepção de um projeto de monitorização com mais detalhe em 2009 e nos anos seguintes.
Um filme para ver algumas imagens deste Campo de Férias:
Os Campos de Férias Pekuakami interessam-se geralmente pelas relações entre as espécies dentro dos ecossistemas aquáticos (lagos, fiordes e estuário do Rio São Lourenço). Um dos estudos notáveis é o que se tem debruçado sobre o tema das baleias e as gravações das suas canções subaquáticas: