Página inicial do sítio > Temas e Destinos > A procura do coregono: Estudo do lago Léman no caiaque, especial química nas férias!
Quero me inscrever
Acrescentar à lista de desejos
Introdução
No Lago Léman, um peixe mítico, o coregono, vê sua população diminuir... por quê? Esta é a questão a qual desejamos responder analisando a água do lago e seus afluentes, e fazendo isso em um laboratório de verdade, na Universidade de Lausanne! O programa inclui experiências incríveis na vanguarda da tecnologia. Nós também coletaremos amostras em locais inacessíveis, explorando cavernas nas profundezas da terra, ou em caiaque no coração do lago, mas também com remo e paddle!
A Estada
Um projeto científico...
O lago Léman é o maior da Europa, sendo também a reserva de água potável para mais de 500 000 pessoas, francesas e suíças! Nosso roteiro tem como objetivo analisar certos contaminantes na água do lago e seus afluentes. Nós verificaremos qual é a toxicidade destes poluentes para a Dáfnia, um pequeno crustáceo de água doce utilizado rotineiramente por pesquisadores para experiências de eco toxicologia (que testam a toxicidade para organismos vivos). Nós também participaremos do levantamento da população de Coregones no lago recuperando escamas destes peixes para medir a sua idade! Mais informações na seção “Projeto de Pesquisa” a seguir.
... e esportes de superação.
Em paralelo ao projeto de pesquisa, nós fizemos um programa esportivo para desenvolver sua auto-confiança. Os esportes não tem pré-requisito técnico e são adaptados ao nível dos participantes. O mais importante é tentar se superar!
• Superar o medo das profundezas com uma jornada espeleológica no vale de Joux. Nós aproveitaremos para recuperar água de sua profundidade e analisá-la. (Atenção, a atividade de espeleologia ocorre apenas na primeira semana da estadia.)
• Desafiar o medo de altura com a escalada.
• Desenvolver o espírito de equipe com sessões de remo.
• E se divertir com caiaque e remo até o meio da Baía de Vidy. Aproveitaremos para tirar amostras de água que faltam no coração do lago e em profundidade!
O Projeto de Pesquisa
Este roteiro está ligado ao programa Water Watch que visa estudar o meio-ambiente aquático. Você pode nos seguir no nosso site e no facebook para conhecer nossas atualizações e nossos outros roteiros
Neste roteiro, nosso projeto de pesquisa será medir a qualidade da água do lago Leman. Qual será a qualidade da água? Ela depende de sua composição como a quantidade de oxigênio dissolvido, a quantidade de bactérias ou a concentração de certos poluentes, como os nitratos, amônia, os fosfatos vindos da atividade agrícola. Percorrendo o curso do rio “La Chamberonne” que desagua no lago na altura da baía de Vidy, nós tentaremos determinar de onde vem esses poluentes. De botas, nós coletaremos diversas amostras de água ao longo do rio e mediremos a temperatura, condutividade e pH, que nos darão diversos indícios de qualidade da água.
De volta ao laboratório “L’Eprouvette”, na Universidade de Lausanne, nós poderemos analisar de maneira mais precisa graças aos materiais de ponta:
- A quantidade de nitrato, amônia e fosfato na água, por espectrometria
- A quantidade de bactérias E. coli, por meio de cultura
- A toxicidade dos poluentes encontrados, medindo seu impacto, em diferentes concentrações, sobre os micro crustáceos de água doce: as dáfnias
Na segunda semana do roteiro, nós retomaremos a pesca de manhã cedo, para coletar amostras de escamas de Coregones, peixes específicos dos lagos alpinos. Por que coletar as escamas? Porque nós podemos ler a idade dos peixes por suas escamas, como o tronco de uma árvore! Conhecendo a idade desta população de peixes nos permitirá avaliar como sua população se comporta. De fato, o coregone quase desapareceu nos anos 1980 devido à forte poluição do lago Léman por fosfatos. Desde então, as medidas foram tomadas pelas autoridades francesas e suíças para reduzir a quantidade de fosfato e a população de peixes voltou a aumentar.
Contudo, nos últimos anos sua população teve uma recaída... Por quê? É justamente isso que os pesquisadores do INRAE em Thonon-les-Bains nos pediram para descobrir durante este projeto de ciência participativa, porque faltam dados do lado Suiço do lago! Nós faremos as medidas e as escamas coletadas serão enviadas ao INRAE.
Finalmente, nós faremos também uma coleta de micro-plásticos no lago e no rio “La Chamberone”. Um artigo recente mostrou que o lago é tão poluído quanto o Mediterrâneo!
Nós experimentaremos diferentes protocolos de pesquisa de micro-plástico ( amostragem, mapeamento, observação com lupa, determinação etc.) para detectar possíveis traços de nas fontes de água suíça.
Conceitos aprendidos no programa
Proteção de ambientes aquáticos - Biodiversidade - Química da água - Microbiologia - Ecotoxicologia - Escalimetria (leitura de escamas dos peixes) - Análise de imagens - Qualidade da água - Transição agro-ecológica – Teia alimentar
Esportes:
Espeleologia - Escalada – Caiaque – Paddle - Remo.
O Material Utilizado
Espectrofotômetro – Kit de ecotoxicidade – Placas de Petri – Meio de Cultura - Trabalho em condições estéreis – Pipetas e Micropipetas – Vidraria de laboratório – Produtos de laboratório - Máscaras - Luvas - Óculos - Medidor de pH - Oxímetro - Medidor de condutividade – Lupa Binocular - Régua - Balança - Análise de programas de imagem - Retirada de água
O Local
O lago Leman
É o maior lago alpino da Europa, grande o suficiente para que fenômenos marítimos sejam perceptíveis! Em seus 581 km², ele contém 89km³ de água, o equivalente à 59 bilhões de garrafas de água de 1,5 L, e chega à 300 m de profundidade em relação a Lausanne. Sua água tem vários usos (banho, pesca, esportes...) mas sua principal vocação é como fonte de água potável para mais de 500000 franceses e suíços. De onde vem o interesse em pesquisar e agir para preservar sua qualidade!
O campus da Universidade de Lausanne e o laboratório de Eprouvette}
Nós visitaremos regularmente o campos da universidade de Lausanne (UNIL) que conta com mais de 15000 estudantes e nós realizaremos todas as experiências no laboratório público de L’Eprouvette. A cidade de Lausanne, situada no cantão francófono de Vaud, aos pés das montanhas é também uma cidade de esportes, sendo a sede do comitê olímpico internacional.
O dia a dia no Local
Os esportes
Cada semana, nós praticaremos diversos esportes.Todos os esportes serão monitorados por profissionais.
- Um dia de espeleologia no Vale de Joux durante o qual visitaremos também grutas de Vallorbe e uma parte da gruta das Fadas. A ocasião de recuperar a água infiltrada nas profundezas e de comparar com a água da superfície. O dia da espeleologia ocorre somente na primeira semana da estadia.
- Remo: O esporte de equipe por excelência!
- Caiaque e padlle
- Escalada
Para esses três últimos esportes, iremos praticar em duas sessões, na primeira e na segunda semana, o que nos permitirá melhorar de uma semana para a outra.
A equipe
Blandine CAQUET
Doutora em biologia floretal
Responsável científica e anfitrião na Vigie de l’Eau
Responsável do programa WATER WATCH que reuni as estadias «International Vittel Watter Science Camp», «International Lausanne Water Science Camp», «USA : Au cœur des Grands Lacs» e "Canada Sauvage et Aventure ’
Certificado de supervisor de nataçãoGuillaume LORIMIER Responsável Científico
Ciência & Montanha
Engenheiro Hidráulico Grenoble INP - ENSE3
Responsável científico dos projetos «Into the Great Lakes» & «Into the canadian Wilderness».
Patrocinadores
Este programa científico foi concebido em parceria com pesquisadores da Universidade de Lausanne e do INRA de Thonon-les-Bains.
O alojamento
Você irá se hospedar no acampamento de Vidy, na borda do lago Léman. Nós dormiremos numa tenda para 6 pessoas – 3 beliches. Há um pequeno espaço comum na entrada das tendas, com uma geladeira e uma mesa. A instalação será organizada pelos educadores do OSI. Entretanto, todos os participantes dividirão as tarefas cotidianas: preparação de refeições, vigílias, do material científico a ser usado no dia seguinte, porque além da descoberta científica esta é também necessário uma experiência humana para adquirir autonomia!
Testemunhos
Diário de Bordo
Diário de bordo 2019 : http://www.osi-water-watch.org/Inte...
Diário de bordo 2018 : http://www.osi-perception.org/Vitte...