Enviar a um amigo

Robôs - Missão muito Especial - Nível 2

Apaixonados da electrónica e da bricolagem, agora é possível levar a cabo um projecto tecnológico em plena natureza! Podes deste modo seguir as (...) Ver descrição detalhada

Robôs - Missão muito Especial - Nível 2

Apaixonados da electrónica e da bricolagem, agora é possível levar a cabo um projecto tecnológico em plena natureza! Podes deste modo seguir as (...) Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Introdução

Avec le séjour « Robots Mission très Spéciale – Niveau 2 », il se pourrait bien que l’ingéniosité de nos chers espions-ingénieurs-roboticiens en herbe soit bénéfique pour étudier un animal au cœur des préoccupations de tous… nous avons nommé… L’OURS !

Este campo de férias « Robôs - Missão muito Especial - Nível 2 », vai pôr a prova o engenho dos nossos queridos «espiões» «engenheiros» e «especialistas em robótica», no estudo de um animal no centro das nossas preocupações.... O Urso !

A Estada

Os fios eléctricos, as baterias, os painéis solares, as placas electrónicas, os processadores dos computadores, tudo isto será utilizado nesta grande aventura: observando o urso na natureza! Estes pequenos aparelhos, autónomos e inteligentes, serão instalados por ti nas montanhas dos Pirinéus, e transmitirão em seguida as imagens das suas descobertas. Este campo de férias é especialmente dedicado aos fans de robótica, da electrónica e de tecnologia avançada.

Mas o que é que tem um robô de diferente...? Tem necessariamente dois braços mecânicos, duas pernas e uma cabeça ?!

Um robô é um aparelho de execução de tarefas específica, graças ao seu sistema de controle automático, e foi projectado para os domínios industrial, científico e doméstico. Trata-se portanto dum dispositivo equipado como objectivo de realizar tarefas por nós. Uma máquina de lavar a roupa também é um robô ! Mas encontramos também entre os robôs um aspirador que funciona sozinho, uma escada rolante.... ou uma câmera automática que segue o movimento dos animais.

E por falar em câmeras ... hoje em dia, as tecnologias de vigilância estão omnipresentes nas áreas urbanas ...

Nos últimos anos, as câmeras de detecção de movimento, comumente chamados de armadilhagens fotográficas, foram inspiradas em novas novas tecnologias que se desenvolveram como o objectivo de ajudarem os biólogos a monitorizarem a vida selvagem. Então, porquê que não tentamos ainda melhorar esta tecnologia, de modo a tornar estas ferramentas verdadeiramente eficazes para os profissionais da área de protecção da biodiversidade…?!

A tua missão caso a aceites : Tu e os outros participantes deste campo de férias de robótica, informática e electrónica, irão levar para o terreno os recursos TÉCNICOS necessários a este projecto global emocionante: Uma investigação inovadora de naturalistas e biólogos está em curso, sobre o tema da monitorização de animais! Para realizar este projecto com sucesso, precisaremos de uma equipa encarregada de fazer funcionar perfeitamente as câmeras de monitorização de movimento e outros aparelhos automatizados que possam captar imagens e vídeos da fauna selvagem em plena natureza, e, se possível, do urso.

Todos juntos, formaremos uma equipa especializada nos aparelhos autónomos no âmbito deste projecto e poderemos ajudar-vos a colocar em prática o vosso próprio plano de acção. Irás efectuar tarefas minuciosas de modo a aumentar a resistência destes equipamentos (resistência à poeira, à chuva, à imersão, à corrosão, às interferências, etc ...), irás recolher imagens, fotos e vídeos da fauna graças a estes robôs e adaptarás o teu plano de acção em função das necessidades e dos resultados da outra equipa do campo de férias «Seguindo o Rasto do Urso», que se ocupa de seguir o rasto do urso no terreno (ver neste site o descritivo deste campo de férias).

Deste modo irás obter imagens, vídeos e fotos que poderás analizá-las como qualquer bom investigador, segundo as problemáticas e experiências que encontres, de maneira a poderes sugerir melhorias e recomendações para a utilização destas cameras-robôs, nesta área fabulosa que é o da monitorização animal ...!

Cada espécie tem os seus próprios comportamentos, hábitos e habitats, e deste modo o instrumento de monitorização «robô», deverá adaptar-se a cada uma das espécies! Para além disso, alguns animais são mais difíceis de observar que outros, por diversas razões tais como a sua capacidade de mimetismo, o seu habitat ser de difícil acesso, ou ainda possuir uma população muito baixa (risco de extinção) E o urso é justamente uma espécie discreta e reservada, aumentando ainda mais a dificuldade deste desafio!

Poderás observar e estudar os animais, tão discretamente quanto possível, de modo a não os perturbares? Aqui está a « principal dificuldade de observação» para o qual os engenheiros procuram arranjar uma resposta, de modo a ultrapassar os seus limites tecnológicos !

A nossa primeira questão será a de saber se a utilização dos robôs poderá ser uma solução eficaz para a monitorização de espécies animais que são muito complexas de estudar (Fotografia por disparo à distância, orientação à distancia, transmissão de dados). Terás toda a duração do campo de férias para compreenderes essa problemática e comunicares os teus resultados e conclusões que servirão de base à próxima equipa de investigação! Cada resultado alcançado permitirá melhorar esta nova tecnologia e será um sucesso por si mesmo!

Todas estas investigações entram no âmbito do Programa de Pesquisa e Educação PANTHERA, e os resultados serão úteis às expedições levadas a cabo pelo mesmo programa no Quirguistão (Ásia Central) « Seguindo o rasto da Pantera das Neves » (ver neste site o descritivo deste campo de férias) além de ser directamente usado nos Pirinéus para tentar localizar e seguir o rasto do urso !

Itinerância, tu disseste itinerância ?

Este campo de férias destina-se a diferentes fixas etárias:

  • Para os mais jovens, que estão motivados pela aventura na natureza, existirão saídas em plena natureza além da utilização de robôs autónomos, as saídas em plena natureza serão organizadas pela organização ou pelos próprios, se o desejarem !
  • Para os adolescentes, se estes quiserem pilotar um drone voador e colocar ao mesmo tempo em prova a sua criatividade como futuros «engenheiros» de modo a proteger as espécies em vias de extinção. Serão efectuadas saídas de 2 a 3 dias em plena natureza, nas montanhas dos Pirinéus, e na qual tu podes passar uma noite num refúgio de montanha ou num acampamento de tendas.

Abordagens tecnológicas e pedagógicas

Das abordagens ensaio/erro mais simples até às abordagens de experiências científicas e técnicas mais avançadas, passando pela aproximação sensorial com a natureza, esta área de estudo permite abordar igualmente a electrónica com a gestão de sinais eléctricos (alcance do sinal do controle remoto), a telemetria (com o uso de dados de GPS) e a gestão da autonomia energética dos equipamentos eléctricos (motor, câmera integrada) cuja a orientação no meio (localização, cartografia), e os conhecimentos gerais em biologia (flora, fauna, comportamentos, adaptações, biótopo). Os métodos de monitorização (técnicas, inovações) a cavalo sobre a biologia e o comportamento dos animais e electrónicos e aeroespaciais necessárias para este vigilância (drones), serão um ponto didáctico forte que permitirá aos jovens de prosperar dentro de um projecto totalmente multidisciplinar.

Este projecto é baseado em aventuras e investigação científica e «tecnológicas» (electrónica, informática, robótica...), e é deste modo que iremos trazer os jovens a descobrir e compreender a natureza e os seus recursos, bem como as questões de sua protecção/ preservação.

O conteúdo que propomos aos jovens possuí diferentes níveis , dependendo do nível de cada um, e de acordo com as faixas etárias, permitindo assim que as crianças possam passar de um nível para outro de acordo com suas capacidades e desejos:

  • Campos de Férias Nível 1: Introdução e descoberta das câmeras de detecção de animais utilizados para monitorizar os animais, pôr em prática a sua utilização e abordagem geral à vida selvagem
  • Campos de Férias Nível 2: Aprofundamento da «tecnologia - câmeras de detecção e movimento » e dos conceitos e tarefas relacionados com electrónica / robótica necessários a uma abordagem de « monitorização animal »
  • Campos de Férias Nível 3: Práticas de electrónica/ informática/ robótica, experimentação, protocolos de aplicação, validação dos métodos propostos por outros campos de férias, tratamento de dados de monitorização, reflexões avançadas sobre propostas de melhorias técnicas, contribuição para a publicação de artigos.


Da parte dos campos de férias, o corpo pedagógico da ONG deseja transmitir qual a abordagem científica, para a construção do conhecimento. Cada ideia é assim consignada, cada descoberta publicada. Os nossos participantes saem com um caderno de campo, onde os desenhos e as notas mais importantes são registadas para permitir a interpretação dos resultados encontrados. A abordagem desta aventura é regularmente compartilhada (dependendo das capacidades logísticas da equipa), através da escrita de um diário de bordo, um verdadeiro trabalho de publicação da equipa e que está disponível para todos. Poderás beneficiar das histórias dos participantes, das fotos que eles irão fazer e poderás imprimir mais tarde para criares a tua própria recordação

Assinado, a equipe pedagógica.



Qual o contexto do lobo em tudo isto ?

O Urso Pardo (Ursus arctos) :

Conhecido como o maior mamífero terrestre francês, este é também o mais ameaçado de todos.

Em poucos séculos, a caça e a desflorestação dizimaram as populações de ursos nas planícies e montanhas. Por este facto, o urso não foi mais visto desde a Idade Média, nos maciços montanhosos do Leste, Sul e Centro de França.
Importa salientar, que desde o seu declínio populacional até ao seu desaparecimento nos Vosges, no Maciço Central, no Jura, e finalmente nos Alpes, a população de ursos em França na década de 1990 se restringia a uma meia-dúzia de ursos, nos Pirinéus. Entre 1996-1997, um projecto para reforçar a população de ursos é então lançado, e três ursos provenientes da Eslovénia foram deslocados para os Pirinéus. Em 2006, cinco novos ursos eslovenos juntaram-se aos primeiros, de tal modo que hoje em dia estima-se que a sua população seja de 20 indivíduos nos maciços dos Pirinéus.

Mas as ameaças continuam presentes actualmente: a fragmentação e destruição do seu habitat, o tráfego, a caça furtiva, as perturbações pelas actividades humanas ...

A montanha, a floresta assim como os outros ecossistemas, são lugares de mistério e cheios de recursos. A fauna selvagem que lá habita (do mais pequeno ao maior, do mais rápido ao mais lento) é muitas vezes perturbada pela actividade humana. A complexidade do equilíbrio e da necessidade de salvaguardar esta riqueza será apreendida durante todo o campo de férias.

Compreender os termos e conceitos de biodiversidade, ecossistemas, cadeias alimentares, reprodução e territórios, ciclo de crescimento, camuflagem e outras adaptações ao meio ambiente, ou ainda técnicas de monitorização e rastreamento de animais (armadilhagem fotográfica , armadilhas de pêlos ...), tudo isto estará presente nos objectivos deste campo de férias !

Conceitos aprendidos no programa

Energias Renováveis - Sensores - Conservação de Energia - Eletricidade - Eletromagnetismo - Eletrónica - Energia Solar - Industrialização - Magnetismo - Mecânica - Autonomia de Energia - Biônico - Carga Admissível - Materiais - Modelismo - Alcançe do Sinal - Monitorização Animal - Comando à Distância - Engrenagens - Fotografia Automática - Robótica - Maquinagem

O Material Utilizado

Baterias - Cartas Topográficas - Componentes Eletrônicos - Binóculos - Lupa Binocular - Magnetómetro - Materiais Compósitos - Material de Laboratório - Motores Elétricos - Osciloscópio - Equipamentos Mecânicos - Paineis Solares - Armadilhagem Fotográfica - GPS - Guias de Reconhecimento de Rochas e Minerais - Material Elétrico - Câmera de Monitorização do Movimento - Rede de Camuflagem

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também