Enviar a um amigo

YellowStone

Estágio linguístico: Inglês e jornalismo científico sobre a água e as rochas no fabuloso Parque de Yellowstone. Ver descrição detalhada

YellowStone

Estágio linguístico: Inglês e jornalismo científico sobre a água e as rochas no fabuloso Parque de Yellowstone. Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Introdução

Se hesita entre participar num Campo de Férias científicas ou linguísticas, este Campo de Férias é para si! 15 dias no coração de um dos parques mais fabulosos do mundo irá proporcionar-lhe um projeto de jornalismo científico a realizar em Inglês sobre o tema da água, das rochas, da poluição e do futuro do planeta .

A Estada

_

Organização da sua viagem : É possível viajar acompanhado com os mais jovens, de todas as cidades mais importantes do mundo (Roma, Genebra, Tóquio, Montreal ...). Para poder utilizar este sistema, por favor, siga as instruções abaixo, para participar neste estágio, deverá ir para o aeroporto da cidade de Jackson (sul do Parque de Yellowstone). Se vier do Quebec, recomendamos uma partida do aeroporto de Montreal. Se mora na Europa, recomendamos uma partida de Paris, Genebra ou, melhor ainda, de Londres. Para todas as outras regiões do Mundo, o melhor é escolher voos operados por uma companhia americana. De qualquer forma agradecemos o vosso contato para Equipa Canadá-EUA que organiza esta viagem para escolher um bom horário de voo.

Organização no local A expedição será efetuada tranquilamente em pequenas etapas quando dentro do Parque com um educador coordenador para cada 5 participantes. Enquanto o transporte de autocarro coletivo permitirá manter o equipamento presvisto para a expedição (termómetro - computadores - binóculos, câmeras fotográficas - câmera ...), o equipamento pessoal de cada participante (roupas, câmeras ...) e alimentos (conservas e prosdutos frescos), enquanto as noites serão nos famosos acampamentos oficiais do Parque.
_

Linguas faladas A integralidade das actividades científicas e jornalísticas será em Inglês. O Campo de Férias será composto também por muitas outras atividades lúdicas e de relaxamento, que por sua vez podem ser em Inglês ou Francês. As Reuniões e entrevistas, debates com os guardas florestais, pesquisas, as palestras dos jovens no final da sua estadia no parque, realizadas para um público composto também por visitantes (turistas alemães, franceses, americanos, japoneses e outros...), e tudo vai acontecer em Inglês. Os diários de bordo escritos pelos participantes, estarão disponíveis na Internet e serão escritos em francês (ou língua materna dos participantes) para parcelas destinadas para os pais, e em Inglês para os textos com fins jornalisticos ou científicos. Aqui, poderá ver um exemplo Jornal de Bordo de 2010, que foi um grande sucesso!

O autocarro num Parque natural é um modo fiável de viajar, devido às limitações de velocidade e as curtas distâncias a percorrer, e flexívbilidadel durante as paragens em acampamentos, será utilizado para levar as equipas até aos locais onde serão organizadas as caminhadas em vários locais do Parque para obter informações e desenvolver os nossos projetos de jornalismo científico.
A visita obrigatória à sede dos Guardas Florestais (Rangers) antes de passeio a pé terá lugar em Inglês.

La source d’eau chaude du Grand Prismatic et ses fameuses cyanobactéries thermophiles
Source : NPS

A sua missão se a aceitar : realizar um projeto de jornalismo científico baseado numa investigação no terreno sobre o tema da água, as rochas, a poluição e o futuro do planeta! Uma vez no terreno, serão formadas diversas equipas de investigadores, e cada uma vai escolher um tema de investigação tão atual quanto possível, tal como o tema das forças geotérmicas. Cada equipa terá 10 dias completos, de entre os 15 dias da estadia, para completar a sua investigação e comunicar em Inglês, durante uma conferência de imprensa a ser realizada no coração do Parque. Esta conferência terá lugar perante um determinado número de funcionários do Parque e visitantes, que não são necessariamente de Países Anglófonos, pelo que o seu Inglês será mais do que suficiente para ser compreendido por todos. Viva a Internacionalização !

Este Campo de Férias faz parte de um dispositivo criado pela associação Objectif Sciences International para desenvolver as competências dos futuros profissionais no domínio do jornalismo científico. Um troféu será atribuído anualmente para a melhor reportagem, com critérios linguísticos (Inglês usado durante entrevistas no artigo ...) e científico (relevância do tema, a capacidade dos jornalistas de fazer perguntas mesmo em questões onde já estabeleceram a sua própria perspectiva multidisciplinar, ...).

A abordagem da vossa equipa vai exigir que faça perguntas com base em observações de fenómenos naturais observados durante as expedições e que seja capaz de levar o conceito mais longe.

Irás trazer as tuas descobertas de forma pessoal, sob a forma de um caderno de viagem que poderá guardar como recordação, e vai encontrar passo a passo a retransmissão lógica de todas as informações, de forma mais relevante e levando a escrever um artigo, uma revista, uma reportagem em vídeo, rádio ou qualquer outro documento que permitirá entender o tema da tua reportagem.
Os educadores e educadoras, geólogos, hidrólogos e jornalistas de ciência estarão lá para explicar os mecanismos naturais mais marcantes ou acompanhar as equipas no exercício das suas investigações. A forma de escrever e difundir as conclusões e observações serão desenvolvidas numa base diária em forma de combinações de palavras e de tempo, que também serão realizadas em Inglês.

_

O Parque Yellowstone
_

O Parque Yellowstone localizado em Wyoming, nos EUA, é protegido pela lei de 1872, que estabeleceu « a preservação de todas as árvores, de todos os depósitos minerais, qualquer curiosidade natural e maravilha do Parque no seu estado natural ».

Primeiro Parque Nacional do Mundo, o Yellowstone é um dos últimos grandes ecossistemas intactos da zona temperada do hemisfério Norte, onde ocorrem fenómenos e processos geológicos notáveis.

_ Yellowstone tem a maior concentração de gêiseres no Mundo, 10.000 características térmicas mais de metade dos fenómenos de superfície geotérmicas e do mundo.

As fontes termais, piscinas de lama em ebulição e fumarolas estão lá para nos fazer questionar sobre a origem desses processos e os seus efeitos sobre os ecossistemas, os habitats, e os próprios seres humanos ...

_ O Grand Canyon do rio Yellowstone irá revelar-nos a história geológica da região e pode ser a razão para a sua cor amarela característica.

_ Muitas cascatas, floresta natural e enormes manadas de animais vão estar lá para nos acompanhar ao longo da expedição.

JPEG

_
_

Conceitos aprendidos no programa

Energias Renováveis - Sensores - Composição Química - Conservação de Energia - Cristais - Ciclo da Água - Dinâmica dos Fluídos - Fractais - Industrialização - Luz - Magmatologia - Magnetismo - Rios - Termodinâmica - Volcanologia

O Material Utilizado

Cartas Geológicas - Software de cálculo científico - Magnetómetro - Martelo de Geólogo - Material de Laboratório - Computadores - Ferramentas de Medição - Fotografia Digital - Espetofotómetro - Telescópios Óticos - Vídeo Digital - Retroprojetor

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também