Enviar a um amigo

Vestígios

Desvendar os segredos da grande floresta boreal e dos seus habitantes; urso , raposa, doninha, lobo, esquilos ”voadores” e muitos outros convidados ainda ... Ver descrição detalhada

Vestígios

Desvendar os segredos da grande floresta boreal e dos seus habitantes; urso , raposa, doninha, lobo, esquilos ”voadores” e muitos outros convidados ainda ... Ver descrição detalhada

Página inicial do sítio > Antigos Campos de Férias > Campos de Férias no Quebec (Canadá) > Campos BOREALIS > Vestígios

Os primeiros colonos europeus no Quebec tiveram que aprender a sobreviver numa natureza imensa, selvagem e por vezes hostil. Todos os seus conhecimentos, provieram dos povos indígenas, antigos habitantes desse lugar, e que lhes ensinaram a: caçar, fazer armadilhas, camuflar-se, ...

No Centro de Férias Científicas, ninguém precisa de caçar para se alimentar! É só para satisfazer a nossa curiosidade científica que nós seguiremos os trilhos dos habitantes da floresta boreal.

Graças aos teus educadores, tu descobrirás os princípios do rastreamento: pegadas no solo, marcas sobre as árvores ... tu deverás aprender a conhecer a floresta, e deste modo poderás identificar diferentes espécies de árvores. Em suma, poderás conhecer qual é o ciclo de vida da floresta. Dito isto, depois de tomares conhecimento do ecossistema “floresta”, poderás começar a fazer o teu projeto.

Criar um posto de vigia ou construir um sistema de armadilhas acoplado a uma câmera fotográfica? As ideias não faltam, e tu poderás escolher com o teu educador de inventar um novo sistema de rastreamento à distancia ou de continuar um projeto já criado pelos grupos anteriores.

Graças a todas as tuas explorações, descobertas e documentos, que irás compartilhar através da página web reservada ao teu acampamento, tu irás ainda complementá-lo com o conhecimento existente sobre o meio ambiente natural único do Parque Natural Federal da Mauricie.

Com os Campos de Férias BOREALIS, todos os campos participam num vasto projeto que visa contribuir para o desenvolvimento de novas ferramentas para a monitorização das populações. E para levar a cabo este programa de investigação, a ONG «Objectif Sciences International» escolheu o Parque da Mauricie.

O Parque Nacional do Canadá da Mauricie é uma área de conservação que é baseada no compromisso de defesa do ambiente para todos . Em pleno coração das Laurentides, esta cadeia de montanhas ao longo da costa norte do Rio Saint-Laurent, este território cuja área de 536 km2 exala uma grande serenidade, inspirada pelo seu relevo suave. Neste vasto planalto de colinas entrecortadas por vales e pontilhada por uma infinidade de lagos, a vida move-se ao ritmo da natureza. Só as estações do ano vêm provar a passagem do tempo retocando cada detalhe da paisagem. Este lugar de recursos infinitos, convida à ação ao mesmo tempo que o prazer de fazer acampamentos e aventura.
Desde a sua criação em 1970, o parque protege uma amostra representativa da região mais meridional do escudo Canadense, onde surgem... lobos!

|

Clique aqui para ver este mapa em grande

Alojamento e decurso do campo de Férias: quer a criança viva no Quebec e chegue ao campo com os seus pais ou com a Intercar, quer ela viva mais longe e chegue de avião em Montreal onde a equipa estará à sua espera (para mais detalhes, por favor consultar a páginaTransportes). Em todos os casos, uma vez lá, todas as crianças são primeiro acomodadas em um albergue situado nas proximidades do parque, onde elas preparam a sua missão e reúnem com os cientistas do parque. Em seguida, elas irão com os seus educadores para o terreno. O seu destino dependerá da etapa em que se encontram no campo de férias, mas em todos os casos, será uma grande aventura científica que os aguarda no coração da floresta, onde poderás observar pegadas, restos de alimentação dos vários habitantes da floresta, ou irás utilizar armadilhas fotográficas ou armadilhas de pêlo! Quanto ao verdadeiro herói desta aventura é o lobo. Como uma feiticeira, o lobo não se deixa ver facilmente, mas também vive no Parque Nacional da Mauricie, onde é protegido, e também será possível detectar seus rastos no solo ou em plantas. Importa salientar que raramente são observados diretamente, tu sabes disso, e talvez, se as crianças colocarem corretamente as câmeras automáticas fornecidas pela associação, talvez tragas uma bela imagem do para casa!

Nossos parceiros

Ver também