Enviar a um amigo

Trilogia Ambiente-Homens-Saúde nas áreas rurais de Togo

Venha ajudar a descobrir os componentes do meio ambiente da vila de Tchekpo Deve, bem como seus efeitos sobre a saúde de sua população. Ver descrição detalhada

Trilogia Ambiente-Homens-Saúde nas áreas rurais de Togo

Venha ajudar a descobrir os componentes do meio ambiente da vila de Tchekpo Deve, bem como seus efeitos sobre a saúde de sua população. Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Página inicial do sítio > Temas e Destinos > Trilogia Ambiente-Homens-Saúde nas áreas rurais de Togo

Quero me inscrever

Acrescentar à lista de desejos

Niveau de confort

Niveau physique

Niveau technique

Accessibilité

Introdução

Torne-se membro de uma equipe de engenheiros sanitaristas da OSI para ações de saúde pública no ambiente imediato da Tchekpo Deve.

Entre em contato conosco para qualquer informação sobre preços, data e local da estadia. Para togoleses e africanos, você pode contatar a equipe do Togo pelo (228) 90 07 13 90.

A Estada

A ESTADIA

Você tem entre 16 e 25 anos. Você será um verdadeiro voluntário da saúde, membro ativo de uma equipe multidisciplinar de engenheiros sanitaristas engajados em um processo interativo de aprendizado contínuo e participativo, marcado por uma diversidade de atividades, responsabilidades, pessoas, culturas, ritos e fatos a serem discutidos, tudo isso imerso no conhecimento científico e tradicional.

De 1º a 15 de agosto, você precisará definir o tipo de informação a ser coletada para atingir os objetivos; participar na identificação do (s) local (s) exato (s) para realizar as atividades desta estadia. Assim como um bom guerreiro, você permanecerá no local e terá que esboçar as etapas de um verdadeiro pesquisador através da aquisição dos segredos das armas científicas; o uso de uma variedade de métodos, ferramentas e técnicas para uma melhor compreensão do ambiente imediato e próximo de Tchekpo Deve em que sua população vive, principalmente do ponto de vista da higiene, saneamento, saúde e microbiologia. Você participará do processamento, análise, restituição de informações a população e a validação de resultados científicos publicáveis dos quais você será coautor. Para seu desenvolvimento pessoal, você participará do despertar da manhã, antes do café da manhã, para garantir um bom tom ao seu corpo durante a estadia e passará momentos inesquecíveis nas noites africanas / atividades sócio-recreativas antes de terminar a noite com uma degustação de ’uma especialidade local.

A PESQUISA

Esta viagem consiste em um estudo científico do ambiente imediato e próximo (ribeirinho) em que vive a população de Tchekpo Deve.

Ele fornecerá dados quantitativos e qualitativos básicos que refinarão os objetivos do projeto geral e ajudarão a escolher uma estratégia de qualidade para os projetos subsequentes. Você terá que identificar os vários pontos de disposição de resíduos, classificar as diferentes categorias e tipos de resíduos e colher amostras de cada tipo. Você terá que mapear o ambiente imediato da vila de Tchekpo - Dévé (foto, diagrama de Venn, perfil histórico, mapas e passagens).

Você conhecerá as realidades de higiene e saneamento da vegetação natural que margeia os cursos d’água, rios e córregos do local e que influencia a saúde da população: captura de insetos, uso de microscópio e lupa binocular para reconhecer as espécies, coleta de amostra dos diferentes componentes da vegetação ribeirinha, coleta de amostra da água e da fauna do rio ... você poderá colocar em prática a cultura biomédica em laboratório e a pesquisa de germes em todas as amostras biológicas colhidas em todo o local do estudo. Você poderá analisar e interpretar afim de produzir relatórios e artigos científicos que poderão ser lidos e publicados on-line.

O LOCAL

Localizado a 40 km do nordeste de Lomé, o Tchekpo Deve é uma vila periférica de Tchekpo, no distrito sanitário de Yoto, um dos sete (07) na região marítima. É limitado ao sul por Sogankopé; ao norte pela vila de Anagali; a leste pela vila de Dawou e a oeste pelos rios Goudjo, Nuyi, Gbedze e Xoetoe. É uma vila pontilhada de rios que cria e nutre um ambiente propício ao desenvolvimento de certas doenças, em particular doenças tropicais negligenciadas, incluindo a úlcera Buruli (primeira vila endêmica no Togo) causada por uma microbactéria ambiental que não possui prevenção primária até hoje. Paradoxalmente, a vida sociocultural na localidade é muito rica. Ela é decorada pela importância das danças executadas ao ritmo do tam-tam (Akpètè, gazo, Agbadja, Breketé, akpessé, atoupani…) e jogos (futebol, jogo de esconde-esconde ao luar, jogo de cordas, ludo, mapas ...) que envolve a população dividida entre animismo e cristianismo e praticando mais de 90% da agricultura tradicional de tipo extensivo com um sistema de produção de queimaduras e pousios, caracterizado em grande parte pelo uso de técnicas e ferramentas rudimentares (enxada, daba, cortador, foice, bastão de escavação, etc.) e predominância de culturas alimentares a base de cereais e tubérculos.

SUA ROTINA UMA VEZ NO LOCAL

Um dia típico: "De manhã cedo, levantamos e começamos as atividades de alongamento e corrida matinal. Em seguida, após um banho e um café da manhã, preparação de uma atividade científica: para onde queremos ir? O clima é favorável? O que vamos fazer especificamente? Qual método / técnica / ferramenta específica usar? Quais grupos-alvo encontrar? Quais são os resultados esperados? ... Tudo isso seguindo as etapas da progressão educacional da OSI: contato e descoberta (conhecimento do ambiente imediato e da floresta ribeirinha da vila), aprofundamento (elaboração do protocolo de pesquisa), projeto (realização de todos as atividades dos voluntários de saúde que você está sob a previsão dos engenheiros de saúde ambiental da OSI: coleta de dados ambientais, cultura microbiológica, pesquisa de germes, análise de dados e interpretação dos resultados), retransmissão, avaliação e validação resultados publicáveis. Após 3 horas de atividades científicas, chega a hora do debriefing, seguida de almoço e um cochilo que restaurará o tônus e a energia dos músculos para a preparação, condução e debriefing de uma atividade científica no início de tarde.

A noite será dedicada ao esporte, seguida pela avaliação diária e jantar, que te levará à uma praia balneária e atividades socioculturais (noites de dança, noites africanas, karaokê, noite multicultural etc.) antes de ir dormir às 21:00 horas.

HOSPEDAGEM

Você ficará hospedado nas dependências da escola primária local, que será convertida em «acampamento de férias». Você estará em um ambiente acolhedor dentro da vila e, portanto, próximo aos seus locais de atividade. Existem banheiros que também são disponíveis. Para estabelecer uma boa dinâmica, você será hospedado num quarto de 3 pessoas. A equipe da OSI organizará essas instalações preparando beliche, colchões e mosquiteiros para tornar sua vida mais agradável durante esta estadia. Não havendo eletricidade na localidade, serão disponibilizados (geradores, lâmpadas de emergência, lanternas ...) para «iluminar as noites» e suas ferramentas pessoais e de trabalho (computador, laptop ...) . Ou seja, um conforto satisfatório compartilhado entre as realidades da vida no campo e as garantias de uma exigência de bem-estar e segurança da OSI para essas «férias científicas» que te receberá durante esta estadia.

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também