Enviar a um amigo

Seguindo as Pegadas do Lince dos AlpesNivel 1-4

No Ano Novo, siga as pistas deixadas pela fauna dos Alpes suíços, usando raquetes de neve ! Venha observar e descobrir camurças, arminhos, (...) Ver descrição detalhada

Seguindo as Pegadas do Lince dos AlpesNivel 1-4

No Ano Novo, siga as pistas deixadas pela fauna dos Alpes suíços, usando raquetes de neve ! Venha observar e descobrir camurças, arminhos, (...) Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Introdução

O melhor meio de seguir as pistas, a pé, deixadas pelos animais selvagens na neve é utilizando raquetes ! Então, junte-se a nós para estudar as populações de veados e de camurças nos Alpes, assim como a de seu grande predador: o lince.

A Estada

Você sabia que o lince, maior predador dos Alpes, está de volta ? Esse retorno é acompanhado pela presença de suas principais presas (corças e lebres) e também pode ser atribuído à qualidade do habitat. Mas, o que sabemos sobre a presença do lince em nossas montanhas ? Por que o retorno de grandes predadores para seu ecossistema é importante ?

É com o intuito de responder essas questões que vos convidamos a participar das férias “Seguindo as Pegadas do Lince”, no vale de Simmental, na Suíça. Nós partiremos, com raquetes de neve nos pés, atrás de pistas deixadas pelos animais selvagens da região, da lebre ao lince, a fim de fazer um acompanhamento das populações desses animais. Assim, nos anos seguintes, poderemos continuar a estudar a evolução da presença do lince e a sua implantação nesse vale.

Participe de uma investigação no coração das montanhas cobertas de neve. As raquetes nos levarão para além dos percursos tradicionais, para que nós localizemos e identifiquemos pegadas, pêlos, restos de comida, excrementos e outros indícios de presença animal. Teremos alguns enigmas para resolver: o que passou por lá, quantos eram, o que faziam ? Você se tornará um(a) grande detetive !

Entretanto, não nos esqueceremos de observar os próprios animais também ! Equipados com binóculos e lunetas, nas caminhadas matinais e nos abrigos, nós surpreenderemos alguns animais memoráveis, como veados, lebres, raposas e arminhos de pêlo branco !

© OSI

O Projeto de Pesquisa

O principal objetivo deste projeto é identificar as populações de presas (corças e lebres) e da grande fauna (cervos, camurças...) no nosso setor de estudo, localizado acima do nosso alojamento nas montanhas, para explorar a presença do lince. Com que finalidade? Bem, para participar do Programa de Pesquisa da OSI BIODIVERSITA sobre a presença do lince e sua evolução no vale do Simmental. O lince estando presente na região, é certo que o seu retorno total para este vale deve ser acompanhado do monitoramento de seu habitat e de suas presas. Desta forma, esses dados invernais nos permitirão avaliar a evolução da distribuição do lince.

Em seguida, esses dados serão combinados com aqueles coletados no verão durante nossas estadas em Lenk, para poder comparar e avaliar os setores de habitats favoráveis à implementação do lince.

Por fim, do ponto de vista metodológico, trata-se de desenvolver métodos de acompanhamento da grande fauna, eficazes e adaptados aos grupos de pessoas iniciantes, mas motivadas. De fato, nosso conhecimento muito parcial da biodiversidade com a qual nós vivemos vem, em grande parte, dos poucos especialistas capazes de estudá-la: desenvolver as iniciativas cidadãs de estudo da biodiversidade é, portanto, um grande desafio! Quanto mais pessoas souberem estudar a biodiversidade, melhor a biodiversidade será.

© OSI : Wikipédia/Harald Olsen, OSI, Wikipédia/Steven Hint, Wikipédia/Martin Mecnarowski

O Local


A 1068m de altitude, a vila montanhosa de Lenk está situada no vale do Simmental, nos Alpes Suíços, aos pés do maciço de Wildstrubel, que abriga o glaciar da Plaine Morte (Morte Plena). Com picos circundantes que atingem os 3000m de altitude, o cenário garante uma boa neve durante todo o inverno.

Abaixo do glaciar da Plaine Morte, em Rezlialp, o Rio Simme nasce de várias fontes que brotam da rocha, chamadas de “Sete Nascentes”. Essas nascentes de águas sulfurosas são conhecidas como benéficas para os reumatismos e para as doenças das vias respiratórias, o que faz delas nascentes termais famosas.



O cenário é tão magnifico no verão como no inverno. Que olhemos pela janela ou que saiamos para passear, os lagos, os desfiladeiros, os picos e os prados de altitude são de tirar o fôlego.

O vale do Simmental oferece uma vista magnífica e um ambiente acolhedor.

Durante o inverno, as regiões esquiáveis ao redor do Lenk im Simmental oferecem uma diversidade de 50 teleféricos e 185km de pistas. O teleférico de Metsch atende o conjunto da região esquiável Adelboden – Lenk, que dispõe de pistas em grande parte fáceis, mas também de dificuldade média, largas pistas de carving, parques para snowboards, assim como percursos de corrida permanentes.

E sim, os pais também poderão esquiar nas estadas de inverno, e até duas vezes em vez de uma!

Le domaine skiable Adelboden - Lenk

Durante o verão, o vale propõe 600km de pista para caminhada, entre outros, a trilha de descoberta das marmotas e dos linces, um caminho “zen” ou o caminho das flores alpinas, com mais de 95 espécies.

Lenk obteve o selo de qualidade «Famílias bem-vindas» graças às atividades variadas propostas para as famílias, sem esquecer que os visitantes podem desfrutar dos centros termais do Lenkerhof Alpine Resort.

JPEGJPEGJPEG

O dia a dia no Local

Um guia, e não é para espionar o canto de uma lareira! O máximo de tempo será passado na natureza a procurar, localizar, identificar e enumerar vestígios e indícios da fauna selvagem! Sapatos, roupas quentes, mochila, controle portátil, binóculos e GPS, e partiu para uma prospecção ao ar livre!

Não entre em pânico se não houver neve ou bastante neve! Nós podemos fazer exatamente a mesma coisa, mas sem raquetes!

Mas o que é uma prospecção? É um tempo de observação em que vamos utilizar os nossos cinco sentidos e aguçar a nossa curiosidade para descobrir pegadas e pêlos na neve, restos de comida, bem como tudo o que pudermos surpreender como animal! Em seguida, vamos poder desenvolver métodos para tentar quantificar todas essas observações, a fim de avaliar a abundância de cada espécie.

Se o tempo não estiver favorável, teremos ainda muito o que fazer no LINABIO (nosso super Laboratório de Identificação Naturalista Biodiversita): categorizar nossas amostras, verificar nossas identificações com a ajuda da grande biblioteca naturalista, catalogar nossas descobertas em um mapa... E se tratará também de pensar nos dados coletados, a fim de fazer o balanço do avanço de nosso projeto e de melhor direcionar nossas futuras pesquisas.

Mas mesmo os guias têm necessidade de se descontrair: os dias serão pontuados de atividades extra científicas como grandes jogos, noitadas, oficinas de descobertas e esporte, sem esquecer o conforto de um bom chocolate quente no final!

© OSI

Durante as nossas saídas coletivas com a estada «Esqui e cristais», subiremos as pistas de esqui à procura dos cristais de neve e das fortes emoções!
Nas mesmas datas, poderemos também nos envolver na estada astronômica “Star Finders” e observar as muitas estrelas e constelações.

Festa de Ano Novo

Nas estadas do final de dezembro comemoramos o Ano Novo como se deve.

No dia 31 de dezembro, à meia noite, os fogos de artifício inundam o vale, é mágico. Para a ocasião, construímos lanternas suecas na neve e outras surpresas...

A equipe

Sylvain Allombert é o responsável científico e técnico do Programa de Pesquisa “Biodiversita” e das estadas “Guias dos alpes”. Uma tese de doutorado em ecologia entre a França e o Canadá lhe fará descobrir sua vocação: a vulgarização dos conhecimentos científicos sobre a Biodiversidade. É em uma associação que ele poderá desenvolver suas competências no âmbito, trabalhando com todos os tipos de público, de crianças pequenas aos profissionais.

A nível naturalista, é um generalista, tendo exercido como ornitológico [ornitólogo], entomólogo ou ecólogo, atingindo igualmente outras áreas, como a botânica, os mamíferos, os répteis ou os anfíbios.

Nesta estada, Sylvain será encarregado da organização das atividades científicas, mas fará também o serviço de assessor especial “pássaros” e “vestígios de animais” para nossos investigadores aspirantes! Seus conhecimentos extremamente diversificados sobre o mundo natural não faltarão para satisfazer a curiosidade dos participantes!

O alojamento

Lenk im Simmental

Nosso alojamento no vale do Simmental é o centro Kuspo. Localizado a 1km da vila de Lenk, ele fica próximo dos percursos pedestres que permitem acessar muito facilmente as pistas no inverno e as trilhas no verão. A situação do centro, a poucos minutos a pé das pistas, nos permite também reduzir nossa pegada ecológica. Além disso, uma linha de autocarro conduz regularmente até a estação de Lenk e oferece um acesso fácil a outros serviços propostos na vila.





O centro Kuspo é composto de três chalés modernos que permitem acomodar até 450 pessoas. Nós podemos utilizar quartos espaçosos de 2, 4, 12 ou 16 pessoas, equipados com roupas de cama e penugens nórdicas. Cada chalé possui grandes escritórios e locais para conduzir corretamente nossas atividades científicas e guardar nossos esquis.

As refeições são servidas na sala de jantar onde são propostos buffets diversificados e saborosos. Essas salas podem também serem utilizadas como salas de estar para se reunir à noite durante nossas atividades animadas. Salas e campos desportivos estão disponíveis ao redor de todo o centro. O local compreende também uma sala de jogos, bem como um grande terraço de frente para o sol para relaxar. É, portanto, em uma atmosfera familiar e calorosa que viveremos no coração da cultura suíça e neste magnífico vale.

Para chegar ao local, você pode:

  • Chegar ao local pelos seus próprios meios (você receberá um plano e um horário)
  • Organizar uma saída de todas as cidades do mundo: contate-nos para saber mais

JPEGJPEGJPEG

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

Fotos / Vídeos

Le domaine skiable Adelboden - Lenk

Le Centre Kuspo

Lenk im Simmental

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também