Enviar a um amigo

Rastrear os Alpes

Ano Novo Especial em Fevereiro: Botas de neve na trilha da vida selvagem dos Alpes, cervos e cabra-montesa que passam pelo arminho, um galo silvestre e por que não... um lobo! 300 dias de sol por ano no coração das montanhas e neve garantida no inverno, podemos sonhar algo melhor para suas férias? Ver descrição detalhada

Rastrear os Alpes

Ano Novo Especial em Fevereiro: Botas de neve na trilha da vida selvagem dos Alpes, cervos e cabra-montesa que passam pelo arminho, um galo silvestre e por que não... um lobo! 300 dias de sol por ano no coração das montanhas e neve garantida no inverno, podemos sonhar algo melhor para suas férias? Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Página inicial do sítio > Temas e Destinos > Rastrear os Alpes

Quero me inscrever

Acrescentar à lista de desejos

Niveau de confort

Niveau physique

Niveau technique

Accessibilité

Introdução

Botas na neve são pura diversão... e são também a melhor maneira de rastrear animais selvagens em florestas e montanhas! Junte-se a nós no estudo de populações de veados e cabra-montesa em conexão com o retorno dos grandes predadores (lobos e lince) nos Alpes.

A Estada

Nas datas de fim de ano, esta estadia permite passar a véspera de Ano Novo de forma absolutamente mágica (veja abaixo). Estadia para adultos, famílias, adolescentes e crianças sozinhas ou acompanhadas.

A Estadia

Você sabia que nos Alpes está acontecendo o retorno de dois grandes predadores: o lobo e o lince? Este retorno certamente será acompanhado por grandes mudanças nas populações de suas presas (cervos, corças e cabras-montesas...), mas o que sabemos das consequências disso sobre a biodiversidade de nossas montanhas? O retorno dos grandes predadores é uma benção para a biodiversidade como os defensores afirmam? Ou, pelo contrário, isso causará o desaparecimento de certas espécies como pensam outras pessoas?

É para responder essas perguntas que convidamos você para uma estadia para «Rastrear os Alpes» no Vale de Anniviers na Suíça. Nós partiremos com botas de neve sobre a trilha de animais selvagens das florestas e montanhas para fazer um inventário sobre suas populações.Nos anos seguintes, poderemos estudar a evolução do antes e do depois do retorno dos grandes predadores neste vale.

© OSI : Sierre Annivers.ch,Wikipedia/AlanStewart

Então prepare-se para uma investigação no coração da montanha nevada onde nossas botas de neve nos tirarão dos trilhos para poder rastrear impressões digitais,restos de alimentos, pelos, estercos e outros sinais da passagem de animais selvagens. Serão muitos enigmas para resolver: Qual animal passou por lá, quantos passaram, o que eles fizeram? Em resumo, você poderá se tornar um verdadeiro «Rastreador dos Alpes»!

Mas também não nos esqueceremos de olhar para os próprios animais! Carruagens, telescópios e passeios matutinos surpreenderão alguns dos belos animais que são cervos, águias douradas e arminhos de pelagem branca!

O dia a dia do lugar

Um rastreador não é feito para ficar ao lado do fogo! O maior tempo possível será gasto na natureza para pesquisar, identificar, contar e localizar trilhas e pistas de vida selvagem! Então coloque numa mochila: roupas quentes, um caderno de campo, binóculos e um GPS e vá fazer uma prospecção ao ar livre!

Mas o que é uma prospecção? É um momento de observação onde aguçaremos nossos 5 sentidos e nossa curiosidade de encontrar e descobrir pegadas na neve, estercos, restos de alimentos e também nos surpreender com animais! Uma vez familiarizados com tudo isso, poderemos desenvolver métodos para tentar quantificar todas as nossas observações para a riqueza de cada espécie

Quando o clima não estiver tão bom, ainda teremos algo para fazer no LINABIO (nosso super Laboratório de Identificação de Biodiversidade Naturalista) : Você poderá classificar nossas amostras, verificar nossas identificações com a ajuda de uma grande biblioteca naturalista, listar nossas descobertas em um mapa... E também poderá refletir sobre os dados coletados para fazer um balanço do progresso do nosso projeto e assim orientar melhor a nossa pesquisa futura.

Mas rastreadores também precisam relaxar: tudo isso será permeado por uma infinidade de atividades extra-científicas como jogos, festas, oficinas de descobertas e outras atividades esportivas, sem esquecer dos chocolates quentes para acalentar nosso atletas!

A Pesquisa

O objetivo principal deste projeto de pesquisa é tentar identificar e avaliar as populações da grande fauna (cervo,veados, cabras-montesas...) em nossa área de estudo, localizada nas montanhas acima da nossa acomodação. Com qual finalidade ? É para participar do programa de pesquisa do Objectif Siences International (OSI) OSI BIODIVERSITA sobre a evolução da biodiversidade em relação ao retorno de predadores no Vale de Anniviers. Lobos e linces estão próximos ao Vale de Anniviers e dada a sua atual dinâmica populacional é certo que acontecerá o retorno desses animais ao vale nos próximos anos. Esses dados coletados no inverno nos permitirão avaliar a evolução das grandes populações de mamíferos antes e depois do retorno desses grandes predadores.

Nós combinaremos então os dados coletados durante o verão com os dados coletados durante nossa estadia «Em busca da biodiversidade», a fim de poder avaliar o impacto (positivo ou negativo) dos grandes predadores sobre a biodiversidade, seja o impacto sobre os grandes mamíferos seja em plantas e insetos.

Finalmente, pelo ponto de vista metodológico, é uma questão de desenvolver métodos de monitoramento da grande fauna, que sejam efetivos e adaptados a grupos de pessoas novatas e motivadas. De fato, temos um conhecimento muito superficial da biodiversidade no ambiente no qual vivemos e grande parte do conhecimento vem de poucos especialistas que tem a capacidade de estudar o assunto: portanto, é um grande desafio o desenvolvimento de iniciativas cidadãs para estudar a biodiversidade. Quanto mais se sabe sobre a biodiversidade, melhor!

O lugar

A vila montanhosa de Saint-Luc é localizada noVale de Anniviers, um vale selvagem e encantador nos Vales Suíços. Os picos ao redor do vale chegam a atingir 3.000 metros (4 deles acima de 4.000 metros). E nós podemos contemplar o Monte Cervino, a montanha mais famosa da Suíça. A geologia é particularmente rica nesse vale, devido, entre outras coisas, à formação dos Alpes. Esse lugar também teve uma forte atividade mineradora nos tempos pré-históricos (cristais, metais ...). Hoje é possível visitar algumas minas e ver vários minerais expostos com a OSI. Além disso, um deles é ainda mais especial ... porque brilha à noite!

O cenário das montanhas é lindo tanto no verão como no inverno. Os lagos, passagens, picos e prados são de tirar o fôlego seja vistos das janelas, seja nas caminhadas. Existem também muitas geleiras como a Moiry, ao pé da qual acamparemos no verão. A grandiosidade dessa água adormecida é refletida como um espelho pelo lago de altitude, a associação das vistas de altitudes é emocionante. A biodiversidade que cresce, corre e voa também é de certa maneira notável e abundante, da flora alpina às águias douradas, veados e outros gafanhotos originais. Esse é então um cenário ideal para aprender todas as etapas de caminhada e o funcionamento de uma fogueira.

No vale de Anniviers existem apenas algumas aldeias rústicas e ele é um vale bastante preservado, embora habitado há muito tempo. Na verdade, o vale tem uma rica história. Existem dois locais de covinha (fossete), um misterioso vestígio do Neolítico e muitos moinhos do século XVIII que testemunham uma forte atividade em torno da farinha de centeio. Como você verá, a arquitetura rústica é muito particular e completamente adaptada às restrições específicas deste tipo de montanha.

No inverno, Saint-Luc/Chandolin se torna uma estação de de esqui que é ideal tanto para iniciantes quanto para pessoas experientes possibilitando tanto esquiar quanto para praticar snowboarding em belas paisagens.

Uma vantagem importante desse lugar é que o ônibus La Poste Suisse possibilita uma fácil movimentação ao longo do vale com uma baixa emissão de carbono.

As Observações Astronômicas !

Então, tanto no verão como no inverno,temos a oportunidade de visitar e desfrutar o observatório François-Xavier Bagnoud localizado em Saint-Luc. Ele possui um telescópio de 600 mm e especialistas animados e apaixonados que colaboram com a ONG Objectif Sciences International.

A vila de St-Luc é uma vila de montanha que vive ao ritmo de Planetas, Estelas e Galáxias! Pela cidade você descobrirá Marte, Plutão, o sol, Vênus ... pintado nas paredes. Enquanto que algumas casas são chamadas ... galáticas.

Saint-Luc e o Vale de Anniviers nos oferecem uma riqueza tanto histórica como geológica, arquitetônica e, obviamente, biológica, em um contexto humano bem integrado ao meio ambiente: Ideal para satisfazer a nossa curiosidade!

Festa de Ano Novo

Nos dias de dezembro celebramos o ano novo como se deve e nos dias de verão celebramos o feriado nacional suíço de 1º de agosto, que é realmente típico nessas montanhas de altitude.

No dia 31 de dezembro, à meia-noite, os fogos de artifício inundam o vale, é mágico. Lanternas suecas são construídas na neve.

© OSI : Wikipedia/US National Park Service, OSI, Wikipedia/Steven Hint, Wikipedia/Frederik Vandaele

A Equipe

Sylvain Allombert é o gerente científico e técnico do Programa de Pesquisa «Biodiversidade» e o «Rastrear os Alpes». A dissertação de doutorado em ecologia sobre a França e o Canadá o fez descobrir sua vocação: a divulgação do conhecimento científico sobre Biodiversidade. Essa é uma associação lhe possibilitou desenvolver suas habilidades neste campo, trabalhando com todos os tipos de público, desde crianças pequenas até profissionais.

No nível naturalista, ele é um generalista que tem sido um ornitólogo, entomologista e ecologista, que também trabalha com outras áreas tais como botânica, mamíferos, répteis e anfíbios.

Nesta viagem, Sylvain será responsável pela organização de atividades científicas, mas também atuará como assessor especial de «pássaros» e «trilhas de animais» para nossos pesquisadores em treinamento! Seu conhecimento extremamente diversificado do mundo natural não deixará de satisfazer a curiosidade dos participantes!

O Alojamento

Nosso alojamento no Val d’Anniviers é o Grand Hotel Cervin. O hotel é magnífico e é da época romântica dos Alpes. Ele foi construído em 1883 e agora é classificado como um edifício histórico pelo Valais ( que é o Estado soberano situado ao sul da Suíça) Este hotel, localizado no coração de Saint-Luc, oferece uma localização que nos permite acessar facilmente as encostas no inverno e caminhar no verão, já que estamos a menos localizados de quinze minutos a pé do funicular. Isso também nos permite ir ao observatório astronômico no topo do funicular e ter o funicular apenas para nós no meio da noite, o que é experiência sagrada! Isso também nos permite reduzir o tempo de nossas viagens e nossa pegada de carbono. Além disso, temos fácil acesso ao ônibus da Swiss Post, que passa por todos os pontos importantes do vale.

As refeições são principalmente pratos típicos da cozinha de montanha e da cozinha italiana. Temos a sorte de ter uma raclette tradicional uma vez por semana (aqui são grandes rodas de queijo que derretem, mas não diremos mais sobre isso). É, portanto, num ambiente acolhedor e familiar que viveremos neste hotel histórico, no coração da cultura suíça e com vista para um belo vale.

Padrinhos

Elise MARC, Campeã medalhista de Paratriathlon
ex-participante das Férias Científicas com objetivos Internacionais

« Após o meu acidente quando eu era pré-adolescente, foi depois de uma estadia na OSI em 2006 que dei minhas primeira pedaladas. Quero agradecer aos seus educadores por suas habilidades de escuta e seu gosto pelos desafios. Eles me proprocionaram uma boa estadia!»

Perguntas frequentes(FAQ)

1) Devo saber fazer snowshoe para chegar ao acampamento?

Não, snowshoe não é difícil, saber caminhar é suficiente para começar !

2) Snowshoe é fisicamente exigente ?

Não muito, porque teremos a chance de fazer a maioria das vezes a subida poelo teleférico localizado muito perto da nossa acomodação. Está localizado de maneira ideal nos permitirá acesso fácil a muitas áreas de estudo. Isso significa que os participantes terão que frequentemente fazer a descida, o que é o mais fácil e o mais divertido! Mas isso dependerá, é claro, também dos participantes; Os participantes mais motivados poderão escolher itinerários mais desportivos se desejarem, sem que os participantes iniciantes sejam obrigados a segui-los (e isso graças à nossa alta taxa de supervisão).

3) Vamos ver todos os grandes animais (camurça, cervo, arminho ...)

De uma semana para a outra, não necessariamente. Procuraremos suas pistas e pegadas, estudaremos seus hábitos, mas esses animais permanecem selvagens e, por isso, às vezes são difíceis de ver. As carruagens certamente nos permitirão ver alguns, talvez possamos surpreender os outros durante o dia, mas nada é garantido na natureza selvagem!

Acesso e Descobertas

Acesso :

O Vale de Anniviers se econtra ao sul da Serra (Suíça), ao Sudeste do Estado soberano de Valais, onde nasce o rio Ródano. O Valais está localizado a leste do Lago de Genebra, depois de passar por Genebra e Lausanne.

Para chegar no local você pode :

  • Chegar no local por meios próprios (você receberá um plano e agendamento de horário)
  • Organizar uma saída a partir de qualquer cidade do mundo : Contacte-nos para saber mais

Descobertas:

Este vale goza de uma vista magnífica e de uma atmosfera acolhedora .

No inverno as pistas são feitas e adequadas para todos os níveis de esquiadores! E tudo isso sob o forte sol de Valais !

No verão Valais é literalmente um conto de fadas em sua maior expressão: cimeiras com mais de 4.000 metros de altura, biodiversidade generosa, paisagens mágicas e aventuras em abundância.

Enquanto os pais apreciarão alguns dos melhores vinhos do mundo: vinhos doces, vinhos suaves, brancos secos do Valais, vinhos tintos antigos ... que se beneficiam do maior sol da zona central da Europa Ocidental e das rochas alpinas jovens ...

... crianças e adolescentes se beneficiarão de um excelente parque infantil que é tão bom para a ciência quanto para a diversão ... esqui ou snowshoe, caminhadas, escalada , espeleologia e montanha no verão.

E sim, os pais também poderão esquiar nos dia de também mais de duas vezes ao ano!

Este Centro recebe pais e filhos nas férias em julho, agosto e no ano novo em fevereiro e em diversos outros momentos do ano (início de setembro e na primavera em junho...).

Biodiversidade :

No Vale de Anniviers para favorecer a presença de galo silvestre preto dentro da pastagem arborizada foram preservados por voluntários da ação depredatória humana os arbustos de rododendros, de mirtilos e de junipinos anões.

E para quem está interessado nos animais presentes neste vale, além de galo silvestre preto a montanha é povoada de íbis, cabra, raposas, marmotas, martens, gueixas, perdiz de neve, arminho, doninhas, esquilos, pica-pau-preto, pica pau verde, pica-pau-malhado-grande, falcões e texugos. Ficamos surpresos com tal abundância e nos perguntamos se esses animais ainda existem no vale. Você será informado que sim pois nenhum desses animais está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Mesmo o galo silvestre, que é o orgulho do vale, ainda é abundante.

E a lince e o lobo em tudo isso ? Bem, eles estão em toda parte, na Itália, na França, na Suíça, e... eles circulam e atravessam o Vale de Anniviers. Se as viagens atrás de rastros de animais são organizadas pela OSI e foram estabelecidas com o objetivo de aprender mais sobre essas espécies emblemáticas, os outros dias livres oferecidos no Vale de Anniviers também permitirão descobrir essas outras facetas naturais (geologia e minas de cristal, arqueologia, climatologia, geleiras, arquitetura ...).

Saint-Luc : Entre o céu e a terra, a estação das estrelas

© OSI : sierre-anniviers.ch

Imagine uma grande varanda, ajustada confortavelmente na linha de visão do Monte Cervino e de todos os seus imponentes confrades ... Imagine essa mesma varanda inunddada por um sol insistente que não se atreveria a afastar-se ... Imagine uma varanda na qual é permitido escapar à vontade e onde se pode sentir, se alguém se soltar, a densidade, a energia, sinfonia de cores e o cheiro da natureza selvagem que a rodeia. Imagine que este lugar existe. Esta varanda é Saint-Luc.

Saint-Luc, é o encanto do passado que se confunde com a a emoção de vida saudável montanha. St-Luc, é o centro geográfico e astronômico de Valais. Em St-Luc, enquanto passeia no caminho dos planetas nos ficamos entre o céu e a terra.Tomamos a dimensão do nosso mundo, onde os planetas estão alinhados como no sistema solar respeitando a escala de magnitudes e distâncias. E uma vez que você terá a chance de olhar no telescópio, você irá tão longe quanto tocar as estrelas. St-Luc é tudo isso ... e muito mais. Mas venha por você mesmo...

O Observatório Astronômico :

Localizado em um local renomado pela pureza e estabilidade da sua atmosfera, o observatório destina-se tanto ao astrônomo amador querendo trabalhar de forma quase profissional, quanto ao simples curioso e as escolas. Equipado com muitos instrumentos (telescópio de 60 cm com câmera CCD, telescópio de 15 cm, heliostato), ele pode ser usado de dia e de noite.

O edifício principal abriga um auditório de 30 lugares com equipamento audiovisual completo. Outras instalações, como uma pequena biblioteca, uma estação de trabalho conectada à internet, uma oficina, um laboratório fotográfico, uma cozinha e um dormitório de 6 camas completam o observatório.

Os grupos do Objectif Sciences International são formados por amantes da ciência apaixonados por estrelas e são bem-vindos aqueles que querem participar de projetos de observação um pouco mais avançados do que a média, para lhe dar algum tipo de satisfação!

A maior área de esqui no Vale de Anniviers :

Quando, no início da manhã, o sol é combinado com a neve recentemente caída, ninguém pode escapar dessa magia branca. O prazer da descida é aumentado dez vezes pelo excelente cenário ... Bem-vindo à área de esqui St-Luc / Chandolin!

Diante do majestoso panorama dos picos circundantes a 4’000 metros, as pistas de esqui de St-Luc / Chandolin, localizadas entre 1650 e 3000 metros acima do nível do mar, oferecem esquiadores de todos os níveis:

  • cobertura de neve garantida por canhões de neve
  • 75 km de pistas de esqui.
  • 1 funicular,2 cadeira elevadores, teleféricos 13
  • 1 snowpark
  • 1 tobogã de corrida de 3,5 km
  • ônibus gratuito

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

Fotos / Vídeos

© OSI

© OSI : Berggeist007/pixelio.de, Erich Keppler/pixelio.de, Sylvain ALLOMBERT

© OSI : OSI, sierre-anniviers.ch

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também