Enviar a um amigo

O Solo tem os seus Segredos - Nível 1

À descoberta de um solo agrícola vivo e a sensibilização à arqueologia dos poléns Ver descrição detalhada

O Solo tem os seus Segredos - Nível 1

À descoberta de um solo agrícola vivo e a sensibilização à arqueologia dos poléns Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Introdução

Se desejas partir em busca do passado das terras agrícolas dos Alpes, fazer a coleta dos poléns que têm entre 5.000 anos até 15.000 anos, mas também aprender a proteger a vida no solo, não hesites mais, junta-te a nós nas montanhas para o campo de férias «O Sol tem os seus Segredos - Nível 1». O solo e a arqueologia dos pólens (palinologia) não terão mais nenhum segredo para ti!

A Estada

Todos os dias pisamo-lo, sem ter tempo para o escutar. Quem? O solo é claro!
Ele está lá, silenciosamente debaixo de nossos pés e espera apenas uma coisa: que o escutamos.

A terra representa cerca de 148 milhões de km² ou seja 29% da superfície do planeta. Ela permite o desenvolvimento de ecossistemas, a produção de culturas e até mesmo o armazenamento de carbono e do azoto da atmosfera. O solo tem também um papel muito importante na fixação, dispersão e (bio) degradação dos poluentes.

As Ciências da Terra (micro morfologia dos solos, Malacologia, palinologia, Carpologia ...) são estudadas e utilizadas ​​por arqueólogos para compreenderem o solo. Este conserva efetivamente os rastos da atividade humana e reflete ainda as mudanças na paisagem bem como do ambiente em que as antigas sociedades viveram.

Graças ao nosso laboratório móvel, chegou a hora de conhecer o solo e finalmente conhecermos todos os seus segredos! Através de nossas experiências, vamos perceber o seu pH, a sua taxa de azoto, mas vamos descobrir igualmente tudo o que pode conter!

Vamos desenvolver protocolos científicos nas escavações de modo a retroceder no tempo, e perceber através dos pólens que plantas existiram em determinada época, bem como perceber o clima ... e deste modo poderemos ou não encontrar vestígios da civilização como por exemplo: ruínas , vaso, caixa de medicamentos e outras coisas?

E porque não compartilhar as nossas descobertas com os turistas e os habitantes da região, realizando a nossa própria exposição?

Mas a arqueologia não é só isso. É também o estudo das sementes (carpologia). Quando calcinadas, estas últimas conservam-se indeterminadamente. Numa amostra de 1 litro de sedimentos, podemos identificar várias centenas de espécies. E é claro que tu irás compreender que a arqueologia é igualmente o estudo de esporos e pólen (palinologia).

Todas estas disciplinas ajudam a explicar e a compreender as sociedades e ambientes de vida do passado.

Iremos portanto ao terreno de modo a efectuarmos as recolhas de amostras e o respectivo tratamento. Extracção, determinação microscópica, elaboração do diagrama polínico e interpretação dos dados ... Este será o nosso quotidiano de «aprendizes-investigadores». E para os mais velhos, poderemos mesmo redigir os nossos resultados na forma de artigos científicos e quem sabe talvez mesmo os publicar!





Este campo de férias faz parte do Programa de Investigação PERCEPÇÃO que visa documentar as técnicas vencedoras na agricultura natural integrada e contínua, graças à biodiversidade! No longo prazo, a ONG Objectif Sciences International deseja realizar um banco de sementes na região. Por isso, é com a tua ajuda que nós as recolheremos e as identificaremos. O objectivo desta abordagem é a da preservação da biodiversidade face às catástrofes naturais, conflitos e mudanças climáticas.

Mas este campo é ainda mais abrangente. Estudaremos também os relevos que nos rodeiam assim como os processos que os moldam graças à geomorfologia.

Finalmente, munidos com os nossos melhores sapatos de marcha, partiremos `procura de sítios históricos. Para os mais aventureiros, acamparemos no local durante uma noite, vivendo deste modo como os nossos antepassados.

Conceitos aprendidos no programa

Composição Química - Conhecimentos Ancestrais - Neolítico - Pré-história - Homens Primitivos - Tradições - Diagrama Polínico - Extração de Pólens - Escavações - Identificação de Pólens

O Material Utilizado

Caixas de Petri - Cartas Topográficas - Cartas Geológicas - Binóculos de Observação - Microscópio - Fotografia Digital - Medidor de PH - Béquer - Balança de Precisão - Luximetro - Centrifugadora - Reagentes - Alicate - Pincéis - Fita Métrica

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também