Enviar a um amigo

No topo das Árvores - Nível 3

Queres dominar as técnicas de escalada em árvores? O que tens a fazer é começar a preparar-te para te tornares competente o suficiente de modo a (...) Ver descrição detalhada

No topo das Árvores - Nível 3

Queres dominar as técnicas de escalada em árvores? O que tens a fazer é começar a preparar-te para te tornares competente o suficiente de modo a (...) Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Introdução

É verticalmente e de baixo para cima, mas pode ser também de cabeça para baixo e os pés para o ar, que te poderás divertir e entender tudo o que pressupõe a vida na árvore. Etapa após etapa, isto não é só um pique-nique no cume da floresta, mas sim toda uma refeição, para que te sintas confortável com a técnica!

A Estada


Como os exploradores científicos da Amazónia, (mas aqui nos Alpes), é ligado a uma corda que irás subir com surpreendente facilidade ao longo das árvores. Na verdade, irás descobrir novas técnicas surpreendentes e portanto é com 100% de prazer e felicidade que tu e os teus amigos desfrutarão deste desporto totalmente cientifico.

E podes propôr aos teus educadores para passares uma noite fantástica nas árvores, preso a um mosquetão. Seguro e bem fixo, podes realmente estudar a árvore de dia ... assim como de noite.

A floresta é um mistério, que nos protege, alimenta e fabrica lendas ... e como tal, parece que nos sentimos mesmo bem a meio das árvores, talvez por possuirmos um instinto do passado, quando as árvores nos ajudavam a proteger-nos dos predadores ...

Mas a árvore é principalmente um ecossistema rico e complexo que poderás compreender, dia após dia, ascensão após ascensão. Desde que elas eram algas até à conquista da luz solar ... as árvores tornaram-se uma verdadeira fábrica de ar fresco, e uma bênção para todas as espécies, incluindo a nossa!

Este projeto permitir-te-á passar a maior parte do tempo nas árvores, com o intuito de as conhecer e acima de tudo estudar a sua saúde e a sua evolução. Quais são os lugares em que as árvores vivem, a que altitude e porquê? Mostra-me uma árvore e eu dir-te-ei qual é o subsolo que ela protege e porque ela lá está!

Mas a floresta é também um lugar onde vivem muitas espécies misteriosas, que se alimentam e florescem. Vamos ao seu encontro e deste modo poderás observá-las! Mas como?

E pode ser que a construção de postos de observação, cabanas ou plataformas nas árvores ... te faça subir a uma árvore? A escalada em árvores é-te familiar? Felizmente, neste campo de férias poderás fazer actividades relacionadas com a escalada em árvores.

Vais aprender a identificar as pegadas deixadas por animais selvagens, a utilizar os binóculos e a fazer armadilhas fotográficas para deste modo obter observações visuais.

Os nossos estudos fazer-te-ão ver do grande até ao microscópico, do alce até aos cogumelos, dos líquenes até aos insectos xilófagos (comedores de madeira ), das copas das árvores até às raízes (ou vice-versa!) e nós iremos descobrir juntos, com uma lupa na mão, a sua simbiose com alguns fungos.

A terra, rica em espécimes e em observações levar-te-á a sessões de laboratório para testar algumas experiências com plantas (fotossíntese, efeito de estufa), de modo a teres tempo para identificar e aprender a utilizar as ferramentas de identificação.

O campo de férias ”No Topo das Árvores” faz parte do Programa de Investigação PERCEPTION que procura compreender melhor as relações entre todos os seres vivos de um ecossistema, com o objectivo de propor soluções ecológicas inovadoras para a produção agrícola e para a gestão das florestas.

Com efeito, a floresta é também um recurso para os seres humanos e por esta razão uma gestão adequada, pode fornecer-nos materiais de construção e energia ... mas também pode alimentar-nos e curar-nos.

E em muitos países, as árvores competem com as terras agrícolas e a sobrevivência rima com a desflorestação ... Então, podemos ou não cultivar na floresta? E, além disso, porque é que nós começamos a ver todos os agricultores a plantarem árvores nos seus campos de modo a aumentar a quantidade das suas colheitas? Poderá haver coexistência entre ecossistemas ricos e recursos alimentares?

Isto é tudo o que nós pretendemos destacar sobre este projecto, tornando-te o actor principal das nossas respostas...experimentar para compreender, experimentar para conhecer ...

… Vem o quanto antes para o terreno !

Conceitos aprendidos no programa

Ecossistemas - Antropologia - Árvores - Co-evolução - Conhecimentos Ancestrais - Etnobotânica - Insetos - Fotossíntese - Plantas Carnivoras - Plantas Medicinais - Vegetação Rasteira - Técnicas de Escalada em Árvores

O Material Utilizado

Binóculos de Observação - Material de Laboratório - Microscópio - Fotografia Digital - Armadilha de Insetos - Armadilhas para Pequenos Animais - Terrário - Lâminas e Lamelas para Microscópios - kit de Dissecação (pinça tesoura bisturi) - Armadilha para Borboletas - Chaves de Identificação

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também