Enviar a um amigo

Drones Connection - Nível 1

Drones voadores, drones 4x4 ou outros objectos autónomos móveis, estes encantam tanto os mais novos como os mais velhos, num projecto (...) Ver descrição detalhada

Drones Connection - Nível 1

Drones voadores, drones 4x4 ou outros objectos autónomos móveis, estes encantam tanto os mais novos como os mais velhos, num projecto (...) Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Introdução

Já construíste todos os tipos de objectos e gostas de trabalhos manuais. Os aviões fascinam-te. Não tens medo de computadores?
Com o campo de férias «Drones Connection - Nível 1» vens connosco sobre o terreno para fazer descolar os aviões automáticos equipados com uma câmara, o que nos irá permitir seguir no maior dos segredos a vida animais existentes nos Alpes.

A Estada

Há quase um século que as missões de vigilância, informações e até mesmo combates são realizados em todo o mundo através de aeronaves controladas à distancia, capazes de transportar cargas úteis (às vezes até armas). As aplicações civis estão gradualmente vendo a luz do dia... (Finalmente!)

Não é muito cedo! «Não queremos mais guerra», dizem as crianças. Mas a tecnologia das aeronaves automatizadas ... é bastante interessante.

Na verdade, porquê um drone, ou «zangão» (abelhas macho), cujo nome é derivado do reino animal, isto não poderá inspirar biólogos e investigadores nos domínios da conservação da biodiversidade?!

Os drones poderão ser uma solução inovadora para a monitorização de fauna selvagem, se juntarmos os nossos conhecimentos naturalistas com os conhecimentos electrónicos e de robótica.

A tua missão caso a aceites : Tu e os outros participantes deste campo de férias de aeronáutica, informática e electrónica, irão levar para o terreno os recursos técnicos necessários a este projecto global emocionante: Uma investigação inovadora de naturalistas e biólogos está em curso, sobre o tema da monitorização de animais! Para realizar este projecto com sucesso, precisaremos de uma equipa encarregada de fazer funcionar perfeitamente os drones e outros aparelhos automáticos que possam captar imagens de animais selvagens em plena natureza, e, se possível, do lobo. Todos juntos, formaremos uma equipa especializada nos drones no âmbito deste projecto e poderemos ajudar-vos a colocar em prática o vosso próprio plano de acção. Irás ter a experiência de comandar desde o solo um drone (todo o objecto autónomo que substitui o ser humano: drone voador, drone 4x4 e outras câmaras móveis), irás recolher imagens, fotos e vídeos da fauna graças aos aparelhos incorporados, adaptarás o teu plano de vôo e de acção em função das necessidades e dos resultados da outra equipa do campo de férias «Seguindo o Rasto do Lobo», (ver neste site o descritivo deste campo de férias). Deste modo irás obter imagens, vídeos e fotos que poderás analizá-las como qualquer bom investigador, segundo as problemáticas e experiências que encontres, de maneira a poderes sugerir melhorias e recomendações para o uso de drones nesta área fabulosa que é o da monitorização animal ...!

Cada espécie tem os seus próprios comportamentos, hábitos e habitats, e deste modo o instrumento de monitorização «drone», deverá adaptar-se a cada uma das espécies! Para além disso, alguns animais são mais difíceis de observar que outros, por diversas razões tais como a sua capacidade de mimetismo, o seu habitat poder ser de difícil acesso, ou ainda possuir uma população muito baixa (risco de extinção). E o lobo é justamente uma espécie discreta e reservada, aumentando ainda mais a dificuldade deste desafio!
Poderás observar e estudar os animais, tão discretamente quanto possível, de modo a não os perturbar? Aqui está a«principal dificuldade de observação» para o qual os engenheiros procuram arranjar uma resposta.

A nossa primeira questão será a de saber se a utilização do drone poderá ser uma solução eficaz para a monitorização de espécies animais que são muito complexas de estudar e seguir (como é o caso do lobo ou leopardo das neves)! Terás toda a duração do campo de férias para compreenderes essa problemática e comunicares os teus resultados e conclusões que servirão de base à próxima equipa de investigação! Cada resultado alcançado permitirá melhorar esta nova tecnologia e será um sucesso por si mesmo!

Todas estas investigações entram no âmbito do Programa de Pesquisa e Educação PANTHERA, e os resultados serão úteis às expedições levadas a cabo pelo mesmo programa no Quirguistão (Ásia Central) «Seguindo o rasto da Pantera das Neves», além de ser directamente usado nos Alpes para tentar localizar e seguir o rasto do lobo.

Itinerância, tu disseste itinerância?

Este campo de férias nos Alpes é diferente em função dos diferentes níveis:
- * Para os mais jovens, que estão motivados pela aventura na natureza, existirão saídas em plena natureza organizadas pela organização ou pelos próprios, se o desejarem! Poderão utilizar também o robô autónomo «drone».
- * Para os adolescentes, se estes quiserem pilotar um drone voador e colocar ao mesmo tempo em prova a sua criatividade como futuros «engenheiros» de modo a proteger as espécies em vias de extinção.
Serão efectuadas saídas de 2 a 4 dias em plena natureza, o que vai permitir fazer descolar os drones ao nascer do sol, depois de uma noite num refúgio de montanha ou num acampamento de tendas. E se um drone se perde na floresta, pendurado numa árvore? Bem, será uma boa oportunidade para fazer um belo passeio e testar as funções de GPS do avião. Os participantes do campo de férias «No Topo das Árvores»(veja este site para uma descrição deste campo de férias), terão todo o prazer em recuperar o drone na copa das árvores ou onde onde ele estiver preso.

Notas para ir mais longe:

Os drones invadem o planeta. Será que vão ajudar-nos a protegê-lo?

Aproximar-se dos animais, fazer voar os aviões, ver sem ser visto, explorar sem assumir riscos, é o que tem motivado a indústria e a investigação a se lançar nesta aventura de miniaturização, da tecnologia, da autonomia, ......

Filmar um leão a aproximar-se com um modelo reduzido 4x4, ou fimar elefantes muito perto com uma câmara dissimulada em ramos de árvores, isto é ser discreto de modo a evitar riscos desnecessários. Sobrevoar os detritos depois de um sismo, à procurar de vítimas com a ajuda de um helicóptero tele comandado, é adaptar o que podemos fazer para melhorar a ajuda aos outros. Mergulhar no Titanic com um submarino autónomo, permite preparar uma missão com um custo inferior e com maior facilidade! Sobrevoar os castelos da Loire com um multicóptero, permitir-nos-à destacar o património com as melhores imagens e ângulos de vista exclusivos! Monitorizar actividades ilegais com um modelo reduzido equipado com câmeras fotográficas, permite lançar luz sobre as ações condenáveis, sem que os jornalistas possam correr muitos riscos ... não esquecendo a vocação militar destes aparelhos, que em alguns casos reduzem o risco de vidas humanas ...

Um drone pode fazer quase tudo, pode voar, planar, descolar verticalmente, voar em alta altitude,navegar durante um mês, movimentar-se em terrenos difíceis, sondar os poços mais profundos, monitorizar as redes de água e esgotos, analisar o tráfego ...

Eles podem ser utilizados com controlo remoto (à distância). São geralmente autónomos e podem colectar amostras, fazer medições, tirar fotos, fazer vídeos e capturar os movimentos mais fracos ... não serão eles a melhor resposta para o desempenho real dos predadores mais inteligentes, como é o caso do lobo? Obviamente, não podemos ficar em alerta durante todo o dia, olhando permanentemente em 360 °, visualizar os animais ou objectos em vários comprimentos de onda (UV, visível, IV) ou detectar movimentos lentos ... mas os drones podem-nos ajudar ... .

Não precisas de ser um génio da electrónica, existem já muitas soluções no mercado ... os aeromodelistas criaram objectos voadores estáveis e fáceis de manobrar, os fabricantes de brinquedos têm desenvolvido objectos reais todo o terreno, os fotógrafos redobram a imaginação para capturar imagens de animais em qualquer situação ... está tudo lá, basta todos se reunirem para construírem uma verdadeira solução de monitorização dos animais. E é aqui que toda a aventura começa: o grande desafio será o de encontrar as soluções mais relevante e mais eficazes para a investigação científica e para a protecção da biodiversidade!

Já estás no caminho para esta aventura de futuro ... estes equipamentos vão mudar a nossa compreensão do mundo animal! e o progresso já está em andamento!

Abordagens tecnológicas e pedagógicas

Das abordagens ensaio/erro mais simples até às abordagens de experiências científicas e técnicas mais avançadas, passando pela aproximação sensorial com a natureza, esta área de estudo permite abordar igualmente a electrónica com a gestão de sinais eléctricos (alcance do sinal do controle remoto), a telemetria (com o uso de dados de GPS) e a gestão da autonomia energética dos equipamentos eléctricos (motor, câmera integrada) cuja a orientação no meio (localização, cartografia), e os conhecimentos gerais em biologia (flora, fauna, comportamentos, adaptações, biótopo). Os métodos de monitorização (técnicas, inovações) a cavalo sobre a biologia e o comportamento dos animais e electrónicos e aeroespaciais necessárias para este vigilância (drones), serão um ponto didáctico forte que permitirá aos jovens de prosperar dentro de um projecto totalmente multidisciplinar.

Este projecto é baseado em aventuras e investigação científica e «técnicas duras» (electrónica, informática, física de vôo dos aviões ...), e é deste modo que iremos trazer os jovens a descobrir e compreender a natureza e os seus recursos, bem como as questões de sua protecção/ preservação.

O conteúdo que propomos aos jovens possuí diferentes níveis , dependendo do nível de cada um, e de acordo com as faixas etárias, permitindo assim que as crianças possam passar de um nível para outro de acordo com suas capacidades e desejos:
- * Campos de Férias Nível 1: Introdução e descoberta dos drones utilizados para monitorizar os animais, pôr em prática a sua utilização e abordagem geral à vida selvagem
- * Campos de Férias Nível 2: Aprofundamento da «tecnologia drone» e dos conceitos e tarefas relacionados com electrónica / informática / aeronáutica necessários a uma abordagem de «monitorização animal»
- * Campos de Férias Nível 3: Práticas de electrónica/ informática/ aeronáutica, experimentação, protocolos de aplicação, validação dos métodos propostos por outros campos de férias, tratamento de dados de monitorização, reflexões avançadas sobre propostas de melhorias técnicas, contribuição para a publicação de artigos.

Da parte dos campos de férias, o corpo pedagógico da ONG deseja transmitir qual a abordagem científica, para a construção do conhecimento. Cada ideia é assim consignada, cada descoberta publicada. Os nossos participantes saem com um caderno de campo, onde os desenhos e as notas mais importantes são registadas para permitir a interpretação dos resultados encontrados. A abordagem desta aventura é regularmente compartilhada (dependendo das capacidades logísticas da equipa), através da escrita de um diário de bordo, um verdadeiro trabalho de publicação da equipa e que está disponível para todos. Poderás beneficiar das histórias dos participantes, das fotos que eles irão fazer e poderás imprimir mais tarde para criares a tua própria recordação

Assinado, a equipe pedagógica.


Qual o contexto do lobo em tudo isto?

Grande predador banido da França à 50 anos, este animal misterioso de contos e lendas da nossa infância, fez a sua reaparição no início dos anos 1990, no maciço do Mercantour, no extremo sul dos Alpes franceses, a partir de Itália.
O seu regresso foi feito naturalmente, sem reintrodução ... Mas hoje, apesar de ser uma força da natureza, o lobo, de seu nome latino Canis lupus, está novamente no centro da controvérsia: os medos ancestrais deste emblemático animal, a problemática da predação/pecuária, a deslocação da sua população nos Pirinéus através do Maciço Central ...
Considerado pelos biólogos como um elemento chave das cadeias alimentares e portanto o equilíbrio dos ecossistemas, o lobo sofre como todos os predadores da representação que todo o mundo faz dele.

Enquanto que o novo Plano de Acção Nacional sobre o lobo na França começou a ser elaborado em 2013, a sensibilização dos jovens para esta questão e para a protecção da biodiversidade bem como para aprendizagem das ciências, parece ser hoje uma das principais vantagens que temos para salvaguardar o nosso meio ambiente.

Conceitos aprendidos no programa

Aerodinâmica - Sensores - Conservação de Energia - Eletricidade - Eletromagnetismo - Eletrónica - Energia Solar - Industrialização - Magnetismo - Mecânica - Ultra-Leve - Aeronáutica - Autonomia de Energia - Biônico - Carga Admissível - Modelismo - Fotografias Aéreas - Alcançe do Sinal - Monitorização Animal

O Material Utilizado

Baterias - Cartas Topográficas - Componentes Eletrônicos - Lupa Binocular - Magnetómetro - Materiais Compósitos - Material de Laboratório - Motores Elétricos - Osciloscópio - Equipamentos Mecânicos - Paineis Solares - Bússola - GPS - Guias de Reconhecimento de Rochas e Minerais - Câmera de Bordo - Material Elétrico - Controle Remoto

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também