Enviar a um amigo

No topo das Árvores – Especial Morcegos! Todos-os-Santos 2016

Você ama ciências biológicas e subir em árvores? Você quer ir mais longe e aprender técnicas avançadas de arvorismo, participando de um projeto de pesquisa científica? Ver descrição detalhada

No topo das Árvores – Especial Morcegos! Todos-os-Santos 2016

Você ama ciências biológicas e subir em árvores? Você quer ir mais longe e aprender técnicas avançadas de arvorismo, participando de um projeto de pesquisa científica? Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Página inicial do sítio > Temas e Destinos > No topo das Árvores – Especial Morcegos! Todos-os-Santos 2016

Quero me inscrever

Acrescentar à lista de desejos

Niveau de confort

Niveau physique

Niveau technique

Accessibilité

Introdução

Em 2016, o projeto No topo das Árvores está de cara nova! Venha descobrir o mais novo projeto de pesquisa que acontecerá durante o feriado de Todos-os-Santos!

Com o objetivo de continuar os estudos feitos durante o verão, nós nos interessaremos especialmente pelos morcegos e seu estilo de vida.
Desde as raízes até o topo das árvores, a floresta não mais terá segredos para você. Seja como cientista, seja como aventureiro, você percorrerá todos os cantos dela. De árvore em árvore, a fim de começar seu projeto de pesquisa científica !

A Estada

Introdução

Assim como os exploradores da Amazônia, e aqui em Droma, é agarrado à uma corda que você subirá, com grande facilidade, pelas árvores, a fim de observar a natureza.
Mas fazer o que lá em cima? Ao participar do projeto de pesquisa e ao dominar várias técnicas de arvorismo, você se familiarizará com as técnicas de observação da fauna e flora e participará de um verdadeiro protocolo científico.
Você poderá, assim, comparar diferentes sítios de estudos e propor soluções sustentáveis, no que diz respeito às ações a serem tomadas, com o propósito de preservar a biodiversidade de cada um dos sítios visitados.
Neste ano, nós realizamos nosso mais novo objeto de estudo: o impacto da mudança climática, por meio do estudo das lagartas e de seus predadores !
Com isso, as férias de Todos-os-Santos é destinada ao estudo dos Chiropteras, isto é, dos morcegos.
Mas isso não é tudo! O topo das árvores não será somente nosso espaço de estudos, ele se tornará, ao longo da estadia, nossa sala de jantar e, até mesmo nosso quarto, se o clima nos permitir !

Reportagem France 3 :

Conceitos aprendidos durante a estadia

Estudo dos chiropteras, ecossistema, biodiversidade, estudo das árvores e de seu desenvolvimento, descoberta de galhas e liquens, estudo do estado sanitário de uma floresta, classificação e identificação de insetos, observação de pássaros, contribuição à elaboração de inventários sobre fauna e flora, estudos de impactos, acompanhamento de espaços naturais e do índice de qualidade dos ecossistemas, observação de células vegetais, análise da biodiversidade.

Material utilizado

Arnês, microscópio, lupa binocular, vidraria de laboratório, placas de Petri, binóculo, placas de identificação fauna e flora, dendrômetro fabricado com a ajuda de uma impressora 3D, material de entomologia (apanhador de insetos, guarda-chuva japonês, aspirador de insetos), mapa topográfico, GPS, biotério, armadilhas fotográficas, decâmetro, sonda de temperatura, anemômetro, redes.

As férias

Será no dossel florestal onde suas férias se passarão. Quanto tempo você será capaz de ficar nas alturas sem pisar sequer um pé no chão? Você nos dirá !

Seu projeto lhe permitirá passar a maior parte do tempo no topo das árvores, com o propósito de conhecê-las e reconhecê-las, para que você possa estudar o estado de saúde delas, suas evoluções e as espécies de animais que elas podem abrigar.
A árvore, antes de tudo, é também um ecossistema rico e complexo que você poderá compreender, dia após dia, subida após subida. Desde quando as árvores eram somente algas em busca da luz solar, elas se tornaram uma verdadeira usina ao ar livre e um bem precioso para todas as espécies, incluindo a nossa !
Entretanto, uma floresta é igualmente um ambiente onde várias espécies escondem-se, alimentam-se e crescem. Assim, nós iremos ao encontro de todas e você poderá observá-las ! Mas como ?
Talvez ao construir abrigos, casas ou plataformas nas árvores. Você já subiu em árvores ? O arvorismo te parece familiar ? Que bom, pois nessas férias acontecerão atividades supervisionadas de arvorismo.
Você aprenderá a usar o binóculo e armadilhas fotográficas para obter documentos de observação.
Nossos estudos nos farão percorrer do grande ao microscópico, da corça aos cogumelos, dos liquens aos insetos xilófagos (comedores de madeira), do topo das árvores até as raízes (e vice-versa !) . O terreno, rico em amostras e observações, nos levará ao laboratório para sessões nas quais experimentaremos alguns processos vegetais (fotossíntese, efeito estufa), para que tenhamos tempo de identificar e aprender a usar os utensílios de precisão.

A pesquisa

As férias No topo das Árvores fazem parte do Programa de Pesquisa PERCEPÇÃO, cujo objetivo é melhor compreender as relações entre todos os seres vivos de um ecossistema e propor soluções ecológicas inovadoras de produção agrícola e de gestão das florestas.

De fato, a floresta é também um recurso para os seres humanos. Com boa gestão, ela nos poderá nos fornecer materiais de construção e energia. Mas será que ele pode nos alimentar e cuidar ?

Em vários países, as árvores competem com terras agrícolas e desmatamento. Então, será que podemos cultivar nas florestas ? E, além disso, por que vemos tantos agricultores que plantam árvores em suas plantações para aumentar a quantidade de suas colheitas ? Pode-se haver coexistência entre ecossistemas ricos e recursos alimentares ?

Isso é tudo o que esse projeto deseja destacar, nos tornando autores de nossas respostas. Experimentar para compreender, explorar para conhecer.

O lugar

O campo de férias de Musiflore é situado na Droma provençal, entre a pequena cidade de Dieulefit e o vilarejo de Bourdeaux. Essa parte de Droma é renomada, pois ela compõe as comunas dos “vales biológicos”, os quais objetivam desenvolver e transformar um território rural europeu de referência em matéria de desenvolvimento sustentável (http://www.biovallee.fr). Portanto, é um local dinâmico e preservado, onde os riscos de contaminação por pesticidas são baixos e os cursos de água mais limpos. Com relação aos cursos de água, Droma é também conhecida por banhos intempestivos e festivos ! Próximo de nosso campo, temos acesso a um belo local, onde é possível banhar-se em um dos afluentes de Droma : o Roubion.

Os contextos agrícola, cultural e artístico tornam essa parte da França em um local privilegiado. De fato, podemos, a pé, visitar fazendas e terrenos agrícolas, especialmente fazendas de cabras produtoras do famoso queijo Picodon. A uma distância de vinte minutos do centro de Musiflore, a pequena cidade de Dieulefit, com centro histórico, promove toda semana um grande mercado, onde artistas e artesãos dividem o espaço com produtores locais. Do outro lado, Bourdeaux é um vilarejo onde se encontram um antigo palácio em ruínas e um centro medieval, que recebe, uma vez durante o verão, uma suntuosa festa medieval, cujo fim é marcado por um espetáculo de fogos de artifício. Todas essas atividades, realizadas durante o verão e de acordo com a vontade das e dos participantes, atribuem um quê cultural a nossas atividades científicas e lhes permite uma aproximação com a cultura local.

Vue aérienne de la forêt de Saou, et de cette formation géologique particulière : le synclinal perché.

No que diz respeito à fauna e flora, essa região não deixa a desejar : abutres selvagens voam bem próximo do nosso campo de férias. Podemos, igualmente, encontrar diversas espécies de orquídeas e não é incomum cruzarmos com uma corça ou com insetos raros.
Os passeios pela região oferecem paisagens incríveis, por exemplo, logo atrás do centro, a 500 metros de altitude (mais ou menos de 3 horas de caminhada), os pontos de vista são estupendos !
Um pouco mais afastado, a algumas centenas de metros em bicicleta, perto do vilarejo de Saou, encontra-se a floresta de mesmo nome, aninhada em um sinclinal invertido (formação geológica muito singular). Em suma, o cenário é mais do que convidativo.
Nossas atividades em Droma integram uma iniciativa ecológica, isto é, um quadro de atividades no qual ciências e atividades manuais, cultura e natureza associam-se à vida quotidiana, cujo objetivo é engrandecer a vida das(os) participantes e de nossa equipe !

O quotidiano no local

Durante sua estadia, seu papel será realizar estudos impactantes, relatórios sobre espécies e índices de qualidade de ecossistemas. Você contribuirá igualmente com a análise da biodiversidade e com a caracterização de habitats associados por estudos físicos e físico-químicos de escala do relevo até a escala da paisagem.
Você terá a chance de encontrar atores e atrizes locais em matéria de biodiversidade e pesquisa. Responsáveis pela comunidade de comuna, guardas da ONF ou proprietários florestais, seus encontros de intercâmbio com essas pessoas serão repletos de informações.
O objetivo será, em um primeiro momento, penetrar nos segredos da floresta. Assim como, descobrir, nesse local, a fauna e flora e compreender o interesse ; compreender a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos.
Em um segundo momento, você terá que propor soluções sustentáveis, no que tange ações a serem tomadas a fim de preservar a biodiversidade de cada um dos sítios estudados.

A equipe

Após a obtenção, em 2011, de um mestrado em Biologia dos Organismos e das Populações, na Universidade de Borgonha, ela integrou a ONG Objectif Sciences International em junho de 2012 e tornou-se Educadora Científica no campo Biotech Connection.
Em 2013, ela foi promovida ao posto de Responsável pelo Programa de Pesquisa PERCEPÇÃO.
Ela supervisiona, a partir de então, diferentes campos como No topo das Árvores, No curso da Água e O Solo e seus Segredos.
Solène coordena igualmente a expedição do programa PERCEPÇÃO na Amazônia (consulte seu sítio web) : Atenção, vagas limitadas !

Hospedagem

De verts et vastes espaces pour de folles activités.

O campo de férias de Musiflore é situado em plena natureza, com cerca de 48 hectares de terreno, divididos entre florestas e pradarias. Os proprietários próximos à região nos acolhem igualmente, sob a condição de respeitar seu trabalho (não ir aos campos logo antes da colheita, por exemplo) e de os precaver. Assim, nos encontramos em um imenso terreno de descobertas e aventuras, cujo limite é somente o tamanho de nossas passadas.

O centro, reformado recentemente, compreende várias salas de atividades, grandes e pequenas.

Nessas férias, serão em tendas presas às árvores onde você dormirá, COM TODA SEGURANÇA !

As refeições serão feitas, às vezes no centro mais próximo, às vezes no acampamento dos e das ARVORISTAS ! Sempre ao ar livre, o que é muito agradável.

Os banhos serão tomados no Centro de Férias hodiernamente.

O Centro de Férias possui também um auditório munido de todo material necessário para realizar espetáculos de todos os gêneros. Outras construções, um pouco mais afastadas, constituem uma antiga fazenda, também reformada, na qual encontra-se um forno de pedra ainda funcionando. Portanto, cabe a nós decidirmos se queremos assar pães ou pizzas !

Este integra nossos objetivos ligados ao nosso impacto ecológico. Nesse Centro, nós concentramos nossas iniciativas em torno da alimentação. O lugar é ideal, pois a produção local é relevante e vários agricultores locais respeitam o meio ambiente (o centro é situado em um agrupamento de comuna, chamado de “vale biológico”, que visam uma agricultura sustentável e consciente). Além disso, os e as participantes consomem o pão que elas e eles mesmos assam (2 a 3 dias por semana no momento) e confeccionam inteiramente elas(eles) próprias suas refeições. Nos cardápios, alimentos de origem animal são reduzidos e são pensados para conter todos os nutrientes necessários, com bastantes produtos frescos. Isso é possível graças à colaboração de toda equipe do centro Musiflore.

De fato, o centro Musiflore faz parte também de uma iniciativa ecológica (caldeiras à base de madeira, várias placas de conscientização, preocupados com o gasto de energia, preocupados com uma alimentação saudável, etc).
Nós tentamos reduzir nossos deslocamentos, nosso consumo e preferimos consumir materiais reciclados.
Em todo os arredores do centro, temos tudo o que precisamos para nossas atividades : terrenos planos para jogos ou decolar drones, florestas fechadas para explorar e estudar, pradarias repletas de orquídeas, árvores impressionantes, rios para estudar ou se banhar.
O centro Musiflore é perfeito para aventurar-se ao ar livre ou dentro das dependências !

Durante essas férias, você viverá no coração do seu projeto de pesquisa. De fato, essa experiência será 100% natureza ! Será rodeado de árvores que você se encontrará ao levantar-se toda manhã. Em seguida, você desenvolverá diferentes estudos na floresta e se familiarizará com diferentes técnicas de arvorismo.
Não se preocupe, banheiros (vasos sanitários e chuveiros), água quente e refeições cozidas estão garantidos !
Quando houver noites de fogueira, você aprenderá a acender uma (com eficiência) e também aprenderá a mantê-la de forma segura. No entanto, o concurso de “marshmallows” grelhados não será deixado de lado !

Diário de bordo

http://www.osi-perception.org/Au-fi...



Para aquelas e aqueles que desejarem seguir as aventuras do programa de pesquisa PERCEPÇÃO,
você pode curtir e compartilhar a página, em francês, “OSI PERCEPTION” via Facebook.


Acesso e Descobertas

Provença, Lavande e Floresta de Chênes :

Clique aqui se você deseja visualizar todos os programas de férias que são oferecidos no Centro de Férias Científicas OSI Provença.

Localização do Centro de Férias

No coração de um terreno preservado de 49 hectares de pradarias e florestas :
Os(as) jovens serão acomodados em quartos equipados aconchegantes de 2 a 6 lugares, no Centro Musiflore sediado em Crupies, no coração dos Pré-Alpes Provençais, desde 1966.
Inteiramente renovada, essa construção, voltada a atividades musicais, de expressão artística e de descoberta da natureza, está bem preparada e equipada para receber as atividades científicas e culturais da ONG Objectif Sciences International.

Os serviços de transporte acompanhado são feitos via Lyon e Valence para todas as outras cidades. Caso você queira vir de outra(s) maneira(s) ou por conta própria, outras rotas de acesso estão disponíveis do seu ponto de origem ou do seu destino final, se você estiver levando seus filhos de um lugar mais afastado do Centro de Férias.
Paris – Crupies é um trajeto percorrido em 3h30 por meio do TAV (Trem de Alta Velocidade) mediterrâneo.

Acesso ao Centro Musiflore :

Ao chegar de Lyon ou Grenoble pela rodovia A7 : saída 15 Valence sul. Pegue a rota D111 em direção a Die / Gap. Contorne Crest e pegue a via em direção a Nyons / Bourdeaux (D538) até Bourdeaux. Continue pela D70 em direção a Nyons até Crupies, ultrapasse Crupies e pegue a via em direção a Vesc / Nyons. O Centro Musiflore encontra-se a 2km de Crupies à esquerda.

Ao chegar de Avignon – Marseille pela rodovia A7 : saída 18 Montélimar sul. Siga a via D540 em direção a Dieulefit. Em Dieulefit, pegue a via em direção a Nyons, depois a La Paillette. Continue em direção a Vesc e Crupies. O Centro Musiflore encontra-se a 3km de Vesc à direita, antes do vilarejo de Crupies.

Para chegar ao local, você pode :

  • Chegar ao local pelos seus próprios meios de escolha (você receberá a hora exata do encontro por e-mail)
  • Organizar saídas de qualquer cidade do mundo : Contate-nos para saber mais

Endereço do Centro :
Centro Musiflore
Combe de Garaux
26460 Crupies
Telefone de tarifa local para a França : 09 72 21 57 59
Telefone de tarifa normal para o Canadá e EUA : 011 33 9 72 21 57 59
Telefone de tarifa normal para todos os outros países : 00 33 9 72 21 57 59

Esse Centro nos permitirá viver nossas férias imersos na natureza e nos beneficiará com várias salas de atividades na estrutura da propriedade. Uma grande sala, que permitirá a organização de festas e retransmissões de seus filhos e filhas, aos sábados à tarde, também será utilizada.

Nós devemos ter em mente que a região proporciona uma gama de atividades de todos os tipos, pradarias a explorar, florestas a percorrer, riachos a descobrir …

E tudo isso sob o sol !

Vue aérienne de la forêt de Saou, et de cette formation géologique particulière : le synclinal perché.

O País de BOURDEAUX é a Floresta de Saoû, que é o sítio natural mais excepcional do departamento ! Entretanto, é também uma região feita de contrastes e de luzes, de pedras secas, de Marnes, de sub-bosques e de campos de lavanda e tomilho. Um pequeno pedaço do paraíso dos Pré-Alpes de Droma entre Vercors e Provença.

O vilarejo de Crupies é uma pequena comuna caracterizada pela sua falta de um centro, mas seu renome também se dá pelo Centro Musiflore e pela Capela St Jean (Século XI). Do alto da colina, ela domina e comanda o rio Roubion que brilha sob o sol.

Crupies é um vilarejo ideal para se viver. Seus valores de tradição e convivialidade são perpetuados por seus habitantes.

Quanto aos parentes, esses podem optar por hospedarem-se em um hotel na região, seja no dia anterior à sua chegada, seja para comparecer e assistir a Retransmissão de seus e suas filhas(os) no sábado à tarde (dia anterior à saída, no domingo). Os parentes também podem aproveitar a região durante o período da estadia.
Salvo os inúmeros hotéis e pousadas disponíveis na região, o Centro de Férias Musiflore, onde serão situadas as férias, também está à disposição pelo período da noite, de sábado a domingo.

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

Fotos / Vídeos

© OSI

© OSI

© OSI

© OSI

© OSI

© OSI

© OSI

© OSI

© OSI

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também