Enviar a um amigo

Ao Longo das Margens do Rio - Nível 2

Descoberta de cursos de água, a sua fauna e flora Ver descrição detalhada

Ao Longo das Margens do Rio - Nível 2

Descoberta de cursos de água, a sua fauna e flora Ver descrição detalhada

Realize projetos científicos incríveis!
Programas de férias que mudam o mundo
Aventuras extraordinárias, projetos reais para o desenvolvimento sustentável

Introdução

O mundo aquático fascina-te e faz-te sonhar? Queres caminhar ao longo de riachos e colectar amostras, mas também queres aprender a criar o teu próprio ecossistema, então, junta-te a nós nos Alpes, para o campo de férias «Ao Longo das Margens do Rio - Nível 2». Poderás fazer passeios a pé, explorar os riachos, praticar a biologia e a química de modo a compreenderes todos os mistérios dos rios e dos seus habitantes.

A Estada

És um apaixonado por insectos, sensível às questões dos meios aquáticos, interessado pela química da água, este campo de férias é para ti!

Das zonas ripícolas (margens dos cursos de água) aos pântanos, dos lagos de montanha às reservas de água (represas), dos riachos às fortes correntes, os ecossistemas dos meios aquáticos são ricos e vitais.

Neste campo de férias ao ar livre, vamos estudar essencialmente as espécies vegetais e animais que habitam as zonas ripícolas, e veremos também como é que os cursos de água podem sofrer impactos negativos devido às actividades humanas. A influência das estações de esqui sobre as bacias hidrográficas, desequilíbrio presa/predador para proteger as actividades da piscicultura, química da água são algumas das perguntas que vamos colocar neste estudo bem como implementar um sistema de protecção dos meios aquáticos na nossa área de estudo.

O teu equipamento científico? Será constituído por armadilhas de redes, binóculos, caixas para capturar e recolher o que descobrires juntamente com os teus amigos, percorrendo as montanhas e os planaltos em busca destes magníficos tesouros da natureza.

Já conheces este campo de férias? Tanto melhor, porque nós contamos com a tua presença para te acompanhar de modo a aprenderes novas técnicas de análise e estudo desses ambientes. E poderás propor novas experiências e desenvolver as tuas próprias expedições.

Quais serão as actividades científicas propostas ?

Graças a este campo de férias, saberás analisar uma amostra de água, capturar insectos de maneira a poderes identificá-los, saberás utilizar um microscópio e uns binóculos de observação para reconhecer as espécies. Mas sobretudo, continuarás a contribuir para os inventários florísticos e faunisticos da ONG (com fotos, utilizando livros de determinação de espécies) e virás deste modo a contribuir com as tuas experiências para possíveis soluções de regeneração ecológica dos cursos de água. E se estiveres interessado em estudar as aves? Será nas margens dos rios que as armadilhas fotográficas serão instaladas de modo a reconhecer quais são as aves que habitam esse ecossistema.
Mas o campo de férias ao longo das margens do rio é também para os mais novos construírem moinhos nos riachos, construírem cabanas e passear pelos prados floridos. Para as crianças mais velhas, é também o planear dos seus trajectos, verificar e preparar os seus equipamentos de campo, e o poder relatar as suas experiências através da redacção de artigos científicos relidos e publicados em linha.

O campo de férias «Ao longo das Margens do Rio» faz parte do Programa de Investigação PERCEPÇÃO que visa documentar as técnicas vencedoras na agricultura natural integrada e contínua. E é lá que os rios intervêm com a sua presença sã e os seus recursos, e deste modo poderás obter mais rápido 100% da agricultura natural com a biodiversidade!

A água é um elemento essencial à vida, mas o homem não gere bem este recurso de valor inestimável ... A água ... registada como uma prioridade na ONU, alvo de cobiça, de especulação, de utilização abusiva ... origem de guerras, ela não pode passar ao lado das preocupações ambientais da ONG Objectif Sciences International. Deste modo, é necessário que os cidadãos monitorizem cada vez mais este recurso (bem comum) de maneira a aprenderem a reconhecer os sinais de más práticas deste bem. Precisamos de compreender melhor porque é que chegamos a este estado, de maneira a encontrarmos soluções de modo a construirmos cada vez mais projectos sustentáveis à volta da água.

Obviamente, este recurso é também um formidável meio de vida e esta abordagem permitir-nos-á questionar, talvez, qual é o nosso lugar no meio da biosfera. Nesse âmbito, iremos monitorizar espécies-chave (identificados como aquelas mais importantes em função dos ecossistemas) através de indicadores, fazendo análises sistemáticas de modo a compreender o que está acontecendo.

Estamos à tua espera para aprenderes e discutires connosco este tema estratégico e prioritário para o nosso futuro na Terra.

Conceitos aprendidos no programa

Ecossistemas - Antropologia - Anfíbios - Biologia das Populações - Ciclo da Água - Índices Bióticos - Insetos - Fotossíntese - Fisiologia - Plantas Aquáticas - Peixes - Reconstituição - Rios - Biologia

O Material Utilizado

Aquário - Caixas de Petri - Herbário - Laboratório Móvel - Lupa - Lupa Binocular - Binóculos de Observação - Material de Laboratório - Microscópio - Medidor de PH - Instrumentos de Medição - Armadilha para Peixes

Testemunhos

Perguntas Frequentes


Fazer uma pergunta

A voir aussi



Nossos parceiros

Ver também