Camps RAHUI

Quer participar num projeto científico que visa resolver um grande desafio para o futuro do Planeta? Sonha com as pérolas negras do Taiti e em nadar com baleias? Ver descrição detalhada

Camps RAHUI

Quer participar num projeto científico que visa resolver um grande desafio para o futuro do Planeta? Sonha com as pérolas negras do Taiti e em nadar com baleias? Ver descrição detalhada

PARA ADULTOS TAMBÉM: viagens propostas para adultos, solteiros, casais ou grupos de amigos, são descritas nesta página Campos de Férias Solidários Tahiti.

Para uma descrição geral do projeto, e para os Campos de Férias CRIANÇAS e ADOLESCENTES, por favor, continue a ler esta página abaixo.

Ao participar na série de Campos de Férias RAHUI, terá a oportunidade de conviver com as tartarugas marinhas, milhares de peixes coloridos e recifes de corais polinésios que vão deixa-lo literalmente louco de felicidade ... E se acrescentarmos a possibilidade de se aproximar de forma segura das baleias e das suas crias! (Veja detalhes destes Campos de Férias)

« Rahui » (ra-hou-i) significa «pousio Marinho» em polinésio e este é um conceito forte, agora extinto, de gestão tradicional dos ecossistemas e recursos naturais pelos habitantes das ilhas da polinésia que utilizavam este método para atender todas as suas necessidades de forma sustentável (gestão sábia). É neste contexto geral que surgem os Campos de Férias RAHUI que visam a obtenção de um modelo concreto e cientificamente argumentado com uma Gestão Integrada dos Recifes de Coral, no contexto de uma produção racional de recursos naturais marinhos locais, incluindo várias questões de protecção, de salvaguarda, ou re-introdução (peixes, corais ...).

Muitos tópicos são abordados pelos Campos de Férias RAHUI, quer seja a reintrodução do peixe-voador na ilha, o estudo do ecossistema do “Paraha Peue” - Peixe-morcego-redondo (Platax Orbicularis), que é um peixe muito popular para os pescadores locais e hoteis / restaurantes, e sofre de sobrepesca em certos locais de ocorrência, tem sofrido com o branqueamento do coral, pelo que são necessárias medidas de proteção do coral, a “sementeira” de ameijoas, ou ações integradas contra algas invasivas através da estimulação de determinadas espécies de peixes como o “Ume” (Naso unicornis).

Mas estes domínios de Investigação não são apenas para representar tais questões Ambientais, sociais e económicas. Através dos Campos de Férias RAHUI irá fazer também uma descoberta infinitamente rica de todas as substâncias naturais existentes nas plantas marinhas e terrestres existentes na Polinésia e ficará ciente dos problemas na área da conservação. Será informado, por exemplo, de estudos etnobotânicos que são realizados pelos Centros de Investigação presentes na Polinésia Francesa sobre o uso que é feito pelas pessoas de uma determinada planta ou de certos animais marinhos, para a saúde.

Um projeto de longo prazo

No cruzamento de todos os principais campos de investigação, a associação Objectif Sciences International promove uma sucessão de Campos de Férias que responderão de cada vez a uma questão particular. Todas as respostas trarão gradualmente experiência metodológica de gestão racional e de proteção das lagoas para o desenvolvimento sustentável.

O objetivo é atingir um inventário anual cada vez mais preciso da lagoa da ilha de Huahine sobre o seu potencial de conservação da natureza e de exploração racional. Tendo sido realizados na ilha de Moorea, onde se situa um Posto de Observação do CNRS (França) e uma Estação Biológica Americana (Universidade de Berkeley), os Campos de Férias RAHUI agora serão realizados unicamente em Huahiné.

Esta ilha localiza-se próximo da ilha do Taiti, onde há também outras organizações científicas que podem responder a perguntas dos participantes (IRD, IFREMER ...). A melhor compreensão do ecossistema da lagoa de Huahiné, poderá por exemplo simular as possibilidades de repovoamento potencial de qualquer peixe ou crustáceo, depois de recolhida informação (comportamento, fisiologia, biologia molecular ...) relativas a espécies de animais e plantas.

Para cada uma dessas questões particularmente abordadas, os participantes terão a possibilidade de definir um inventário preliminar das relações interespecíficas das algas, de animais ou vegetais estudados em seu ecossistema específico. Com um relatório de estudo é possível publicar várias informações:
- Locais de presença do animal, planta ou algas estudadas
- Recursos animais, vegetais, minerais das espécies estudadas
- Predadores naturais, simbiozes, parasitas
- Cooperações interespecíficas
- Espécies de animais e vegetais competidoras por recursos, parasitas ...
- Condições e fatores abióticos

Todos estes elementos podem ser apresentados em vários formatos:

- Bibliografia
- Listas descritivas
- Sistema de Informação Geográfica da área de estudo ou áreas de estudo da lagoa (ótimo para mapas interactivos)
- Diagramas de interações ...

Todos estes relatórios são baseados em conhecimentos atuais que os cientistas têm das espécies e seu ambiente típico (espaço vital mínimo exigido, o alimento natural e adaptado à reprodução, idade e tamanho do estado de maturidade dos mangais de que os peixes dependem para a reprodução, tendências populacionais e as razões ...) e a cada vez o resultado de estudos realizados durante o Campo de Férias (estudo comportamental sobre os habitats preferidos, a fisiologia, a biologia, a determinação do isolamento genético , reparação de lugares que servem de berçário ...).

Estes relatórios acumulados são adicionados para formar a Base de Dados da Objectif Sciences International que estará disponível para todos sob a bandeira do seu programa RAHUI.

Cada relatório é co-assinado pelos participantes e podem, portanto, acrescenta-lo ao seu Currículo!

Nossos parceiros

Ver também