Campos PEKUAKAMI

Rios, ribeiras e lagos, uma série de campos ... aquáticos para partir ao encontro das baleias beluga, da grande baleia azul e dos segredos do Lago St-Jean! Ver descrição detalhada

Campos PEKUAKAMI

Rios, ribeiras e lagos, uma série de campos ... aquáticos para partir ao encontro das baleias beluga, da grande baleia azul e dos segredos do Lago St-Jean! Ver descrição detalhada

Para os pekuakamiulnuatshs, os primeiros habitantes do lago St-Jean, o « Lac Plat » revelou-se de uma particular importância porque ele era localizado no coração de uma imensa bacia hidrográfica. De fato, se fosse visto do céu, o lago aparecia no meio de uma verdadeira rede de cursos de àgua.

A terceira maior extensão de água no Quebec tem as suas reservas no gelo e nas terras geladas do Nunavik, que se escoam através dos leitos dos rios de grande caudal, como dos mares, Péribonka, Ashuapmushuan, Mistassini ... Os cursos de água representavam
por vezes o único meio de acesso a terrenos de caça, ou para realizar as trocas comerciais com outras nações. Os mais aventureiros terão sido capazes de percorrer milhares de quilômetros, até chegar ao Labrador.

Descendo em direção ao sul, o Lago diverge-se entre as falésias íngremes do Fjord Saguenay. Esta por sua vez desagua no estuário do São Lourenço num turbilhão de nutrientes que faz de Tadoussac a principal fonte de alimento das baleias.

Por esta razão não surpreende que a Objectif Sciences International tenha decidido seguir os passos dos seus ilustres antecessores instalando-se também nas proximidades do Pekuakami. A partir daqui, você terá acesso aos rios do Grand Norte, a um lago tão grande como um oceano e às únicas águas de São Lourenço.

Você conhece o Ouananiche? Esta é uma espécie de salmão muito rara e endémica do Lago St-Jean. Com este acampamento para jovens, nós propomos o explorar da foz dos rios Péribonka e Mistassini, verdadeiras portas de entrada do Lago St-Jean. Estas duas áreas extremamente ricas acolhem uma riquíssima biodiversidade de espécies aquáticas, plantas, aves, mamíferos, peixes. Nestas terras ancestrais, é em canoa que tu irás levar a cabo a tua pesquisa.

Ao aventurar-se ao longo do Fjord, você irá penetrar no coração dos vales íngremes de Saguenay, seguindo o rastro das belugas. É, assim, em águas mornas e calmas da baía Ste-Marguerite que elas chegam todos os anos com o intuito de se reproduzir, mas podemos encontra-las ainda mais a norte até ao Chicoutimi. Os Mapas, GPS e os binóculos não serão demais para seguir as baleias menores e mais atraentes.

Se for um pouco mais velho, então, os gigantes dos mares estão ao seu alcance. A partir da linha de costa ou na água, você terá que implementar seu próprio protocolo de monitorização, com o objetivo de continuar o programa de foto-identificação da Objectif Sciences International.

Finalmente, para os mais velhos, o campo Mishtamek, vocé poderá ter a oportunidade ouvir as baleias. O papel da sua equipa será o de conceber um meio para registar as famosos canções das baleias...

Então, pronto para mergulhar no Pekuakami?

O centro de Pointe-Racine é certificado pela ACQ: Associação de Campos do Quebec.

Nossos parceiros

Ver também